A Cultura do imediatismo se refere a uma tendência comportamental intrínseca na sociedade contemporânea. De modo que, todas as tarefas e problemas da rotina diária se tornam urgentes, logo, há pressa pra a realização das atividades e alienação durante o processo, já que, em meio ao bombardeio de informações, não resta tempo para pensar sobre o que está sendo feito. Nesse contexto, atribui-se ao desenvolvimento e ascensão da tecnologia a responsabilidade por tal problemática.
Inicialmente, deve-se abordar a questão do alto desenvolvimento tecnológico associado à globalização que, por definição, encurtou as distâncias, e facilitou diversos processos, tornando assim, tudo mais rápido e prático. Entretanto, essa massificação dos meio eletrônicos de comunicação e da internet habituou os indivíduos a viverem sob alta velocidade, de forma que, hoje, aguardar 15 minutos por algo ou alguém se torna uma espera eterna, o chamado “instante prolongado” – termo usado pelo professor Douglas Rushkoff, da Universidade de Manhattan que, assim como a cultura do imediatismo, realça o comportamento ansioso dos indivíduos.
Como dito, tal cultura age sobre os seres de maneira negativa, já que a sensação de urgência o torna impaciente e apático, pois há a percepção equivocada de tempo, em que tudo deve ser feito de imediato. Outro efeito nocivo desse comportamento é a alienação, visto que a pressa impede ou minimiza a capacidade do cidadão de refletir acerca dos próprios atos, formas de ser e pensar. Além de dificultar a aprendizagem – Isso fica evidente na abordagem de Zygmunt Bauman. Para o sociólogo, educação e imediatismo são como água e óleo, tendo em vista que, devido a urgência, os indivíduos apresentam dificuldade para estabelecer um pensamento linear.
Diante disso, fica perceptível os malefícios da cultura do imediatismo na sociedade contemporânea. Logo, faz-se mister cultivar a paciência e a determinação nas crianças, que em breve serão os adultos de sua geração, para que haja assim, mudança de comportamento. Soma-se a isso a necessidade da atuação do profissional de psicologia nas instituições de ensino, visando acompanhar o desenvolvimento das crianças e servir de suporte emocional. Feito isso, espera-se uma sociedade capaz de desenvolver relacionamentos saudáveis e reduzir os impactos do imediatismo na sociedade.
Marialusg
oi, bom dia
sua redação é bem planejada e a organização dos argumentos garante uma fluidez ao seu texto.
minhas únicas observações seriam os períodos muito longos (nesse caso, no segundo desenvolvimento e conclusão) e a utilização do travessão sem encerrar o raciocínio, deixando ele em aberto (visto que é recomendável seu uso “semelhante” ao entre vírgulas)
Com isso, acho que sua redação seria muito bem avaliada (960/1000)
LarissaPer04
oii não sou profissional mas tentarei corrigir sua redação por mais que parece que não precise porque ao ler eu achei incrivel sua redação está muito boa mesmo! parabéns!
NOTA:980 /1000
Por mais que eu daria essa nota talvez há algo que o corretor possa observar melhor, por exemplo atente sempre na utilização dos 5 agentes necessários ao término de sua redação sendo colocados e evidenciados na sua conclusão.