Tema: Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade.
Introdução:
Na série distópica “Black Mirror” (Espelho preto) evidencia-se o uso da tecnologia, no qual em alguns aspectos torna-se nociva devido ao uso errôneo dos humanos. De maneira análoga, o uso indevido da tecnologia, na realidade, causa dependência digital. Nesse contexto, problemáticas como uma super imersão virtual desencadeia uma fobia social, entre outros entraves. Logo, torna-se imperiosa a análise dessa conjuntura social, que afeta, em especial, os jovens.
D1:
Em primeira observação, é notório que um dos fatores causais da dependência digital é o uso descontrolado. Segundo os sociólogos Peter Burger e Thomas Luckman, o processo de socialização é fundamental pois visa estabelecer uma troca de conhecimento e experiencias. Destarte, o agente socializador primário é a família e em segunda instância o Estado. Nessa ótica, o primeiro círculo social insere descontroladamente a criança em um meio virtual, deixando ao seu querer dispositivos eletrônicos com tempo ilimitado. Isso se dá, devido à má instrução do Estado para com o povo brasileiro, que até os anos 2000 detinha uma tecnologia limitada, por esses motivos os responsáveis não estão devidamente ensinados. Logo, ao analisar, nota-se que o agente primário ao tornar o acesso virtual demasiadamente fácil formam crianças e adolescentes com déficits na mente, no comportamento, no qual interfere negativamente a qualidade de vida.
D2:
De modo complementar, a ultra submersão ao mundo tecnológico desencadeia processos negativos no comportamento humano. De acordo com a série de anime “Sword Art Online” nota-se que os jovens vivem presos em um jogo online e ao final do jogo suas vidas parecem entediantes e vazias. Em vista disso, ao examinar a obra percebe-se que, de maneira semelhante, a ficção está presente na vida dos jovens, pois muitos deles passam a vida infantil presos à tecnologia criando uma dependência digital e desenvolvendo assim uma fobia social. Dado que, conforme ao pensamento do sociólogo Norbert Elias o ser humano precisa de relações com outros da mesma espécie para desenvolver características humanas, no qual uma dessas atribuições é ser um ser social.
Conclusão:
Portanto, fica nítido que esse entrave precisa de uma ação governamental, visto que o Estado é a segunda instituição social que atua sobre os indivíduos. Sendo assim, o Governo Estadual e municipal (Prefeituras) devem propiciar nas instituições educativas uma conscientização do uso eletrônico, por meio de uma reunião semestral com os responsáveis dos estudantes (trazendo profissionais habilitados), afim de instruir devidamente as famílias para com o uso e limites tecnológicos. Ademais, o Ministério da Saúde em consonância ao Ministério da Educação devem prover assistência aos jovens já prejudicados pelo excesso virtual, por meio de construções de mais centros adolescentes, visando estagnar as consequências da subordinação eletrônica.
emileysz
Olá, boa noite :)
Introdução: Achei desnecessário traduzir o nome da série, mas a utilização de Black Mirror cabe perfeitamente ao tema, você não poderia ter escolhido repertório melhor. Não pude perceber de cara os seus dois argumentos logo na introdução e achei a tese um pouco fraca.
Desenvolvimento 1: A relação entre sua argumentação e o repertório escolhido foi muito boa, mas achei que faltaram conectivos mais fortes, uma construção de períodos mais bem trabalhada e você pecou em vírgulas desnecessárias que fizeram com que a leitura desse parágrafo muito bem escrito fosse arrastada.
Desenvolvimento 2: Novamente, seu parágrafo está muito bem escrito e sua argumentação é muito boa, mas notei alguns erros de ortografia e achei desnecessária a adição do pensamento de Norbert Elias no último período do seu parágrafo, o que fez com que a conclusão do seu parágrafo de conclusão fosse comprometida.
Conclusão: Gostei bastante de ambas suas propostas de intervenção. O termo prefeituras é desnecessário e a parte de profissionais habilitados não precisa estar entre parênteses.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
Nota: 160
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
Nota: 200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 160
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 160
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos.
Nota: 200