Aprendiz

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO IMEDIATISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

  • 0

Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, os fatos socias podem ser normais ou patológicos, visto que um sistema patológico, ou seja, em crise, não favorece o progresso coletivo. Seguindo esta linha de raciocínio, é visível que o imediatismo na sociedade contemporânea faz com que o ambiente se corrompa, além de que uma sociedade apressada e ansiosa não colabora com o sucesso. Com isso, emerge um sério problema, em virtude dos empecilhos trazidos pela globalização, além da fragilidade emocional dos jovens.

Sob esse viés, é de suma importância apontar que a globalização trouxe consigo a sensação de urgência. Apenas 29% da população não usa o whatsapp, diz uma pesquisa exigida por políticos brasileiros , tais aplicativos são extremamentes rápidos no mundo virtual, porém quando se volta pra o universo físico tudo desacelera e o usuário se frustra. Assim, no que diz à respeito ao imediatismo na sociedade, podes-se colocar como uma das causas o excesso de velocidade nas trocas de informações que os meios virtuais e televisivos oferecem, trazendo também os efeitos negativos da globalização.

Além disso, a fragilidade emocional dos jovens brasileiros também se resume pela a angústia de pensar que sempre está atrasado na sua busca pela perfeição. Na múisica Trem Bala, da cantora e compositora Ana Vilela, é narrado a importância de valorizar o agora, sem se apegar a problemas supérfulos. Porém, na atual sociedade se vê uma grande parcela da população, na maioria jovens, indo atrás da vida ideal que a mídia vende, a busca por algo incansável que carrega presa, angústia e tristeza.

Portanto, é imprescíndível atuar sobre esse problema. Para isso, o Ministério da Educação deve elaborar palestras em escolas públicas que ensinaria como lidar com o mundo globalizado, por meio de verbas governamentares, a fim de previnir doenças mentais na população. Tal ação pode, ainda contar, com exercícios feitos em grupos para o aumento da paciência dos estudantes. Paralelamente, dessa forma, será possivel tornar os preceitos de Émile Durkheim em prática e afirmar que o ambiente deixou de ser patólogico para que assim pudesse progredir.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii Larissa!! Gostei bastante do seu texto, ficou muito bem escrito. Seus argumentos e repertórios foram bem escolhidos e a retomada do Durkheim ao fim do texto fez com que as ideias ficassem bem relacionadas, e não jogadas ao ar. A estrutura dos seus parágrafos também é muito boa, suas ideias ficaram bem organizadas. No texto, você deixou claro que o problema é do Brasil no 2º parágrafo e de maneira superficial no 4º (quando cita o MEC como agente), mas recomendo que, se seu objetivo realmente for falar sobre o Brasil (na própria prova eles deixam isso claro na proposta, mas na maioria das vezes o tema se restringe a nível nacional), você deixe isso explícito ao menos uma vez em cada parágrafo (ao inserir palavras como “brasileiro/a” ou o próprio nome do país). O único ponto que percebi que precisa de melhorias é a questão gramatical. Vou deixar aqui alguns erros que percebi para que vc possa melhorar, ok??

    *Diz uma pesquisa = é um termo informal quando se trata de um dado, então use verbos como “aponta”, “mostra”; se possível, indique a fonte da pesquisa, pois o ”uma” pode ficar muito genérico
    *Sugiro iniciar um novo período em “tais aplicativos” para que as ideias fiquem melhor organizadas
    * No que diz à respeito = o correto seria “no que diz respeito”, sem o à
    *Podes-se = pode-se
    *É narrado a importância = é narrada (para concordar com “importância”)
    *Indo atrás da vida ideal = passa uma ideia de informalidade, substitua por “buscando”, por exemplo
    *É imprescindível atuar sobre esse problema = como você não usa a palavra ”imediatismo” no restante do parágrafo, sugiro que coloque aqui (“sobre o problema do imediatismo na sociedade brasileira”)
    *Pode, ainda contar, com exercícios… = Pode, ainda, contar com exercícios…
    * Tornar os preceitos de Émile Durkheim em prática = “Tornar os preceitos … reais”/ “Colocar os preceitos … em prática”/ “Transformar os preceitos … em realidade”
    *Será possível … e afirmar que o ambiente deixou de ser patólogico para que assim pudesse progredir = possa progredir

    Competência 1: 120
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Total: 920
    Parabéns pelo texto, realmente bem estruturado, mas sugiro que se atente, em especial, à gramática.
    Espero ter ajudado :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.