Época Dourada da Pirataria foi como ficou conhecido um período do século XVII ao XVIII, caracterizado pela frequência de assaltos piratas a navios que transportavam mercadorias. Hodiernamente, no Brasil, destacam-se práticas de pirataria voltadas à fauna brasileira – como o tráfico de animais. Esse entrave tem como causa a carência de fiscalização e, consequentemente, um aumento no número de animais fora de seu habitat, contribuindo, assim, para a extinção desses seres. Dessa forma, é de suma importância a discursão de métodos contra essa prática.
Em primeira análise, é mister relacionar a falta de vigilância nas fronteiras do Brasil com os atos de contrabando de animais. Neste âmbito, os limites navegáveis são os que mais requerem revitalizações, uma vez que o território brasileiro possui amplas divisas marítimas, com destaque para a região norte. Sob o mesmo ponto de vista, o escritor Johann Goethe afirma que a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos. Logo, são necessários representantes políticos com coragem para mudar tal realidade, ao proteger não só a fauna como também a flora, aumentando o combate às práticas de biopirataria no Brasil, visando uma maior preservação ambiental.
Ademais, cabe destacar, infelizmente, uma consequência que assola muitas espécies de animais: a extinção. Nesta perspectiva, a retirada desses seres de seus habitats naturais provoca um desequilíbrio tanto no meio reprodutivo quanto na cadeia alimentar, como é o caso da Onça Pintada, Arara Azul e muitos outros animais. Paralelo a isso, convém citar o filósofo Heráclito e sua afirmação de que nada é permanente, exceto a mudança. Desse modo, é de extrema importância que os órgãos responsáveis pela proteção dessas áreas – como o IBAMA – criem ações para mudar essa realidade, que persiste hodiernamente.
Portanto, torna-se necessário que medidas inteligentes sejam arquitetadas para mitigas esse quadro. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Marinha do Brasil, reforce a fiscalização nas fronteiras, com destaque para as navegáveis, por meio da construção de pontos de controle estratégicos em áreas com alto índice de pirataria. Tal projeto deverá ser feito a partir de recursos disponibilizados pelo Governo Federal, com a finalidade de proteger a fauna brasileira. Feito isso, práticas de biopirataria – com origem na Época Dourada da Pirataria – deixará de ser um problema definitivamente.
kissya de melo
Olá não sou muito boa pra corrigir redação mais eu gostei muito da sua redação . C1 200 C2 200 C3 160 C4 200 C5 200
gab089
Olá, tudo bem? Gostei muito da sua redação. Está no caminho certo. Primeiramente, não sou um ‘expert’ em correção, mas darei a minha humilde opinião.
Com base no que pude perceber:
C1 = 160
C2 = 200
C3 = 160
C4 = 200
C5 = 200
TOTAL: 920
ABRAÇOS!!
Algumas dicas…
Eu usaria aspas para falar sobre isso: “Época Dourada da Pirataria”.
Coloca também na argumentação um conhecimento de mundo. Isso vai ajudar bastante.