Iniciante

Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea

  • 0

         Modernidade líquida, a priori utilizada pelo sociólogo Zygmunt Bauman, descreve, atualmente, as relações sociais como algo volátil e sem profundidade, “sustentada” pelo imediatismo. No atual mundo contemporâneo, onde há predomínio das redes sociais e outros veiculos de mídia, observa-se a diluição das relações interpessoais, o aumento da ansiedade e depressão, que são problemas a serem combatidos.

     Atualmente, o uso de smartphones e computadores se tornou algo banal na vida das pessoas, seja para trabalho ou entretenimento , no entanto o uso exacerbado de mídias sociais, ou outros aplicativos, pode gerar estresse, dependência e ansiedade. Um artigo publicado pelo departamento de psicologia da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, demonstrou um aumento de 9,1% no uso de mídias sociais e internet entre estudantes de 12 a 21 anos ao passo que a utilização em demasia de celulares e sintomas como ansiedade e depressão tiveram um aumento de 8,7%. Frente a isso, percebe-se que o uso excessivo de internet junto a falta de controle sobre o uso de redes sociais, senão controlado, torna-se nocivo à saúde.

Ademais, devido a pandemia do COVID-19, as pessoas tiveram que aprender a lidar com o distanciamento social e, consequentemente, desenvolver meios para manter contato com outras pessoas. Durante a pandemia, houve um acréscimo de 30% de pessoas conectadas à internet mundialmente. Devido essas complicações os cidadão passaram a utilizar mais aplicativos de mensagens como o “Facebook” e o “WhatsApp”. O artigo já citado também relata que este aumento de exposição à internet, principalmente em pessoas mais jovens, gerou desgaste emocional, dependência de aplicativos e veiculos de mídia além de um acréscimo na recompensa a curto prazo, logo, dificultando à tomada de decisão e controle emocional.

Frente a tais fatos, decerto, o uso excessivo de internet é um problema a ser combatido, dessarte, deve ser criado um projeto que incentive redução do uso de internet como o “+Criatividade”  que incentivaria os jovens a escreverem histórias com a finalidade de trabalhar o cérebro a ser mais criativo e menos dependente do meio eletrônico, por meio do ministério da educação e das escolas, poderá ajudar a desenvolver a criatividade e a escrita, assim reduzindo a ansiedade e o estresse causado pelos aparelhos eletrônicos

Compartilhar

1 Correção

  1. algumas opiniões, reflexões e sugestões de melhoria:

    No 1° parágrafo, pelo seu estilo de escrita a palavra sustentada não precisa de aspas. A expressão “no atual mundo contemporâneo” soa redundante, pois entende-se que o mundo contemporâneo é o atual.
    Ao final do 2° parágrafo, a expressão “senão controlado” é desnecessária.
    Há também algumas correções gramaticais a se fazer, como por exemplo a expressão “os cidadão” do terceiro parágrafo.
    A proposta de intervenção, a primeira vista, me parece um pouco contraditória. Não conheço o projeto +Criatividade, mas pelo quê a conclusão descreve em algum momento vão haver jovens tentados a rascunhar histórias em algum computador ou celular, o que vai de encontro ao objetivo da proposta de intervenção.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.