Iniciante

Carta propondo uma inciativa popular a uma autoridade

  • 0

Excelentíssimo Ministro da justiça e da segurança pública, 

Venho por meio desta, manifestar-me em nome da população brasiliense e das cidades satélites, sobre a questão da violência que assola nossa sociedade. Nós, cidadãos, nos preocupamos com os dados alarmantes que mostram o aumento da criminalidade no Distrito Federal. Tendo isso em vista, desejamos não apenas protestar e cobrar medidas da Vossa Excelência, mas também propor um projeto que atenda as áreas mais periféricas da região distrital, uma vez que os problemas com a violência surgem e ocorrem com maior frequência nesses locais, estendendo-se posteriormente às regiões centrais. 

Considerando a frase de Paulo Freire, importante educador brasileiro, “A educação não muda o mundo, e sim pessoas. Pessoas transformam o mundo”, podemos concluir que a educação é a melhor maneira de alterarmos o contexto vigente. Seguindo esse pensamento, os moradores da capital bem como os moradores do entorno, almejam uma parceria do ministério da segurança pública com o ministério da educação, atuando juntos na criação de escolas e centros de apoio em locais estratégicos para prevenção à criminalidade. Na obra televisiva “Amor de mãe”, apresentada pela Rede Globo no final de 2019, uma professora foi baleada no meio de um confronto da policía com traficantes, ao pedir que não atirassem na escola em que lecionava. Após o episódio, a escola, que era pública, foi fechada por estar em uma zona de perigo, ou seja, numa favela. O drama se estende para além do cenário cinematográfico, já que as forças estatais, preferem soluções rápidas do que de fato efetivas. É preciso aproximar ambientes educativos da população mais necessitada, não o contrário. 

Creio que a Vossa excelência não compactua com o tratamento dado pelo Estado a essas pessoas em contexto de vulnerabilidade social. Portanto, eu, como representante da comunidade, peço, respeitosamente que, se atente ao nosso projeto de iniciativa pública. Visamos por espaços que assistam de perto crianças, jovens e adultos moradores de regiões próximas à pontos de drogas, dando incentivos que afastem essas pessoas dos vícios, dos abusos, da falta de perspectiva, da falta de oportunidades de qualificação, etc. Foi com o mesmo intuito que Joana Gabriela Machado, uma bailarina e enfermeira, deu origem ao Instituto Novos Sonhos, que atende menores de idade da Cracolândia de São Paulo. Além de suporte educacional e psicológico, o Istituto oferece aulas de ballet, jiu jitsu, futebol e música, dando a chance para que muitas crianças e adolescentes não se vejam limitados a tomar más decisões, que prejudicam a si mesmas e a sociedade como um todo. Seguindo o mesmo exemplo, com o apoio governamental e de toda populaação, muitos crimes, de diversas espécies, serão combatidos, já que pessoas bem educadas socialmente corroboram para uma sociedade mais desenvolvida e mais pacífica. 

Compartilhar

1 Correção

  1. A carta em si está muito bem elaborada, parabéns. O tema abordado consiste a um apelo em uma causa importante, também por ser a realidade de milhares de pessoas, onde as autoridades dão menas atenção, infelizmente.
    Sou uma estudante, não sou experiente em redações, apenas o básico.
    Percebi dois erros ortográficos no último parágrafo: “istituto” o correto é “instituto” e “populaação” o correto “população”.
    Me desculpe caso a correção esteja inválida, sou nova na plataforma.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.