Iniciante

Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea.

  • 0

No filme “Click”, é retratado um arquiteto que está cansado de trabalhar, ele usa um controle para eliminar os momentos ruins de sua vida para viver apenas os bons. Assim como na ficção, jovens na sociedade contemporânea procuram passar por tudo rapidamente e de maneira irracional. Isso se deve à facilidade ao acesso imediato a uma informação ou produto, que resulta em uma ação tomada por impulso.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o acesso rápido a uma ideia ou mercadoria é um problema. Segundo uma pesquisa feita pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, 79% dos brasileiros são informados pela plataforma WhatsApp. Contudo, tal acessibilidade pode ser perigosa, tendo em vista que o espalhamento de informações falsas(fake news) por meio de tal ferramenta é comum, e normalmente o consumidor não pesquisa sobre esse conhecimento para verificar se é verdade ou não. Logo, percebe-se que a falta de pesquisa por parte do consumidor resulta em uma opinião formada de imediato.

Consequentemente, a ação do indivíduo é tomada impulsivamente, já que ele “acredita” no que foi visto. Segundo o filósofo Confúcio “Se queres prever o futuro, estuda o passado”. A partir daí, observa-se que a ideia do filósofo é contrária ao imediatismo atual, já que para entender o futuro, o indivíduo deve entender o passado e agir racionalmente no presente para um bom destino. Então, infere-se que a sociedade ainda não tem esse pensamento, logo, providências devem ser tomadas.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom), deve alertar a população acerca da disseminação de informações falsas e produtos perigosos, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem orientar que nem sempre o que é divulgado nas redes sociais é verdade, por isso, deve-se pesquisar acerca do assunto para comprová-lo. A fim de erradicar o imediatismo na sociedade contemporânea.

De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá sua redação está muito boa, no meu ponto de vista. Da pra ver que está bem organizada, e que vc utiliza técnicas para sua construção. Só senti falta de mais argumentos no D2.

    Competência 1 (domínio da norma culta) = 200
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 200
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 200
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
    Nota final = 980

    • 1
  2. No filme “Click”, é retratado um arquiteto que está cansado de trabalhar, ele usa um controle para eliminar os momentos ruins de sua vida para viver apenas os bons. Assim como na ficção, jovens na sociedade contemporânea procuram passar por tudo rapidamente e de maneira irracional. Isso se deve à facilidade ao acesso imediato a uma informação ou produto, que resulta em uma ação tomada por impulso.(1)

    1 – tese por causa e consequência
    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o acesso(2) rápido a uma ideia ou mercadoria é um problema. Segundo uma pesquisa feita pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, 79% dos brasileiros são informados pela plataforma WhatsApp. Contudo, tal acessibilidade pode ser perigosa, tendo em vista que o espalhamento de informações falsas(fake news) por meio de tal ferramenta é comum, e normalmente o consumidor não pesquisa sobre esse conhecimento para verificar se é verdade ou não(3). Logo, percebe-se que a falta de pesquisa por parte do consumidor resulta em uma opinião formada de imediato.
    2 – repetição: acesso, uma/um,
    Boa argumentação/uso de repertório.
    Consequentemente, a ação do indivíduo é tomada impulsivamente(6), já que(7) ele “acredita” no que foi visto. Segundo o filósofo Confúcio “Se queres prever o futuro, estuda o passado”. A partir daí, observa-se que a ideia do filósofo(8) é contrária ao imediatismo atual, já que para entender o futuro, o indivíduo deve entender o passado e agir racionalmente no presente para um bom destino(3). Então, infere-se que a sociedade ainda não tem esse pensamento, logo, providências devem ser tomadas.
    3 – Argumentar mais: por que a sociedade ainda não tem esse pensamento de Confúcio?
    6 – impulsivamente/consequentemente/racionalmente; evitar essas repetições fonéticas.
    7 – uma vez que, para evitar marca de oralidade.
    8 – repetição: filósofo, indivíduo
    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom)(agente), deve alertar a(4) população(ação) acerca da disseminação de informações falsas e produtos perigosos, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa(meio), as quais devem orientar que nem sempre o que é divulgado nas redes sociais é verdade, por isso, deve-se pesquisar acerca do assunto para comprová-lo(detalhamento). (5) A fim de erradicar o imediatismo na sociedade contemporânea.(finalidade)
    4 – à
    5 – ponto final no lugar errado, deveria ser vírgula(erro de estrutura sintática).

    Você argumenta bem e sabe usar o repertório, mas poderia ter desenvolvido mais a argumentação do terceiro parágrafo e tentado evitar repetições de palavras e marcas de oralidade. No mais, parabéns.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

    • 1
  3. Tem poucos erros de crases, gramaticais, quase perfeito: 160 pontos na 1° competência.

    Esqueceu de voltar ao tema que apresentou na introdução, deveria ter citado por exemplo, a OMS e governo federal na conclusão, com responsabilidade de divulgar campanhas escolares: 160 pontos na 2°competência.

    3° competência:200 pontos.
    Apresenta várias diversidades de fatos, texto consistente e organizado.

    Ótima articulação do texto, totalmente coesivo e diversificados. 200 pontos na 4° competência.

    Totalmente favorável aos direitos humanos:
    200 pontos na 5° competência.

    Total: 920 pontos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.