O termo “imediatismo” tem como significado esperar que eventos ou informações, como notícias, ocorram de forma imediata, o que pode gerar efeitos negativos a uma sociedade que vive dessa maneira. Sendo assim, uma das principais causas desse problema é o acesso intenso da tecnologia na rotina dessa população, esta sendo responsável pelo o acesso instantâneo de informações, sendo a maior consequência os efeitos negativos causado pelo o imediatismo.
A princípio, o excesso de notícias e informações demonstram ser um intensificador do problema. Visto que o mundo moderno encontra-se num estado de “globalização”, em que todas as pessoas estão simultaneamente conectadas a tudo e todos, recebendo milhares de informações instantaneamente, ocasionando em um termo conhecido como “infoxicação”, em que o indivíduo sofre uma reação psicológica adversa em decorrência do excesso de dados recebido, podendo desenvolver estresse e ansiedade. Portanto, o imediatismo se torna frequente em uma sociedade que esses aspectos se demonstram frequentes.
Outrossim, os efeitos causados pelo o imediatismo são nocivos para a sociedade no geral. Tal como no compartilhamento de notícias falsas, conhecidas como “fake news”, em que uma pessoa distribui um dado incorreto às outras, sendo a principal forma de imediatismo moderno. Esse problema é gerado pela intensa vontade dos indivíduos de adquirir informações a todo instante, sem averiguar a veracidade ou referência daquilo. Com isso, torna-se propício à ocorrência dos efeitos das “fake news”, intensificando as notícias políticas persuasivas, o negacionismo científico, o preconceito e claro, o imediatismo.
Desse modo, torna-se evidente que medidas estratégicas são necessárias para reverter esse problema. Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde, em parceria com redes de comunicações, promova palestras acerca dos efeitos e das consequências do imediatismo na sociedade contemporânea, esclarecendo as causas e os efeitos desse problema para a população.. Por conseguinte, essas palestras devem procurar atingir todos os públicos, sendo realizadas de forma presencial e à distância. Assim, será possível construir e promover uma sociedade menos imediatista.
Tonho09
Antes da avaliação mais específica queria te dar um toque sobre 2 pontos, o primeiro cuidado para sua redação dissertativa-argumentativa não se torne explicativa ou informativa, isso é igual a zero, e segundo não se pode dar a solução do problema apenas no último parágrafo de desfecho o argumento tem que aparecer também no desenvolvimento porque se é assim eu leria só o final e já era.
Agora avaliando segundo os critérios dado por eles ficaria assim:
Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa. (200, impecável, não iriam tirar nota pelo texto ser formal demais, porém em alguns casos não era preciso palavras tão complexas, voce pode ficar parecendo um robô ;) )
Compreensão e adequação ao tema.(100, a culpa não é totalmente sua o tema escolhido (causas e consequencias) parece título de manchete do Brasil Escola, por esse motivo acredito ter ficado difícil fazer um texto dissertativo-argumentativo, então o segundo e terceiro parágrafo ficou parecendo um texto informativo, e no terceiro acabou fugindo do tema, em que se o corretor não tivesse de bom humor teria te dado um zero. Com isso o texto basicamente até o quarto parágrafo é apenas explicação, apenas me apresentando a tese sem a argumentação do porque achar isso.)
Capacidade de argumentação e de defesa do ponto de vista.(100, achei bem fraco a sua solução, para um problema que tem bastante vertentes para ser exploradas, como dito nos outros tópicos a parte que realmente tem um argumento mais concreto, no último parágrafo, ficou vago e sem um porque o Ministério se envolveria nisso, senti que voce provavelmente so queria terminar logo sem defender o seu ponto do porque isso seria a solução, além de não fazer sentido eles se envolverem nisso já que é algo mais relacionado com o social do que um problema de saúde.)
Conhecimento dos mecanismos linguísticos.(200, sem erros, ótimo texto nesse quesito.)
Propostas para solucionar o problema, respeitando os direitos humanos.(100, mesmo motivo da defesa de ponto de vista.)
Nota Final: 700
Apenas cuidado para não fugir do tema e rechear o texto de coisas sem ligação direta com o tema, como o 2 e 3 parágrafo que poderiam tranquilamente ser apagados, e começando o desenvolvimento com o 4 e continuando a partir do mesmo, mas entendo que a proposta do tema acabou ficando difícil de criar argumentos em cima do mesmo.
Volder
Competência 1: 100
Erros de concordância ao longo do texto, erros de vírgula e alta repetição de palavras.
Competência 2: 160
Argumentação insuficiente.
Competência 3: 60
Ausência de citações, contextos ou dados concretos, além do forte apelo ao senso comum.
Competência 4: 160
Uso excessivo do gerúndio depois das vírgulas.
Competência 5: 150
Faltou o modo como a proposta vai ser implementada e um detalhamento mais evidente.
Total: 630