Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea

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O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, ao desenvolver o conceito de “Modernidade Líquida”, discorre que a vida contemporânea é marcada pela efemeridade, seja no âmbito político, social ou cultural. A tese de Bauman relaciona-se com a cultura do imediatismo no mundo hodierno, cujas causas e consequências são válidas para análise.

Em primeiro plano, uma das principais causas do exposto é popularização das tecnologias de comunicação e das mídias digitais. O advento da Internet, ocorrido durante o período de Guerra Fria, é um marco histórico que tem clara influência nos dias atuais. É possível perceber que a facilidade de obtenção e compartilhamento de informações suscita a aceleração da vida moderna, de forma que os indivíduos passem a buscar meios cada vez mais práticos e rápidos para resolver problemas e realizar tarefas. Tal dinamicidade é, portanto, característica própria do imediatismo.

Ademais, é necessário discorrer sobre uma das consequências desse revés. A obsessão por resultados imediatos faz com que a sociedade desconsidere os possíveis efeitos posteriores aos seus atos. Tal fato está relacionado, por exemplo, com a compulsiva exploração dos bens naturais, que, de acordo com o filósofo Sêneca, são insuficientes para suprir tamanha ganância humana. Dessa forma, as consequências dos imediatismo refletem tanto no presente quanto no futuro, afetando a qualidade de vida de ambas as gerações.

Destarte, infere-se que medidas são necessárias para resolver a situação. O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover campanhas que incentivem a população a utilizarem as tecnologias disponíveis de maneira positiva. Tais campanhas podem ser realizadas tanto em ambientes escolares como nas próprias mídias sociais, através da promoção de palestras e publicação de conteúdos interativos. Além disso, para melhores resultados, o material deve instruir os indivíduos de como agir perante a cultura do imediatismo, principalmente no que diz respeito à degradação ambiental sem considerar as necessidades das gerações futuras. Dessa forma, a Modernidade Líquida vivenciada no mundo contemporâneo será menos danosa ao complexo social e aos seus sujeitos.

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2 Correções

  1. Oii,
    Introdução:
    Pontos positivos – utilizou bem o repertório já dando introdução ao tema;
    Pontos a melhorar – a tese poderia ser mais desenvolvida exemplificando causas e consequências, para o leitor ir com uma ideia mais clara.

    Desenvolvimento:
    Pontos positivos – desenvolveu bem as causas e consequências, bom uso do repertório ficou bem natural no parágrafo;
    Pontos a melhorar – abordaria um pouco mais a opinião a respeito das causas, ou algo que fechasse um pouco mais o pensamento.

    Conclusão:
    Pontos positivos – resolveu bem a problemática e apresentou os 5 elementos;
    Pontos a melhorar – colocaria um conectivo antes de começar a proposta de intervenção e achei que ficou desproporcional por causa de estar muito comprida, mas se com a sua letra coube nas 30 linhas não tem problema algum.

    C1: Domínio da norma culta – 160
    Apenas 3 desvios: grafia errada na intro – “moderno”, conjugação no 3º e 4º parágrafo – “do imediatismo” e “a utilizar”, por ter que conjugar com população que está no singular (internet pode colocar com letra minúscula).

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
    Uso de conhecimentos prévios pertinentes ao tema e utilizados de forma bem elaborada.

    C3: Qualidade da argumentação – 160
    A argumentação no 2º parágrafo não ficou tão bem desenvolvida, pois acabou ficando um pouco expositiva demais e ficou sem a presença da opinião.

    C4: Coesão textual – 200

    C5: Qualidade da proposta de solução – 200

    Teu texto ficou muito bom (920) e espero ter ajudado!!

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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