CAUSAS E CONSEQUENCIAS DO IMEDIATISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA

  • 0

Atualmente a cultura da urgência ou imediatismo, é uma problemática presente na sociedade contemporânea. Problemática essa que possui diversas causas, como por exemplo, uma necessidade humana de competição, de sempre ser melhor que os outros o mais rápido possível, e esse imediatismo traz diversas consequências nos dias atuais e futuramente.

Em principio faz-se necessário  ter em vista que a era tecnológica e umas das principais influencias para a cultura imediatista, uma vez que cada vez  mais pessoas expõem uma “vida perfeita´´ nas suas redes sociais proporcionando assim uma necessidade de competição, haja vista que as pessoas sentem a necessidade de se sentirem “melhores´´ que as outras o mais rápido possível, favorecendo o imediatismo. Sob essa ótica é valido ressaltar também que o imediatismo possibilita a propagação de noticias falsas com amis facilidade, uma vez que a noticia divulgada, a sociedade imediata compartilha sem ao menos checar os fatos, além disso  segundo uma pesquisa de 2019, 79% dos brasileiros usam redes sociais e aplicativos de mensagem como principal fonte de informações.

Ademais necessita-se ter em vista a percepção do filosofo Zigmunt  Bauman “ As redes sociais são muito uteis, oferecem serviços prazerosos, mas são uma armadilha´´. Pensamento esse que se adapta perfeitamente na problemática do imediatismo, haja vista que devido essa necessidade  de ter tudo em mãos, causada pelas redes sociais, traz diversas consequências como : ansiedade,  depressão  e hiperatividade devido essa cobrança pela perfeição imediata. Por outro lado se usadas com cautela, como por exemplo na Noruega, onde os influenciadores digitais, são obrigados por lei, postarem toda a edição usada em suas fotos, diminuindo assim essa cobrança  por essa vida perfeita imediata.

Devido aos fatos mencionados, sobre as causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea, medidas precisam ser tomadas. Cabe ao governo federal em parceria com a Mídia, por meios legais, criar uma lei fiscalize perfis sociais que expõem uma vida “perfeita´´  e irreal, também monitorar   sites que propagem noticias falsas. E em parceria o Ministério da Saúde criar campanhas que ajudem pessoas que sofrem desses transtornos causados pela cultura da urgência , fazendo isso as causas e consequências  do imediatismo na sociedade contemporânea  desapareceram

Compartilhar

3 Correções

  1. Atualmente [1] a cultura da urgência ou imediatismo, é uma problemática presente na sociedade contemporânea [2]. Problemática essa que possui diversas causas, como [3] por exemplo, uma necessidade humana de competição, de sempre ser melhor que os outros o mais rápido possível, e esse imediatismo traz diversas consequências nos dias atuais e futuramente [4].

    [1] Falta vírgula;
    [2] você já disse que é “atualmente”, então fica um pouco redundante falar que é na “sociedade CONTEMPORÂNEA”;
    [3] falta vírgula (obs.: cuidado com a expressão “como, por exemplo”, já vi estudiosos considerando tal expressão como um pleonasmo vicioso);
    [4] ficou um pouco sem coesão a parte ” traz diversas consequências nos dias atuais e futuramente”. Poderia dizer “traz diversas consequências tanto para o presente como para o futuro” ou “traz diversas consequências a curto e longo prazo”;
    *Achei uma boa introdução, senti falta de repertório sociocultural. Além disso, você exemplificou mais sua tese no que diz respeito às causas do problema, mas não fez isso com as consequências, senti que ficou faltando isso também.

    Em principio [1] faz-se necessário ter em vista que a era tecnológica e [2] umas das principais influencias [3] para a cultura imediatista, uma vez que cada vez mais pessoas expõem uma “vida perfeita´´ nas suas redes sociais [4] proporcionando assim [5] uma necessidade de competição, haja vista que as pessoas sentem a necessidade [6] de se sentirem “melhores´´ que as outras o mais rápido possível, favorecendo o imediatismo. Sob essa ótica [7] é valido ressaltar também que o imediatismo possibilita a propagação de noticias [8] falsas com amis [9] facilidade, uma vez que a noticia [10] divulgada, a sociedade imediata compartilha sem ao menos checar os fatos, além disso [11] segundo uma pesquisa de 2019, 79% dos brasileiros usam redes sociais e aplicativos de mensagem como principal fonte de informações.

    [1] falta vírgula; princípio*
    [2] é*
    [3] influências
    [4] falta vírgula
    [5] “assim” deve estar entre vírgulas
    [6] tente usar sinônimos
    [7] falta vírgula
    [8] notícias*
    [9] mais*
    [10] notícia*
    [11] falta vírgula
    *Sua argumentação foi boa, mas parece que você quer colocar muitas informações. Tente fazer períodos mais curtos, porém coesos. Não precisa ficar repetindo informações já ditas. A partir do “sob essa ótica” sinto que você se perdeu um pouco na argumentação, uma vez que nesse parágrafo era pra você falar sobre uma CAUSA do imediatismo (assim como prevê sua tese), e você já inseriu uma consequência.

    Ademais [1] necessita-se ter em vista a percepção do filosofo [2] Zigmunt [3] Bauman [4] “ As redes sociais são muito uteis [5], oferecem serviços prazerosos, mas são uma armadilha´´. Pensamento esse que se adapta perfeitamente na [6] problemática do imediatismo, haja vista que devido [7] essa necessidade de ter tudo em mãos, causada pelas redes sociais, traz diversas consequências como : ansiedade, depressão e hiperatividade [8] devido essa cobrança pela perfeição imediata. Por outro lado [9] se usadas com cautela, como por exemplo na Noruega, onde os influenciadores digitais, [10 ]são obrigados por lei, [11] postarem toda a edição usada em suas fotos, diminuindo assim essa cobrança por essa vida perfeita imediata.

    [1] falta vírgula;
    [2] filósofo*
    [3] Zygmunt*
    [4] falta dois pontos
    [5] úteis
    [6] trocar “na” por “à”
    [7] esse “devido” deixou o trecho sem coesão;
    [8] e [9] falta vírgula
    [10] e [11] não precisa de vírgula
    [11] a postarem*
    *Bom, novamente, suas ideias são muito boas! Mas cuidado com o excesso de informação, porque além de ser mais difícil de deixar tudo coeso e coerente, é possível que não caiba tudo na sua folha de redação. Tente fazer um projeto de texto mais simples e segui-lo à risca! :)

    Devido aos fatos mencionados, sobre as causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea, medidas precisam ser tomadas. Cabe ao governo federal [1] em parceria com a Mídia, por meios legais, criar uma lei [2] fiscalize perfis sociais que expõem uma vida “perfeita´´ e irreal, também monitorar sites que propagem noticias [3] falsas. E em parceria o Ministério da Saúde [4] criar campanhas que ajudem pessoas que sofrem desses transtornos causados pela cultura da urgência , fazendo isso [5] as causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea desapareceram [6]

    [1] falta vírgula; “Governo Federal” é com letra maiúscula;
    [2] lei QUE fiscalize
    [3] notícias*
    [4] “em parceria COM o Ministério da Saúde” deve estar entre vírgulas
    [5] falta vírgula
    [6] desaparecerão*; falta ponto final
    *A proposta de intervenção está muito boa, mas seria melhor detalhar um pouco mais. Preste atenção que, ao colocar muitas coisas na argumentação, você tem que resolver muitas coisas na proposta e fica difícil de detalhar. No mais, está muito bom, continue escrevendo e sei que irá se sair muito bem!! :)

    C1- 40
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 80
    C5- 120
    Nota: 520

    PS.: fazer a correção bem detalhada assim é um pouco trabalhoso, se puder avaliar como melhor correção eu agradeço :)

    • 2
  2. Oi, tudo bem? (corrigir sua redação com base no meu conhecimento)

    c1: Algumas inadequações de período: em alguns locais, era necessário colocar uma vírgula em vez de um ponto final, além de erros ortográficos. Recomendo revisar.

    c2: Você apresentou repertórios e acredito que entendeu o tema. Mas acredito que possa melhorar nisso, ainda está um pouco confuso.

    c3: Você poderia ter explorado um pouco mais sua argumentação, ficou confusa em alguns pontos. É importante também na hora de argumentar, apresentar fatos que realmente sejam concretos e que apresentem fundamento.

    c4: Lembre-se sempre de usar um conectivo entre cada período (frase) de seu texto para uma melhor progressão textual.

    c5: Não entendi muito bem o modo de como a ação deve ser realizada. Ficou um pouco confuso.

    Você entende bem o tema, e tem bons argumentos. Mas precisar estudar sobre as competências que são necessárias, para no momento da prova não perder pontos.

    Muito bem! Você está indo bem.

    • 2
  3. Vamos lá!

    Atualmente(Vírgula) a cultura da urgência ou imediatismo, é uma problemática presente na sociedade contemporânea. Problemática essa que possui diversas causas, como(Vírgula) por exemplo, uma necessidade humana de competição, de sempre ser melhor que os outros o mais rápido possível, e esse imediatismo traz diversas consequências nos dias atuais e futuramente.

    Em principio(Princípio)(Vírgula) faz-se necessário ter em vista que a era tecnológica e(é) umas das principais influencias(Influências) para a cultura imediatista, uma vez que(Visto que) cada vez mais pessoas expõem uma “vida perfeita´´ nas suas redes sociais (Vírgula)proporcionando assim uma necessidade de competição, haja vista que as pessoas sentem a necessidade de se sentirem “melhores´´(Melhores) que as outras o mais rápido possível, favorecendo o imediatismo. Sob essa ótica(Vírgula) é valido ressaltar também que o imediatismo possibilita a propagação de noticias falsas com amis (?) facilidade, uma vez que a noticia divulgada,(Retirar)a sociedade imediata(Imediatamente) compartilha sem ao menos checar os fatos, além disso(Vírgula) segundo uma pesquisa de 2019, 79% dos brasileiros usam redes sociais e aplicativos de mensagem como principal fonte de informações.

    Ademais(Vírgula) necessita-se ter em vista a percepção do filosofo Zigmunt(Zygmunt) Bauman “ As redes sociais são muito uteis, oferecem serviços prazerosos, mas são uma armadilha´´. Pensamento esse que se adapta perfeitamente na problemática do imediatismo, haja vista que devido essa necessidade de ter tudo em mãos, causada pelas redes sociais, traz diversas consequências como : ansiedade, depressão e hiperatividade devido essa cobrança pela perfeição imediata. Por outro lado(Vírgula) se usadas com cautela, como por exemplo(Vírgula) na Noruega, onde os influenciadores digitais,(Retirar) são obrigados por lei,(Retirar) (a) postarem toda a edição usada(Todas as edições usadas) em suas fotos, diminuindo (Vírgula)assim(Vírgula) essa cobrança por essa vida perfeita imediata.

    Devido aos fatos mencionados, sobre as causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea, medidas precisam ser tomadas. Cabe ao governo federal em parceria com a Mídia(mídia), por meios legais, criar uma lei(que) fiscalize perfis sociais que expõem uma vida “perfeita´´ e irreal,(e) também monitorar sites que propagem noticias(Notícias) falsas. E em parceria(Com) o Ministério da Saúde criar campanhas que ajudem pessoas que sofrem desses transtornos causados pela cultura da(de) urgência , fazendo isso as causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea desapareceram(ponto)

    Senti falta da apresentação da tese e dos argumentos que você trabalhou nos seus parágrafos de desenvolvimento.
    Esses parágrafos ficaram confuso entendimento, dava para ter feito mais alguns períodos, em vista que estão longos e com difícil coesão. Além disso, você repetiu várias vezes imediatismo(a), pessoas e necessidade no mesmo período, poderia ter utilizado sinônimos. Em fim, deu para perceber que você teve dificuldade de desenvolver o tema e utilizar os repertórios.
    Sua proposta de intervenção estava incompleta, vc trouxe duas proposta e as duas estavam com apenas 2 e 3 elementos, respectivamente. Considerei a mais completa.
    c1 80
    c2 80
    c3 80
    c4 80
    c5 160
    480 pontos. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.