Iniciante

Causas e consequências da biopirataria no Brasil (ENEM)

  • 0

A biopirataria engloba ações como a extração e utilização de recursos naturais, como também, os conhecimentos indígenas acerca daquele produto sem autorização. Visto isso, tal problemática deve-se a falta de fiscalização e ao descaso destes criminosos para com a natureza que os cercam. Como resultado, observa-se a extinção e a degradação de várias espécies, sendo necessárias as intervenções diretas do governo brasileiro, a fim de resolver tais complicações.

Primeiramente, o Brasil apresenta a maior floresta tropical do mundo. Entretanto, mesmo a grandeza de sua natureza sendo mencionada em várias canções, o país vem sendo desrespeitado desde a chegada dos portugueses, com a imensa extração de pau-brasil, que teve por consequência, sua ameaça de extinção. Tal fato expõe tanto o descaso com o ambiente na sua totalidade, quanto para as pessoas que ali viviam, pois tiveram suas vidas devastadas e sua cultura reprimida.

Similarmente, o cinema internacional lançou em 2009 o filme “Avatar”, o qual gira em torno da extração de um elemento muito valioso presente no solo da lua Pandora, e por concentrar-se abaixo da enorme árvore onde vive o povo Na’Vi, humanoides, as pessoas matam grande parte dessa população para coletá-lo. De maneira análoga, situações que colocam o capital acima do meio ambiente e das comunidades, nele presentes, são recorrentes no Brasil e acabam sendo facilitadas pela falta de fiscalização, visto que os humanos, uma vez que não são vigiados, chegam até a deixar a humanidade de lado para conquistá-lo.

Portanto, a biopirataria, no país, acontece desde a colonização até a atualidade, e tudo por conta da ganância e descaso, também por parte do Estado, mediante da falta de policiamento. Assim, cabe ao Ministério do Meio Ambiente promover uma fiscalização recorrente nas áreas de exploração, a fim de dificultar a instalação desses criminosos. Ademais, compete também ao Ministério da Educação promover campanhas nas escolas, através palestras e projetos sobre a importância do meio ambiente, pois como toda essa problemática está envolta no descaso para com a natureza, crianças e jovens precisam compreender a importância de protegê-la.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Vou tentar te ajudar
    ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!

    Pontos positivos: Você contextualizou bem, explicando a definição do termo, identificou a problemática e as principais causas.
    Pontos negativos: Tome cuidado com a tese. Dê sempre preferência a uma tese que dê um “spoiler” do que será dito nos parágrafos posteriores.

    Desenvolvimento(1) ->
    Pontos positivos: Desenvolveu bem o argumento e o repertório
    Pontos negativos: Senti falta do tópico frasal, com ele fica mais fácil de você situar a causa do problema e já dizê-la ao leitor. Opte por colocá-la no primeiro período. Tome cuidado com o uso da vírgula.

    Desenvolvimento(2) ->
    Pontos positivos: Muito legal você ter colocado um filme como repertório. Você o explicou e enfatizou o quanto é parecido com a nossa situação atual.
    Pontos negativos: Tome cuidado com os conectivos. No primeiro parágrafo de desenvolvimento você iniciou com “primeiramente”, portanto o segundo parágrafo de desenvolvimento, obrigatoriamente, tem que dar continuidade. Por exemplo “Em segundo plano”, “ademais” e etc. Novamente, cuidado com a vírgula e o tópico frasal.

    Conclusão ->
    Pontos positivos: Você trouxe a retomada de uma parte do texto (opte sempre por retomar a tese!) e os 5 elementos foram cumpridos.
    Pontos negativos: Atenção com elementos incompletos, a sua finalidade não estava muito bem demarcada o que poderia acarretar na confusão do corretor e ele acabaria anulando esse elemento. Senti falta de uma frase de fechamento, tente sempre fechar o seu texto recapitulando algo da introdução.

    Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 180
    Nota final = 860

    Parabéns :)
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Não sou nenhum profissional em redações, porém vou dar minha opinião.
    Em primeiro lugar, notei a falta de repertorio na introdução. seus argumentos foram “falta de fiscalização e descaso”, certo?
    Porém, no primeiro parágrafo de desenvolvimento, pareceu apenas uma contextualização, pois vc disse sobre os portugueses e não apresentou dados a fim de confirmar seu argumento.
    Além disso, é importante escrever uma frase resumida de todo o parágrafo na primeira linha do desenvolvimento, pq facilita o entendimento.
    Outrossim, no segundo ocorreu o mesmo pecado do primeiro. você falou muito do repertório, mas não discorreu corretamente sobre seu argumento. Além de não apresentar dados. uma dica minha seria usar sociologia para comprovar seu argumento, como a de Karl Marx, cujo especulação do capital fomenta a degradação do meio ambiente, que por ambição desses criminosos, é deixado de lado.
    Na PI, é bom recontextualizar o tema de novo. exemplo: Em suma, a biopirataria é um impasse e medidas são necessárias a fim de atenua-la.
    E pode falar mais nela, explicando e demonstrando mais as atividades de intervenção.
    Não consigo dar uma nota.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.