Iniciante

Causas e consequências do Imediatismo. (corrijo de volta)

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No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse forte presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos na coletividade, sendo um desses: o imediatismo na contemporaneidade, visto que esse tema se faz um problema social, o que, devido a isso, encaixa-se na temática de discussão do Realismo. Dessa forma, com o fito de honrar o legado desse grande marco literário na história brasileira, é necessário pontuar sobre as causas e consequências do estorvo.

A princípio, é de suma importância destacar que a influência da mídia constitui um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Winston Churchill, ex. primeiro-ministro inglês, “não existe opinião pública, existe opinião publicada”. Dessa forma, infere-se, com base na citação da autoridade, que a mídia pode transformar o comportamento de um indivíduo. Analogamente, observa-se esse poder midiático ocasionando o imediatismo na sociedade atual, visto que a idealização de beleza, intelecto e comportamento feitos por tal agente, influencia outros sujeitos sociais a repetirem esse modo de ser, contudo com insucesso, dado que se faz difícil obter a perfeição proposta pela mídia. Logo, há a busca de meios mais imediatos para se ter a posse dessa idealização.

Ademais, verifica-se a existência de diversos efeitos negativos do empecilho.  Na série “Brooklyn 99″, capitão Holt, um chefe de polícia, dá a ordem a seu detetive que realize uma tarefa o mais rápido possível, o que ocasiona um resultado negativo pela pressa ao fazer o relatório. Sob esse prisma, percebe-se que o seriado apresenta consequências da cultura do imediato. Fora da ficção, constata-se no meio social efeitos mais severos do que o remetido na série, como: a ansiedade e depressão, os quais são, conforme o doutor Lair Ribeiro, médico renomado, doenças adquiridas através de traumas ou pressões psicológicas, em que esses por sua vez, podem ser ocasionados pelo imediatismo, ao se instaurar uma auto-cobrança excessiva em si mesmo por querer algo rápido, como visto na série”insatiable”, em que uma garota ao querer emagrecer de maneria rápida, acabou desenvolvendo um quadro grave de bulimia.

Portanto, medidas são necessárias para neutralizar a controversa. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação, deve proporcionar palestras nas escolas- com a participação de psicólogos-, por meio de investimentos do Governo Federal, as quais mostrarão os efeitos da cultura do imediato e como evitar a manipulação da mídia, já que são os jovens, os mais expostos a essa problemática. Somente assim, a mentalidade dos cidadãos juvenis será fortalecida e não agiram conforme o modo imediatista.

 

dar nota de acordo com o Enem!!!!

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6 Correções

  1. https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/desemprego-estrutural-e-evolucao-tecnologica-como-conciliar-3/#comment-38884 –> corrige aí
    No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse forte presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos na coletividade, sendo um desses: o imediatismo na contemporaneidade, visto que esse tema se faz um problema social, o que, devido a isso, encaixa-se(3) na temática de discussão do Realismo. Dessa forma, com o fito de honrar o legado desse grande marco literário na história brasileira, é necessário pontuar sobre as causas e consequências do estorvo.
    3 – se encaixa

    Análise da introdução: Você não aponta as teses na introdução. As teses são as duas causas do problema, ou uma causa e uma consequência, que seriam abordadas no desenvolvimento, e que, por isso, garantem um projeto de texto. No seu texto, pelo que li, a primeira tese seria a influência da mídia como causa e a segunda tese seria a abordagem dos efeitos negativos do imediatismo.
    A princípio, é de suma importância destacar que a influência da mídia constitui um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Winston Churchill, ex. primeiro-ministro inglês, “não existe opinião pública, existe opinião publicada”. Dessa forma, infere-se, com base na citação da autoridade, que a mídia pode transformar o comportamento de um indivíduo(5). Analogamente, observa-se esse poder midiático ocasionando o imediatismo na sociedade atual, visto que a idealização de beleza, intelecto e comportamento feitos por tal agente, influencia outros sujeitos sociais a repetirem esse modo de ser, contudo com insucesso, dado que se faz difícil obter a perfeição proposta pela mídia(4). Logo, há a busca de meios mais imediatos para se ter a posse dessa idealização.
    4 – Competência 3: Faltou desenvolver qual a relação da idealização da beleza com o imediatismo.
    5 – Explicar melhor qual a relação da frase com a mídia transformar o comportamento individual.
    Ademais, verifica-se a existência de diversos efeitos negativos do empecilho. Na série “Brooklyn 99″, capitão Holt, um chefe de polícia, dá a ordem a seu detetive (6)que realize uma tarefa o mais rápido possível, o que ocasiona um resultado negativo pela pressa ao fazer o relatório. Sob esse prisma, percebe-se que o seriado apresenta consequências da cultura do imediato. Fora da ficção, constata-se no meio social efeitos mais severos do que o remetido na série, como: a ansiedade e depressão, os quais são, conforme o doutor Lair Ribeiro, médico renomado, doenças adquiridas através de traumas ou pressões psicológicas, em que esses(8)(9) por sua vez, podem ser ocasionados pelo imediatismo, ao se instaurar uma auto-cobrança(1) excessiva em si mesmo por querer algo rápido, como visto na série ”insatiable”, em que uma garota(2) ao querer emagrecer de maneira rápida, acabou desenvolvendo um quadro grave de bulimia.
    1 – autocobrança
    6 – para que realize
    8 – essas
    2 – vírgula
    9 – vírgula

    Análise do terceiro parágrafo: Bom uso de repertório para exemplificação e argumentação, só tenta argumentar mais em cima dos repertórios que você traz, aprofundando a relação deles com os seus argumentos.
    Portanto, medidas são necessárias para neutralizar a controversa(10). Nessa perspectiva, o Ministério da Educação(agente), deve proporcionar palestras nas escolas(ação)- com a participação de psicólogos-, por meio de investimentos (meio)do Governo Federal, as quais mostrarão os efeitos da cultura do imediato e como evitar a manipulação da mídia, já que são os jovens,(11) os mais expostos a essa problemática. Somente assim, a mentalidade dos cidadãos(finalidade) juvenis será fortalecida e não agiram(12) conforme o modo imediatista.
    10 – controvérsia
    11 – tira a vírgula
    12 – agirão

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 160

    • 2
  2. Gostei bastante do tema e de todo conteúdo, um ponto a ser observado é que para o ENEM você terá apenas 30 linhas para fazer sua redação.
    Para o ENEM a redação deve ser dissertativa-argumentativa, onde quero chegar? …
    busque elaborar apenas duas teses na sua introdução,lembre-se de fazer períodos curtos, elabore dois parágrafos de desenvolvimento e em cada parágrafo explique uma tese, caso não lembre de algum dado científico para explicar sua tese cite algo do cotidiano.
    Gostei da sua conclusão.
    Não vou te dar uma nota, pois, não sou professor de português, no entanto, acredito que você está no caminho certo, e você tem tudo para se tornar um ótimo jornalista e redator.

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  3. Uma ótima redação, gostei bastante do desenvolvimento, porém a sua proposta de intervenção deixou um pouco a desejar, tente usar o agente, ação, modo, efeito e detalhamento. Mas isso não é nada que com o treino você não consiga, treine mais, você consegue! Parabéns!

    Competência 1 – 180
    Competência 2- 200
    Competência 3- 200
    Competência 4- 150
    Competência 5- 160
    Total:890

    • 1
  4. Olá!! Gostei muito do seu texto. Achei bem estruturado. É notório seu preparo no momento da escrita. Mas aqui vai alguns pontos que na minha opinião podem ser melhorados:
    – observe e atente-se ao tamanho dos parágrafos. Um parágrafo muito longo torna a leitura cansativa e foge do padrão Enem. Indico que faça parágrafos com em média 7 linhas;
    – evite o queísmo. Procure formas de substituir o pronome relativo “que” por outra expressão;
    – no segundo desenvolvimento, cuidado com o uso de muitos repertórios socioculturais. Faça uma discussão mais ampla e detalhada com apenas um repertório por parágrafo. Por exemplo, seu último repertório do parágrafo (insatiable) ficou raso e sem legitimação;
    – cuidado com sua intervenção! Utilize os 5 elementos válidos (agente, ação, modo, efeito e detalhamento) para garantir 200 pontos na competência 5. Será mesmo o Ministério da Educação o responsável por proporcionar palestras nas escolas??? as escolas que devem promover essas palestras. O MEC está num escalão muito alto para isso, então seja bem simples e específico na sua intervenção. Reveja isso que vai te ajudar bastante!

    espero que tenha ajudado de alguma forma no seu processo.
    Boa escrita!
    (se puder deixar uma correção ou opinião em minha redação no meu perfil eu ficaria muito grata)

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  5. Competência 1 – 180
    Competência 2- 200
    Competência 3- 200
    Competência 4- 160
    Competência 5- 180

    920. PARABÉNS!!! Gostei bastante do seu texto. Só mudaria o segundo paragrafo do desenvolvimento, já que tem muita contextualização, daria uma enxugada, de resto vejo muito potencial para chegar no mil. Abraços!!!

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  6. No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse forte presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos na coletividade, sendo um desses: o imediatismo na contemporaneidade, visto que esse tema se faz um problema social, o que, devido a isso, encaixa-se na temática de discussão do Realismo. Dessa forma, com o fito de honrar o legado desse grande marco literário na história brasileira, é necessário pontuar sobre as causas e consequências do estorvo.(1)
    A princípio, é de suma importância destacar que a influência da mídia constitui um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Winston Churchill, ex. primeiro-ministro inglês, “não existe opinião pública, existe opinião publicada”. Dessa forma, infere-se, com base na citação da autoridade, que a mídia pode transformar o comportamento de um indivíduo. Analogamente, observa-se esse poder midiático ocasionando o imediatismo na sociedade atual, visto que a idealização de beleza, intelecto e comportamento feitos por tal agente, influencia outros sujeitos sociais a repetirem esse modo de ser, contudo com insucesso, dado que se faz difícil obter a perfeição proposta pela mídia. Logo, há a busca de meios mais imediatos para se ter a posse dessa idealização.
    Ademais, verifica-se a existência de diversos efeitos negativos do empecilho. Na série “Brooklyn 99″, capitão Holt, um chefe de polícia, dá a ordem a seu detetive que realize uma tarefa o mais rápido possível, o que ocasiona um resultado negativo pela pressa ao fazer o relatório. Sob esse prisma, percebe-se que o seriado apresenta consequências da cultura do imediato. Fora da ficção, constata-se no meio social efeitos mais severos do que o remetido na série, como: a ansiedade e depressão, os quais são, conforme o doutor Lair Ribeiro, médico renomado, doenças adquiridas através de traumas ou pressões psicológicas, em que esses por sua vez, podem ser ocasionados pelo imediatismo, ao se instaurar uma auto-cobrança(2) excessiva em si mesmo(3)(4) por querer algo rápido, como visto na série”insatiable”(5), em que uma garota ao querer emagrecer de maneria rápida, acabou desenvolvendo um quadro grave de bulimia.
    Portanto, medidas são necessárias para neutralizar a controversa. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação, deve proporcionar palestras nas escolas- com a participação de psicólogos-, por meio de investimentos do Governo Federal, as quais mostrarão os efeitos da cultura do imediato e como evitar a manipulação da mídia, já que são os jovens, os mais expostos a essa problemática. Somente assim, a mentalidade dos cidadãos juvenis será fortalecida e não agiram(6) conforme o modo imediatista.

    (1)Seria interessante abordar as teses na introdução. Não é algo obrigatório, mas favorece seu projeto de texto.
    (2) O correto seria (autocobrança)
    (3) Evitar expressões prolixas (em si mesmo)
    (4) Redundância (autocobrança — em si mesmo)
    (5) Escrever algum título você deve usar letra maiúscula – seja ele de livros, seja de revistas, jornais, teses ou outro
    (6) O correto seria (agirão)

    C1: 120
    Bom domínio da norma culta, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2: 160
    Argumentação consistente;
    Uso superficial do repertório (desenvolvimentismo 2).

    C3: 160
    Seleciona informações e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma organizada, mas pouco consistentes em relação à defesa de seu ponto de vista e ao projeto de texto.

    C4: 200
    Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização diversificada de recursos coesivos.

    C5: 160
    Elabora uma proposta de intervenção de forma mediana, genérica e pouco aprofundada.

    Nota: 800

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