Biopirataria no Brasil

  • 0

A biopirataria designa a pirataria ou exploração de recursos genéticos ou biológicos de um determinado país. Correspondendo a exploração, manipulação e transferência entre países de diferentes formas e espécies de seres vivos com finalidade comercial. Isso ocorre geralmente em países com uma grande biodiversidade como é o caso do Brasil.

Os maiores casos de biopirataria no Brasil se encontram, principalmente, na, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, e Caatinga. Atualmente no Brasil existe uma falha na fiscalização muito grande, onde a saída de espécies silvestres através das fronteiras é muito facilitada. Um dos casos famosos de biopirataria aqui no Brasil foi o caso da empresa Sambazon, que foi acusada da biopirataria do açaí e por danos a ribeirinhos e ao meio ambiente, de acordo com a denúncia,  desde 2006, a empresa comprava açaí de comunidades locais do Amapá e exportava em forma de polpa para a Califórnia. Nos Estados Unidos, o produto servia de base para a produção de suplementos alimentares. Essa ação foi direcionado à empresa e também ao diretor-presidente, por exploração do patrimônio genético do açaí sem autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), do Ministério do Meio Ambiente.

O Brasil sofre um grande problema pela falta de fiscalização efetiva, esse problema de biopirataria tem várias causas, exemplos; o difícil acesso dos agentes do IBAMA, o vasto território e os lugares inacessíveis, mas, contudo, tem apenas uma consequência o fim toda essa biodiversidade. Com tudo isso espera-se que seja feito algo para a redução da biopirataria não só no Brasil mais sim no mundo todo.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá parabéns pela redação, essa é minha primeira correção então perdoe meus erros. Primeiramente, queria pontuar a sua dificuldade em estruturar a redação, que precisa conter introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos! por exemplo você inicia sua redação bem, mas não encaminha os seus argumentos nem delimita uma tese clara, tente se aprofundar em obter uma introdução com :
    – Contextualização
    – Tese
    – Encaminhamento argumentativo
    Sem me aprofundar tanto no desenvolvimento, você se aprofundou bem nas causas e consequências mas não se aprofundou tanto no modo argumentativo-dissertativo do Enem, em minha opinião o excesso de informações fizeram de seu texto mais informativo do que argumentativo.
    para finalizar, sua conclusão não esta com “cara” de conclusão, nela não se argumenta nem se traz dados e sim :
    – È um fechamento das ideias
    – Apresenta Proposta de intervenção com 5 fatores
    – Finaliza o texto,
    Se você seguir a ordem de usar uma conjunção de finalizar a redação como ” Desse modo”, ou “concluindo” seguido por uma frase que fecha as ideias da redação e leva aos 5 fatores : agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade terá um bom paragrafo de conclusão. ( Espero ter ajudado )

    • 1
  2. Oi, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela sua redação, você escreve muito bem!
    Todavia existem pontos que podem ser melhorados. Abaixo estão as minhas considerações.
    Introdução muito boa, mas senti falta de uma contextualização, poderia ter usado o dispositivo que configura a biopirataria como ilegal.
    Primeiramente no desenvolvimento senti falta de um conectivo, além disso achei repetitivo o uso de Brasil, visto que na frase anterior você também mencionou o país. Seguem algumas opções de substituição: sociedade canarinha, tupiniquim, população verde-amarela. Em seguida, de onde surgiu esse dado ? Atualmente é uma palavra um tanto quanto batida, imagine quantas pessoas vão usa-la na redação do Enem ? Aconselho substituir por hodiernamente.
    Achei mega relevante usar o caso da empresa, mostrou que tem conhecimento sobre o tema. Todavia, apenas um parágrafo de desenvolvimento enfraqueceu a sua estrutura. Sugiro que reescreva o mesmo texto com mais um parágrafo e desenvolva melhor o tema.
    Na conclusão poderia ter utilizado um conectivo, veja como eu colocaria: “Diante do exposto, é notório que a sociedade canarinha sofre com um grande imbróglio pela falta de fiscalização efetiva, esse problema de biopirataria tem várias causas como o difícil acesso dos agentes do IBAMA ao vasto território e os lugares inacessíveis. De maneira análoga, Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, discorreu sobre Instituições Zumbis que estão presentes na sociedade, mas não cumprem seu papel com eficácia. Em face do supracitado, urge que as Secretárias de Meio Ambiente de cada município promova palestras educativas a respeito do tema. Por fim, o Ministério do Meio Ambiente deve desenvolver propagandas midiáticas sobre o tema afim de levar conhecimento para toda a população. “
    Dentro da minha análise e levando em consideração as cinco competências a redação vigente pontua 700 pontos.
    Espero que as minhas observações contribuam positivamente para o seu progresso! Aguardo sua próxima redação para que você esteja cada dia mais perto do tão sonhado e merecido 1000.
    Obrigada!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.