Causas da violência urbana no Brasil.

  • 1

Ao se falar sobre a violência urbana no Brasil é importante discutir alguns aspectos sobre essa temática. Nesse sentido, discute-se sobre a desigualdade social e a falta de políticas públicas de inclusão do jovem em cursos profissionalizantes e no mercado de trabalho.
Primeiramente, com a Lei Áurea de 1888 houve, no Brasil, o fim da escravidão, porém o negro escravo saiu das grandes fazendas, onde tinha comida e lugar para dormir, sem nenhuma política pública que o auxiliasse a fim de conseguir o seu sustento, fazendo com que eles ocupassem áreas irregulares sem o mínimo de condição de higiene formando-se assim o que hoje são as favelas e com elas a crescente desigualdade social que perdura até hoje.
Além disso, a falta de políticas públicas que integrem o jovem em cursos profissionalizantes e no mercado de trabalho faz com que muitos procurem uma forma de sustento, e não achando entram para o crime, pois os traficantes das favelas oferecem o que o governo não consegue oferecer como: transporte dentro da favela, segurança e até mesmo distribuição de produtos básicos como o gás de cozinha por um valor simbólico muitas vezes. Com isso o jovem vê uma forma de ganhar dinheiro fácil aumentando os roubos, confronto com policiais e consequentemente aumentando o número de mortes.
Portanto, o governo deve agir e criar políticas públicas de inclusão dos jovens, principalmente  os de baixa renda, não só em cursos, mas também oferecer incentivos fiscais e redução de impostos para as empresas que contratarem menor aprendiz de baixa renda, afinal como dizia o filósofo Pitágoras ” Eduque as crianças e não precisará punir os homens.”

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Diane, tudo bem? Seu texto está bom mas pode melhorar. Você teve alguns desvios de gramática, excesso de espaços também mas acredito que isso seja por conta da digitação. A sua introdução ficou meio vaga, você não apresentou claramente sua tese apenas “joga” o assunto. Nos parágrafos de desenvolvimento você fez bem em utilizar referências históricas mas lembre de (preferência) associa-los a dados estatísticos do presente (principalmente no segundo parágrafo de desenvolvimento), pois assim seu texto passa mais segurança. Na proposta de intervenção você focou muito em apenas ações públicas mas não destrinchou como seriam essas ações e quem as realizaria (use essa “fórmula: Agente + ação+ modo+ finalidade), lembre-se também que conclusão não é lugar de acrescentar informações! Então essa citação de Pitágoras você poderia colocar na introdução e na conclusão só relacionar a sua proposta de intervenção com a citação dita anteriormente.
    Espero que tenha ajudado” ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.