Iniciante

Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea

  • 0

­”Por quanto há uma hora certa e uma forma correta de agir para cada situação”, escreve Salomão, e seu livro Eclesiastes; aconselhando não apressar nenhuma coisa, pois ao não respeitar a hora adequada não agirá corretamente. No entanto, não é o observado quando nota o imediatismo na sociedade contemporânea, tendo como causa o ‘viés presente’, gerando um dos maiores males da atualidade brasileira: as Fake News (notícias falsas).
A priori, deve-se entender o significado do termo ‘viés presente’, que se refere a tendência do cérebro, por meio da evolução, favorecer recompensas em curto prazo, que por sua vez impulsiona ao imediatismo das reações, favorecendo a disseminação de notícias falsas, pois a apuração da informação vai contra o instinto humano de recompensa. Prova disso, é a pesquisa requisitada pala Câmera dos Deputados e do Senado Federal, de 2019, em que aponta: 79% dos brasileiros como usuário do WhatsApp para principal fonte de informação, de forma em que, ao receber uma notícia pela rede social o indivíduo “se sente” informado, não indo verificar em outro meio confiável de informação.
Dessa forma, é evidente a urgência da busca de um meio para contornar esse problema, um deles pode ser: a implementação de artes maciais e jogos de paciência nas instituições escolares, dês de o fundamental, solicitado pelo Ministério da Educação. Com propósito de minimizar, ao longo da vida do indivíduo, o ‘viés presente’, desenvolvendo a disciplina exigida, pelo: esperar a hora certa e a forma correta de agir em cada situação, assim como aconselha Salomão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Por quanto há uma hora certa e uma forma correta de agir para cada situação”, escreve Salomão, e seu (1) livro Eclesiastes; aconselhando não apressar nenhuma coisa, pois (2) ao não respeitar a hora adequada não agirá corretamente. No entanto, não é observado quando nota o imediatismo na sociedade contemporânea, tendo como causa o ‘viés presente’, gerando um dos maiores males da atualidade brasileira: as Fake News (notícias falsas).
    1- em seu
    2- essa conjunção deve ser separada por vírgulas

    A priori, deve-se entender o significado do termo ‘viés presente’, que se refere a tendência do cérebro, por meio da evolução, favorecer recompensas em curto prazo, que por sua vez impulsiona ao imediatismo das reações, favorecendo a disseminação de notícias falsas, pois(2) a apuração da informação vai contra o instinto humano de recompensa. Prova disso, é a pesquisa requisitada pela Câmera dos Deputados e do Senado Federal, de 2019, em que aponta: 79% dos brasileiros como usuário do WhatsApp para principal fonte de informação, de forma em que, ao receber uma notícia pela rede social o indivíduo “se sente” informado, não indo verificar em outro meio confiável de informação.
    2- vírgula

    Dessa forma, é evidente a urgência da busca de um meio para contornar esse problema, um deles pode ser: a implementação de artes maciais (3) e jogos de paciência nas instituições escolares, dês de (4) o fundamental, solicitado pelo Ministério da Educação. Com propósito de minimizar, ao longo da vida do indivíduo, o ‘viés presente’, desenvolvendo a disciplina exigida, pelo: esperar a hora certa e a forma correta de agir em cada situação, assim como aconselha Salomão
    3- marciais
    4- desde

    • 1
  2. Por quanto(1) há uma hora certa e uma forma correta de agir para cada situação”, escreve Salomão, e seu livro Eclesiastes; aconselhando não apressar nenhuma coisa, pois ao não respeitar a hora adequada(2) não agirá corretamente. No entanto, não é o observado quando (3)nota o imediatismo na sociedade contemporânea, tendo como causa o ‘viés presente’, gerando um dos maiores males da atualidade brasileira: as Fake News (notícias falsas).
    1 – porquanto
    2 – vírgula
    3 – se nota

    A priori, deve-se entender o significado do termo ‘viés presente’, que se refere a tendência do cérebro, por meio da evolução, favorecer recompensas em curto prazo, que por sua vez impulsiona ao imediatismo das reações, favorecendo a disseminação de notícias falsas, pois a apuração da informação vai contra o instinto humano de recompensa(4). Prova disso, é a pesquisa requisitada pala Câmera dos Deputados e do Senado Federal, de 2019, em que aponta: 79% dos brasileiros como usuário(5) do WhatsApp para principal fonte de informação, de forma em que, ao receber uma notícia pela rede social(6) o indivíduo “se sente” informado, não indo verificar em outro meio confiável de informação.
    4 – tópico frasal muito grande
    5 – usuários
    6 – vírgula

    Análise da argumentação:. O tema é sobre o imediatismo, e você associou às fake News, então por que o imediatismo favorece as fake News? Você trouxe uma pesquisa que mostra que muitas pessoas utilizam o WhatsApp, ok, mas por que isso facilita a disseminação de notícias falsas? Quais as causas disso? E as consequências?

    Dessa forma, é evidente a urgência da busca de um meio para contornar esse problema, um deles pode ser: a implementação de artes maciais e jogos de paciência nas instituições escolares(meio), dês de(7) o fundamental, solicitado pelo (agente)Ministério da Educação. Com propósito de minimizar, ao longo da vida do indivíduo, (finalidade)o ‘viés presente’, desenvolvendo a disciplina exigida, pelo: esperar a hora certa e a forma correta de agir em cada situação(detalhamento), assim como aconselha Salomão.

    Observação: se for fazer o ENEM, faz 4 parágrafos ao todo.

    7 – desde

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.