O filme “Wall-e”, dirigido por Andrew Stanton, retrata o estado da Terra após o homem polui-la com bastante materiais, onde o nosso planeta se encontra praticamente inabitável para a vida. Evidentemente, esse entretenimento pode retratar a realidade do nosso futuro, caso continuemos poluindo o nosso habitat, sendo que, é o que muitas pessoas seguem fazendo por consumirem mais que o necessário, logo, descartando lixos em qualquer lugar, e assim contribuindo para graves consequências no meio ambiente.
convém lembrar que, o ser humano com suas “necessidades” acabam consumindo exageradamente diversos tipos de materiais e que, na maioria dos casos não possuem um destino correto, onde consequentemente acabam indo parar no mar, em esgotos ou até mesmo á deriva – como exemplo os “lixões” -, que são fatores extramamente perigosos para a natureza. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal “O estado de São Paulo”, em 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, onde a sua maioria foram parar em lugares negativos para o meio ambiente.
As causas dos mais diversos meios de poluição com lixo acabam gerando graves consequencias na natureza, onde esses tipos de materiais acabam prejudicando tanto o ar, o mar e ate o solo que são extramamente importantes para a vida na Terra. Quando descartados em conjunto nesses ambientes naturais, os mesmos acabam se degradando no solo e o prejudicando e ainda produzindo um ar que contribui para o efeito estufa. Além disso, ao serem jogados em mares acabam afetando a vida de diversos tipos de animais aquaticos. Assim, não havendo atitudes contra esse problema, isso poderá chegar a um nivel crítico para a vida.
Diante dos fatos mencionados, é notável que com o descarte indevido de lixo podem surgir diversas consequencias, portanto, medidas precisam ser tomadas. Logo, cabe ao ministerio do meio ambiente buscar um meio de comunicação para conscientizar as pessoas sobre o perigo do consumismo exagerado e dos problemas que os mesmos causam. Ademais, os governos municipais devem disponibilizar lixeiras para reciclagem pelas cidades. Para que dessa forma, o nosso planeta não chegue a ficar inabitavel como no filme retratado.
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM
GRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L2: “onde” não pode ser usado, pois refere-se ao filme. O termo “onde” destina-se a lugares. Na sua redação pode ser colocado “o qual”: … bastante materiais, o qual demonstra nosso planeta praticamente inabitável…
L4: “sendo que,” não use essa vírgula.
L5: “, e assim” não use essa vírgula.
L7: “convém lembrar que,” não use essa vírgula.
L7: ““necessidades”” não há necessidade de aspas.
L7: “o ser humano com suas “necessidades” (acabam)” “acabam” é no singular, pois concorda com “ser humano”
L8: “e que,” não use essa vírgula.
L9: “,onde consequentemente” não use “onde”, pois não se refere à lugar. Pode usar “os quais”
L9: “á deriva”, use o sinal grave e não o agudo.
L10: “– como exemplo os “lixões” -,” depois do travessão não há necessidade de usar vírgula.
L12: “onde a sua maioria” ONDE só pode ser usado para lugares.
L13: “diversos meios de poluição” OU DIVERSOS TIPOS ?
L13: “consequências” COM ACENTO CIRCUNFLEXO
L14: “onde” SUBSTITUA – não cabe um pronome relativo, fica melhor com o “pois” – “pois esses tipos de materiais acabam prejudicando tanto…”
L18: “aquáticos” com agudo.
L19: “nível” com agudo.
L21; “ministerio do meio ambiente” – Ministério do Meio Ambiente – letra maiúsculas e Ministério com acento.
L24: “. Para que” COLOQUE UMA VÍRGULA – , para que…
DIVERSOS –
Não use tanto gerúndio: fazendo; descartando; etc.
FINAL DO SEGUNDO PARÁGRAFO – Contextualize melhor seus dados, por meio de conectivos ou com frases de criticidade.
FINAL DO SEGUNDO PARÁGRAFO – “lugares negativos” nunca deixe termos e frase soltas, sem explicações. Quais lugares negativos? – SEMPRE DEIXE TUDO EXPLÍCITO.
CONCLUSÃO
-QUEM MMB
-O QUE buscar um meio de comunicação para conscientizar (DICA: diga qual meio de comunicação)
-COMO NÃO HÁ
-DETALHAMENTO NÃO HÁ
-PARA nosso planeta não chegue a ficar inabitave
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 160
C3- 140 (FICO ENTRE 120 E 160)
C4- 120
C5- 120
TOTAL – 660 (podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3
[email protected]
texto muito bom coeso ,repleto de informações possui dados e detalhamento ,entretanto pode ser aprimorado, com a adição de mais agentes de intervenção na sua conclusão + o que a melhoria poderia gerar no meio + retomada de como seria a sociedade com essas novas atitudes .OS agentes podem ser as ONGs ,Família,escola e mídia.
bruna borges araujo
Na sua intervenção ficou faltando o como e o detalhamento. Te aconselho fazer apenas uma proposta de intervenção que englobe a resolução dos dois problemas apresentados ao invés de duas intervenções incompletas , assim você poderá escrever todos os agentes e fazer uma proposta mais elaborada.
Espero ter lhe ajudado ;)
Priscila122
No 2o parágrafo, o certo seria: o ser humano acaba consumindo (pois ser humano está no singular), mas seria até melhor colocar: consome, pois da uma ideia de maior certeza.
A mesma coisa na parte depois das toneladas de lixo: onde a sua maioria FOI parar…
No início do 3o parágrafo, seria melhor geram ao invés de acabam gerando.