Iniciante

Causas e consequências da biopirataria no Brasil

  • 0

A biopirataria sempre esteve presente: os portugueses extraíam o pau-brasil levando-o quase à extinção; muitos animais e plantas raras são traficados e explorados por pessoas e empresas mal intencionadas. Pode-se perceber que a biopirataria sempre existiu no Brasil e no mundo inteiro. Muitas espécies de animais foram ou correm o risco de extinção por causa da biopirataria. Culturas são desrespeitadas e abusadas pela exploração de matérias importantes para certos povos. Indígenas são expulsos de aldeias para que suas terras sejam usadas.

 

Em certos países a bio pirataria é bem mais comum do que achamos. Em alguns países africanos a caça de rinocerontes é muito comum por fim de coletar seus chifres, alguns caçadores cortam o chifre do animal com ele ainda vivo deixando o rinoceronte indefeso. Alguns animais são mantidos em cativeiro e abusados às vezes tendo que criar filhos que nasceram no cativeiro para que eles sejam vendidos posteriormente. Existem algumas instituições que procuram proteger espécies ameaçadas de extinção por causa da biopirataria, como o panda que além de ser prejudicado pela biopirataria tem uma baixa taxa de reprodução.

 

Algumas plantas são famosas pelos seus casos de biopirataria como o pau-brasil que foi muito exportado do Brasil durante a colônia fazendo com que o tal quase entrasse em extinção além de muitos temperos e ervas que foram pirateadas durante os anos. já apareceram ações para prevenir a extinção de certas plantas como um grande centro de pesquisa que guarda todas as sementes do mundo para evitarem que elas fossem extintas e para ajudar a humanidade caso aconteça alguma crise. Algumas plantas com uso medicinal são exportadas e usadas ilegalmente, muitas vezes sem um profissional fazendo com que a utilização de alguma planta medicinal sem supervisão seja muito perigoso.

 

O problema é que a biopirataria pode ser mitigada com mais suporte, melhorando a fiscalização de itens contrabandeados e investigando cativeiros que abusam de animais. Existem muitos grupos de proteção animal que fazem de tudo para protegê-los, com campanhas beneficentes e educando o público do que acontece na biopirataria além de mostrar o quão importante é proteger animais e plantas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oiee!

    *Você escreve bem, porém diante à minha visão, sua redação não está dentro do básico de uma redação dissertativa-argumentativa.

    *A falta de contextualização diante à sua opinião afeta o texto tornando-o cheio de informações e frases soltas.

    *A ausência de conectivos também aflige a coesão do texto.

    *Não há proposta de intervenção na sua conclusão, é apenas um parágrafo vago com alguns fatos relatados.

    *Uma dica: veja vídeos no YouTube sobre como uma redação deve ser feita, contendo introdução, desenvolvimento e uma conclusão. Você articula e escreve muito bem, só precisa encaixar isso em um modelo de redação.

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 100

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 100

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 0

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 0

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 0

    Nota final: 200, a nota é apenas simulação diante à minha opinião, para uma nota exata é necessário um profissional avaliar.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.