CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL

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A Constituição de 1988 assegura a todos os indivíduos do amplo acesso à educação. No entanto, o problema em questão tem sido a não permanência desses alunos nas instituições de ensino, o que aumenta o índice de evasão escolar no país. Nesse contexto, as principais causas são identificadas como, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho e a diferença do método de ensino entre o período fundamental e médio da matriz curricular. Dessa forma, é necessário que se discuta suas causas para a formulação de resoluções eficientes.

A priori, dispõe-se como referência a série “Anne with an E”, que apresenta Jerry como personagem jovem que trabalha para ajudar a família. Assim como Jerry, muitos estudantes que se encontram na classe trabalhadora com baixa renda, tendem a ter que fazer uma escolha entre a escola e o mercado de trabalho, da qual a maioria elege a segunda opção por necessidade. Logo, surge um déficit na qualidade profissional e técnica dos empregados do país e isso precisa ser revertido por motivos de segurança.

A posteriori, segundo pesquisas do INEP, a maior parte da evasão acontece durante o ensino médio, o que pode ser explicado pela mudança radical do método de ensino entre o 1° e 2° grau, dado que ao sair do fundamental o aluno é coagido a apresentar habilidades que possa não ter visto antes e a acompanhar um ritmo acelerado. Diante disso, alguns alunos vêem-se desprovidos e despreparados, recorrendo assim ao abandono da escola.

Depreende-se portanto, a importância de uma sociedade educadora. Para que isso aconteça, cabe ao MEC junto do Ministério Público, realizar projeto extracurriculares nas escolas que ofereçam aos alunos a oportunidade de entrevistas de emprego, por meio de vínculos entre a instituição de ensino e as empresas locais. Ainda assim, reforços podem ser ofertados em horários livres. Ademas, em parceria com a SEBRAE, as escolas poderiam proporcionar cursos preparatórios para o mercado de trabalho, para que os alunos tenham seu primeiro contato e possam seguir confiantes. Sob esse panorama supracitado, o ambiente escolar será o vetor para o qual os alunos irão fugir.

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4 Correções

  1. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

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  2. Boa noite Carlos
    Pretendo ajudar
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pela estrutura de sua redação, está muito boa.
    O 1° paragrafo de desenvolvimento ficou excelente, ainda mais por ter citado anne with an E ♡ e pude compreender a CAUSA citada.
    O 2° paragrafo de desenvolvimento você reforçou a ideia de que o ensino fundamental pode possuir bases fracas e que ao ingressar no ensino medio os alunos se sentem despreparados para enfrenta-lo. Correto? Essa ideia ficou um pouco “desfocada” ao meu olhar, tanto que você nem citou a solução no paragrafo final.
    No fim da redação claramente se entende a proposta de intervenção da qual você quis passar.
    Enfim.. Gostei, e indico que continue treinando.
    Boa sorte!!

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  3. Olá,
    O seu texto explica as causas da evasão escolar e não as consequências. Vou corrigir como se o intuito fosse explicar por que isso acontece.
    Gostei de como tentou usar um vocabulário “não tao simples” e suas citações estão bem estruturadas.
    Como leitora, os pontos que me deixaram “incomodada” foram:
    “a diferença do método de ensino entre o período fundamental e médio da matriz curricular”- lendo o paragrafo que voce fala mais sobre esse argumento da a entender que o problema na verdade é os alunos não terem uma base solida no ensino fundamental para estarem preparados para o ensino medio, não exatamente sobre a metodologia. Talvez seja interessante deixar isso explicito na introdução, vai deixar seu texto mais
    “focado”.
    “Logo, surge um déficit na qualidade profissional e técnica dos empregados do país e isso precisa ser revertido por motivos de segurança.”- Para mim não ficou claro a relação com o restante do paragrafo. Alem disso, foge do tópico que é evasão escolar e não despreparo profissional.
    Sua proposta de solução indica que as escolas ofereçam aos estudantes mais oportunidades de entrar no mercado de trabalho – Pelo tema ser Evasão escolar, da maneira que voce colocou e por seu primeiro argumento ser “os estudantes saem da escola porque precisam trabalhar pra ajudar em casa”, essa proposta não faz muito sentido.
    Foi um pouco complicado dar um feedback porque não ta claro se voce errou na proposta ou não soube atender ao que ela pede. Se não ficou claro o que eu apontei, pode me perguntar :)

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  4. a palavra ´´fugir´´ em citação no ultimo paragrafo dessa redação se torna rasa demais para ser empregada,no entanto, pode empregar um contexto de: ´´a escola ser o meio mais eficiente como colaboradora na junção de escola e mercado de trabalho, onde vai ser de suma importância na entrada dentro do mesmo.´´

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