Carta aberta sobre o racismo

  • 0

Salvador, 8 de março de 2021. 

Ilustríssimo João. 

Venho através desta carta informar ao senhor um ato de racismo que ocorreu no colégio. Um menino do sétimo ano excluiu um colega da sua sala pela sua cor de pele, uma atitude extremamente discriminatória e agressiva. Por isso, acredito que deve ser feito algo a respeito para que esse ato não se repita nem na escola, nem fora dela e não só o racismo, como toda e qualquer forma de discriminação. 

Não é novidade ver notícias as quais pessoas inocentes foram assassinadas pela sua cor, foram impedidas de ir a algum lugar ou fazer algo que pessoas brancas são livres para fazer. Em 2017, foi feita uma pesquisa com 200 pessoas de diferentes classes sociais e 67% delas acreditam que deixaram de ser contratadas por serem negras. Além disso, seis em cada dez entrevistados foram vítimas de racismo no ambiente de trabalho. Portanto, a escola deve fazer o possível para contornar essa situação, já que esta tem um papel importantíssimo na formação de cidadãos, sendo assim, responsabilidade do colégio garantir que o acontecimento não se repita, de modo a certificar uma geração melhor no futuro.

Na minha concepção, é necessário tomar providências para que o ato não ocorra novamente e não se torne ainda mais agressivo. Ademais, como cidadãos, devemos sempre lutar contra todo preconceito e desigualdade, independente se somos afetados diretamente por ele ou não. Martin King Luther afirmou: “nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”. Concluímos então, que medidas devem ser tomadas.

Podem ser feitas reuniões ou palestras com alguém que entenda do assunto, tanto com os alunos quanto com os pais. Pode também ser ensinado aos alunos sobre justiça social e a valorizar as diferenças. Sempre visando o respeito, a solidariedade e o companheirismo, obtendo assim, um ambiente escolar harmônico e agradável e ocasionalmente um mundo ideal.

Atenciosamente,

Natasha Romanoff.

 

* O tema da minha redação é uma carta aberta (uma carta para reivindicar algo, e às vezes pode ser destinada a um grande público).

* Essa carta está sendo enviada (ficticiamente) à uma escola onde um aluno sofreu racismo (situação inventada).

* Os nomes (no início e no “atenciosamente”) são fictícios.

Compartilhar

2 Correções

  1. Não achei nenhum erro na sua redação, mas creio que se fizer alguns alterações irá melhorar o entendimento do texto.
    Titulo: por ser uma situação formal (você provavelmente está querendo se comunicar com a direção do colégio), aconselharia a trocar o remetente por corpo docente ou algo do tipo.
    1°parágrafo: trocar o “pela sua cor” por ‘devido a” e “deve” por “deva”;
    2° parágrafo: acrescentar “a” entre “ir a algum lugar ou” e “fazer algo”, acrescentar “é” antes de “responsabilidade do colégio’

    É um texto realmente muito bom, parabéns.

    • 1
  2. >>Não encontrei nenhum erro ortográfico ou de pontuação, mas tenho algumas observações que acredito que melhorariam o entendimento do texto:

    *1º parágrafo: “[…]não só o racismo, como toda…”, creio que seria melhor substituir o ‘como’ por ‘mas também’;
    *3º parágrafo: “Concluímos então, que medidas devem ser tomadas”, acredito que ficaria melhor se substituir por “Portanto, medidas precisam ser tomadas ”
    *início do último parágrafo: trocar o “Podem ser feitas…” por “Conclui-se que reuniões ou palestras podem ser feitas com especialistas no assunto…”;
    *último parágrafo: trocar o “Pode também…” por “É possível também ensinar os alunos acerca da justiça social…”;
    *último parágrafo: unir “[…] valorizar as diferenças. Sempre visando…”, trocando o ponto final por uma vírgula.

    >>acredito que seu texto esteja muito bom, só é necessário um vocabulário mais diversificado…

    obs: amei o nome do remetente hehehe :)

    sucesso pra ti!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.