Iniciante

Causas e consequências da biopirataria no Brasil

  • 0

A exportação do Pau Brasil pelos portugueses, realizada através do escambo, retrata a biopirataria, exportação ilegal de produtos e conhecimento dos nativos. Atualmente, esse cenário se perpetua na exportação ilegal de animais e plantas silvestres brasileiras, afetando a biodiversidade nacional. Dessa forma, a biopirataria tem como causas e consequências, a falta de regulamentação para a proteção desses biomas e o desequilíbrio ecológico destes.

Primeiramente, é certo que cada bioma brasileiro ocorre um ciclo ecológico, a qual tem suma importância para seu equilíbrio. Assim como, no filme “Rio”, a luta pela salvação da extinta Ararinha Azul, retrata como o tráfico ilegal é responsável pela extermínio dessa espécie, como também de plantas e outros animais. Dessa forma, a falta de regulamentação para a proteção destes, afeta a biodiversidade nacional e regional, ocasionando o desaparecimento dos biomas brasileiros.

Por conseguinte, este desaparecimento, acarreta em um desiquilíbrio socioambiental, ou seja, isto afeta tanto os humanos, que necessitam desses biomas para a sua sobrevivência, quanto a natureza, que ao ser tornar instável, ocasiona catástrofes irreversíveis. Decerto, a responsabilidade para a preservação da natureza e seu ciclo, é de todos. Dessa maneira, a irregularidade ambiental e a biopirataria, deve ser pauta principal para o Estado e a sociedade.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, o Estado com o Ministério do Meio Ambiente, devem tomar medidas para a regulamentação e fiscalização rígida, para a preservação da biodiversidade brasileira, por meio da criação de leis eficientes que retroceda o tráfico ilegal de animais e plantas para outros países. Desse modo, espera-se que as consequências da biopirataria sejam reduzidas, tornando o filme “Rio” uma realidade, ao salvar as espécies em extinção.

Compartilhar

3 Correções

  1. Tema: Causas e consequências da biopirataria no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    A exportação do Pau Brasil pelos portugueses, realizada através do escambo, retrata a biopirataria, exportação ilegal de produtos e conhecimento dos nativos. Atualmente, esse cenário se perpetua na exportação ilegal de animais e plantas silvestres brasileiras, afetando a biodiversidade nacional. Dessa forma, a biopirataria tem como causas e consequências, (*nessa ocasião, sem vírgula aqui) a falta de regulamentação para a proteção desses biomas e o desequilíbrio ecológico destes.

    — Ótima introdução! Evidenciou sua tese: A Biopirataria se perpetua na sociedade brasileira e afeta a biodiversidade local! E ainda por cima temos uma ótima assimilação do tema com um fato histórico. Embora eu tenha sentido uma certa falta de uma especificação da alusão, como a citação do período que ocorria essa exploração dos portugueses para com o Pau Brasil. Por exemplo: “Durante a fase da colonização brasileira…”
    Além disso, se houver espaço/cabimento no seu texto, recomendo o uso de um encaminhamento argumentativo – que está, normalmente, no final do parágrafo de introdução, tendo sempre o papel de indicar ao leitor que o texto não acabara.
    __________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Primeiramente, é certo que (*em) cada bioma brasileiro ocorre um ciclo ecológico, a qual (*o qual, pois está se referindo ao ciclo ecológico) tem suma importância para seu equilíbrio. Assim como, no filme “Rio”, a luta pela salvação da extinta Ararinha Azul,|1| retrata como o tráfico ilegal é responsável pela (*pelo) extermínio dessa espécie, como também de plantas e outros animais. Dessa forma|2|, a falta de regulamentação para a proteção destes|3|, (*sem vírgula aqui) afeta a biodiversidade nacional e regional, ocasionando o desaparecimento dos biomas brasileiros.

    1 – Bem, aqui temos um típico erro de coesão, isto é, uma má articulação da conjunção “Assim”, além do mais, contribui para essa falta de coesão o erro na pontuação. Portanto, sugiro-lhe refazer esse período e usar, no lugar de “Assim como”, o “Acerca disso”, como assim? Ora:
    “(…) Acerca disso, é conveniente fazer alusão ao filme “Rio”, no qual tem-se a luta contra a extinção da “Ararinha Azul”, causada pelo tráfico ilegal no território brasileiro.”
    Entende? Para que a alusão não ocupe muito espaço, sintetize tudo o que você quer dizer – principalmente se tratando de uma alusão a um filme. ;3
    Lembre-se de sempre tentar evitar frases sozinhas – sem uma conjunção está bebendo alguma conexão com as demais -, pois isso é atípico de um texto dissertativo.
    2 – Tenha cuidado com a repetição de conectivos! O “Dessa forma” aparece tanto na introdução quanto neste desenvolvimento!
    3 – Quem são “destes”? Sugestão: troque essa frase para algo como: “(…) a falta de regulamentação da biodiversidade nacional ocasiona o desaparecimento dos biomas brasileiros. Afinal de contas, os animais, as plantas, tudo isso faz parte da biodiversidade, então, uma vez que você colocou o pronome “destes”, remetendo que eles não possuem proteção pela falta de lei, e logo em seguida afirma que eles são afetados, temos uma certa redundância no sentido. Logicamente, ao não ter segurança, sou afetada. (Kksks sou ruim em explicar as coisas, pardon!)

    — Gostei muito da referência ao filme “Rio”, ele tem muito a ver com o tema!
    Esse parágrafo, apesar de estar muito bem estruturado (temos a introdução – desenvolvimento e conclusão bem demarcados), está muito raso. Não temos um grande suporte para a conclusão.
    Uma dica seria você tentar colocar uma ideia central na intro do parágrafo e, a partir dela, desenvolver todo o parágrafo.
    “Mas não foi isso que fiz?” Não.
    Primeiramente, a gente teve, na introdução, o tópico frasal: o ciclo ecológico é importante!
    Em seguida, tivemos o desenvolvimento com uma obra ficcional, que nos deu a ideia: o tráfico provoca dano na biodiversidade!
    Depois disso, tivemos, na conclusão: a falta de cuidado com a biodiversidade acaba com os biomas!
    Entende? Tivemos muitas variações aqui.
    ________________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Por conseguinte, este (*esse) desaparecimento, (*sem vírgula aqui) acarreta em um desiquilíbrio (*desequilíbrio) socioambiental, ou seja, isto afeta tanto os humanos, que necessitam desses biomas para a sua sobrevivência, quanto a natureza, que (*vírgula aqui) ao ser (*se) tornar instável, ocasiona|1| catástrofes irreversíveis. Decerto, a responsabilidade para a preservação da natureza e seu ciclo, (*sem vírgula aqui; não separe sujeito de seu predicado) é de todos. Dessa maneira, a irregularidade ambiental e a biopirataria, deve ser pauta principal para o Estado e a sociedade.

    1 – Repetições de “ocasionar”, tente usar sinônimos.

    — Kksksksk eu gostei desse parágrafo! Ele é bem objetivo e simples, se é que você me entende:
    •Desaparecimento dos biomas -> Desequilíbrio ecológico -> Afeta todo mundo -> logo, é de responsabilidade de todos.•
    Contudo, temos que os dois períodos poderiam ser fundidos, de maneira resumida, pois ambos ressaltam que todos têm a incumbência quanto a essa questão.
    Ademais, o lado negativo de tê-lo feito aqui é a falta de algo que o doe alguma razão, como um dado científico, ou algo do gênero.
    __________

    CONCLUSÃO:
    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, o Estado (AGENTE) com o Ministério do Meio Ambiente|1|, (*não separe o sujeito de seu predicado) devem tomar medidas (AÇÃO) para a regulamentação e fiscalização rígida, para|2| a preservação da biodiversidade brasileira, por meio da (MEIO) criação de leis eficientes que retroceda o tráfico ilegal de animais e plantas para outros países. Desse modo, espera-se que as consequências da biopirataria sejam reduzidas, tornando o filme “Rio” uma realidade, (*nessa ocasião, sem vírgula aqui) ao salvar as espécies em extinção.

    1 – Sugestão, em vez de utilizar o “com”, use “em parceria” e isole essa expressão. Sendo assim, fica: “(…) Assim, o Estado, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, deve tomar medidas para a regulamentação…). ;3
    2 – Repetição da preposição “para”; tente evitar esse tipo de repetição, se for necessário, reescreva a frase.

    — Está conclusão foi adequada, aliás, temos a proposta de intervenção conforme os direitos humanos! Entretanto, senti a falta de algum detalhe em um dos elementos da proposta (Ação/Meio).

    Em suma, sua redação tem uma estética agradável, porém tente trabalhar mais em seu conteúdo, dessa forma, é decerto que você atingirá um novo nível!

    ••••••|||•••••• (Não sou corretora profissional, nem nada do tipo, por isso não leve tão a sério a minha avaliação final, ainda sou leiga quanto a como o ENEM corrige as redações!)

    C1 – Domínio da norma culta: 80pts
    C2 – Demonstrou compreensão da proposta e se manteve fiel à estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, a demonstração de repertório, porém, não foi adequada = 120pts.
    C3 – O texto tem uma falha na assimilação de ideias em certas ocasiões, entretanto, todo o texto está coerente = 160pts.
    C4 – A maior parte dos parágrafos são bem demarcadas, apenas com uma falta de coesão no 1º parágrafo de desenvolvimento e algumas repetições ao decorrer do texto = 120pts.
    C5 – Uma conclusão boa com uma boa proposta de intervenção = 120pts
    Somando, então, temos: 600pts!

    Bjs e boa sorte na sua jornada!!!

    • 1
  2. Bom dia, seu texto está bem escrito estruturado, porém notei que falta desenvolver os parágrafos de desenvolvimento e também detalhar um pouco mais sua conclusão de modo que sua nota aumente nessas competências, tirando essa parte está muito bem escrito, continue estudando que certamente alcançará tudo que deseja!

    • 1
  3. sua conclusão falta 2 periodos, a finalidade e o detalhamento;
    desenvolva + um pouco seus paragrafos de desenvolvimento, para aumentar sua nota na c3;
    faltou um repertorio para puxar o problema supratranscrito, aumentando assim a sua nota na c2;
    alguns desvios gramaticais;
    c1: 160
    c2: 140
    c3: 140
    c4: 200
    c5: 160
    nota= 800!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.