Estudante

Causas e consequências da segurança alimentar no Brasil

  • 2

 

Segundo a análise do historiador Marco Antônio Villa, o Brasil foi o país no mundo oci-
dental, que mais apresentou desenvolvimento econômico e redução da manutenção bá-
sica de vida, entretanto, de acordo com o economista Alexandre Schwartsman, poste-
riormente a este ciclo, o Estado brasileiro adotou uma política econômica equivocada e
de desigualdade tributária, além da precarização do setor de consumo em geral, e que
explica e redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar
dentre as classes baixas nos últimos anos.
 Em primeira análise, é possível constatar uma disparidade de carga de tributos real en-
tre as classes sociais, pois a percentagem de impostos pagos em relação à renda é des-
torcida pelo consumo de serviços das famílias, sendo que este gasto representa o dobro
entre os maios pobres, 47%,  frente a 23% entre os mais ricos. Ocorrendo que é crescen-
te o apoio à uma reforma tributária, e sob este aspecto, a maior agremiação bancária do
país, Federação Brasileiras de Bancos (FEBRABAN), propõe uma reforma no modelo de
tributos visando o incentivo ao investimento empresarial voltado à normas simplificada
de tributos.
Em segunda análise, o governo deve elaborar um plano nacional de reestruturação da
infraestrutura agrária, pois, é repassado ao consumidor, pelo setor, o custo com a perda
de matéria durante o transporte e a consequente ineficiência de aproveitamento da pro-
dução em relação a outros países. Neste sentido, dados apresentados pela BRF em 2019,
apontam que 10% da produção é perdida no transporte até os portos de escoamento,
perda esta que poderia diminuir o preço ao consumidor, uma vez havendo maior oferta.
Tendo em vista a argumentação posta, infere-se que para solucionar os problemas que
abrangem a segurança alimentar brasileira, cabe a discussão de projetos nacionais pro-
postos por agentes políticos aliados aos dados econômicos que tenham como premissa
uma ampla reforma Estatal visando o fortalecimento do poder de consumo da popula-
ção, com o objetivo de retomarmos o círculo virtuoso de outrora. Estes devem ter como
consenso a tributação equitativa em relação a posição econômico-social, sendo necessá-
rio a redução entre os mais pobres e a compensação com o aumento entre os mais ricos,
além da implementação de uma reforma na infraestrutura, necessária para o atendi-
mento menos custoso por parte do setor privado a demanda doméstica e internacional.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom, a princípio percebi que sua redação está bem produtiva, porém recomendo que você utilize conectivos variados ao longo de sua redação, para ajudar tanto na organização do parágrafo quanto na C4. Recomendo que você utilize pelo menos dois repertórios socioculturais e tente fazer uma retomada na proposta de intervenção, isso irá demonstrar para o corretor que seu texto é ciclico e que vc elaborou bem seu projeto de texto, aconselho também que você preste um pouco mais de atenção na sua introdução, percebi que ela ficou longa e com apenas 2 períodos. Espero ter ajudado, Mateus! Boa sorte nos seus estudos e sucesso na sua jornada!!!!!!!!

    • 1
  2. Já que corrigi a outra que vc pediu, aproveitei pra passar nessa outra tbm, vou falar de modo geral bem rapidinho. Mas as dicas que te dou são basicamente as msm, ter cuidado nos tamanhos dos períodos, usar mais conectivos, na internet tem muitas aulas sobre isso, se quiser alguma sugestão sobre, pode falar cmg no insta (@ketilly_nicolle). Uma coisa que aprendi tbm foi organizar mais minhas ideias, antes de escrever o texto, pegar um pedaço qualquer de papel, e organizar tópicos, eliminar aquelas argumentações ou citações que seria tanto faz na redação, pq as vezes o menos pode ser mais. Enfim, espero ter te ajudado em algo, estuda, tenha foco, vc vai longe, tá começando bem já ❤️

    • 0
  3. Competência 1: 160 pontos
    Alguns erros encontrados: “[…] parte de primeira […]” deveria ser um ‘da’; “[…] os maios pobres […]” deveria ser um ‘mais’; “[…] pela BRF em[…]”, ao se apresentar pela primeira vez uma sigla no texto, deve-se antes dizer o que ela significa, em em seguida apresentar a sigla entre parênteses; “[…] uma vez havendo […]” creio que aqui o correto seria ‘que haveria mais oferta, já que é uma ação que poderia ocorrer,mas não ocorreu.

    Competência 2: 120 pontos
    No geral o texto está bem organizado, mas me passa a impressão de que poderia se melhor elaborado. A sua introdução esta muito longa, e não traz uma ideia muito clara do que será abordado nos desenvolvimentos, pois ao colocar “[…]Estado brasileiro adotou uma política econômica equivocada e causadora de desigualdade tributária, além da precarização do setor de consumo em geral, o que explica e redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar dentre as classes baixas nos […]” parece que você irá falar primeiro da politica econômica e precarização do setor de consumo, mas logo depois você já explica a suposta consequência que esses dois itens causam, como sendo a redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar (o que também passa a impressão de que a insegurança alimentar no Brasil não aumenta e nem diminui, já que é invariável). Eu aconselharia uma reformulação da sua introdução, que apresentasse os seus dois argumentos que serão defendidos, e em alguns de seus desenvolvimentos você poderia então citar o economista Alexandre Schwartsman. Na verdade sua introdução tá com mais cara de desenvolvimento mesmo.

    Competência 3: 120 pontos
    A sua argumentação é razoável. O segundo parágrafo poderia expressar de melhor forma qual a sua opinião sobre o assunto e acho que não necessita de mais dados, mas você colocou uma proposta de intervenção, apesar de incompleta, logo no desenvolvimento, em que você somente deveria convencer o leito sobre o seu ponto de vista. Talvez tenha como aproveitar o que foi trazido sobre a FEBRABAN de uma melhor forma. No segundo parágrafo a mesma coisa acontece, mas de forma contrária, com a proposta vindo primeiro e logo a seguir um repertório de dados, mas sem uma posição clara do autor. O fato de que cerca 10% da produção é perdida no transporte poderia ser melhor aproveitada. Nota-se também que você não retomou devidamente os argumentos enunciados na introdução, por isso essa deveria ser melhor reescrita.

    Competência 4: 120 ponto
    Há os elementos conectivos, mas devido como o texto foi estruturado, ocorre uma perca da coesão.

    Competência 5: 120 pontos
    os elementos que uma conclusão deve ter são:

    Agente: agentes políticos (falta especificar quais agentes são esses)

    Ação: Discussão de projetos nacionais propostos por agentes políticos (falta especificar quais agentes são esses) aliados aos dados econômicos.

    Modo: Falta especificar o modo como isso vai ser feito e implementado.

    Finalidade: A tributação equitativa em relação a posição econômico-social, sendo necessário a redução entre os mais pobres e a compensação com o aumento entre os mais ricos

    Detalhamento: Para mim, sua conclusão está detalhada, apesar de poder ser feita de uma melhor forma, mas eu sou suspeito para falar isso, pois sempre falam que eu não detalho a minha proposta.

    Nota final: 640 pontos

    P.s: Sorry por qualquer erro ou injustiça que eu tenha cometido, mas sendo está a sua primeira redação de acordo com o modelo do ENEM, você foi ótimo.

    • 0
  4. Vamos lá?! É notável que você possui informações sobre o tema, mas o problema é que sua redação apresenta mais fatos do que problematização. A introdução está muito grande e com muita informação, o que acaba confundido e dificultado o encontro da tese. Tente usar mais conectivos, cuidado com a vírgula, Leia mais redações do modelo exigido pelo Enem e continue estudando, boa sorte!!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.