O filme animado “Rio” conta a história de uma arara-azul que foi capturada de seu “habitat” e levada para o tráfico de animais no Rio de Janeiro. Assim como no filme “Rio”, o tráfico de animais no Brasil ocorre em larga escala e pouco se faz para diminuir a prática desse crime.
A biopirataria no Brasil se tornou um dos grandes problemas para o governo brasileiro e a ONU (Organização das Nações Unidas), que tentam combater estes crimes. Animais silvestres que pertencem à fauna brasileira já foram vítimas da biopirataria, sendo exportados para vendas em outros países ou outros estados brasileiros, e, por mais que a mídia relate e informe que é crime ambiental, a prática continua girando o mercado ilegal.
Ou seja, o crime contra a ecologia ocorre por ganância e luxuria humana, visto que capturar animais silvestres e transportá-los para, posteriormente, vendê-los rende dinheiro, afinal, animais silvestres se tornam caríssimos justamente por serem silvestres, no mercado ilegal. Além do fator lucro e ostentação, outra causa é o baixo policiamento para essa prática, o que torna ainda mais fácil a retirada dos animais de seus “habitats”.
A biopirataria é grave e, enquanto as leis brasileiras referentes a esses crimes não forem rígidas, a situação se agravará. As autoridades competentes devem criar leis eficazes para o combate a prática e as escolas estimulem o pensamento sustentável e ecológico, apenas dessa forma será possível impedir maiores danos à floresta e seu ecossistema.
julyenetoledo
*sou aluna então a correção será de acordo com o que sei
INTRODUÇÃO:
– falta os dois argumentos (argumento é a resposta ao tema, nesse caso, por que ocorre a biopirataria no Brasil?)
– gostei de ter citado um filme
quando você escreveu “Assim como no filme “Rio” acabou repetindo palavra então EU escreveria assim:
Assim como na obra… Saindo do mundo da ficção…
DESENVOLVIMENTO:
o desenvolvimento é feito para você explicar os dois argumento então como você não colocou eles na introdução…
– lembre-se de usar conectivos. exemplo:
Em primeiro plano – D1
Ademais – D2
CONCLUSÃO:
colocou o agente mas faltou o meio/modo, detalhamento
– falta especificar também
Em geral, você está no caminho então não desista. Estude a estrutura desse tipo de texto, conectivos, etc.
pedroenz0
Na introdução falta os dois argumentos, nisso você já perde muito ponto na C4, fora as vírgulas esquecidas, faltou também desenvolver mais o repertorio.
D1 está bom, porém falta desenvolver mais, exatamente como no D2.
Conclusão-colocou o agente, mas não especificou, fora que faltou o meio e o detalhamento.
Seu texto está faltando muitas vírgulas, depois releia pra você consegui consertar na próxima.
Agora vamos pra nota:
C1-120
C2-120
C3-180
C4-100
C5-100
A média da nota seria 620.
olá, vou tentar corrigir baseado nome conhecimento apenas enquanto aluno:
gostei da tua introdução, só acho que deveria pôr mais informação, talvez antecipando algumas coisas que podem vir a aparecer nos desenvolvimentos. A repetição do filme “Rio” achei meio desnecessária;
achei que faltou explicar o por quê a prática é ruim, faltou desenvolver mais teus argumentos. mas acho que tu tenha um boa base, só falta estruturar melhor, e expor mais;
quanto à conclussão, achei meio vago. como já citado por outros, faltou algumas partes.
saraaraujo22
falta os argumentos na introdução, o desenvolvimento ta faltando conectivos e eu senti falta das consequências da biopirataria, e na conclusão um detalhamento maior da proposta de intervenção ela está muito genérica, não posso atribuir nota, porque estou estudando para concurso, tem muito tempo que fiz enem.