Capacitismo em questão no Brasil

  • 0

De acordo com Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Visto isso, é possível mencionar que a discriminação contra pessoas com deficiências é algo muito difícil de desaparecer. Entretanto, a sociedade pode tomar algumas medidas para amenizar o quadro atual no Brasil. Indubitavelmente alguns motivadores do capacitismo são: alguns deficientes que pensam que precisam ser exemplos e a concepção capacitista. 

Em primeiro lugar, é importante destacar que uma parcela de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência seja mental ou física, possuem a necessidade de serem exemplo de superação e mostrarem isso para todos, no sentido de que todos deficientes precisam ser iguais a ele. Por consequência, muitos deficientes acabam por se sentir mais inferiores do que geralmente sentem, sendo que eles não têm a obrigação de ser muito bom em alguma coisa, eles só precisam ser eles mesmos. 

 

Além disso, deve-se ressaltar que há ainda muito preconceito contra as pessoas que possuem alguma deficiência. Segundo Friedrich Nietzsche, “a crueldade é um dos prazeres mais antigos da humanidade”. Como resultado, dessa crueldade manifestada em formas de bullyings e ataques pessoais, as vítimas sofrem com múltiplas doenças psicológicas, podendo em alguns casos levar a morte. Vale destacar que estes ataques ocorrem em função dos preconceituosos se acharem superiores aos deficientes. 

Portanto, é de suma importância que o Estado tome previdências para amenizar o cenário atual. Para a diminuição de capacitismo no Brasil, urge que o Ministério da Educação eduque os alunos, desde quando eles são mais jovens, por meio de palestras escolares e vídeos educacionais, mostrando a eles que todos são iguais, mesmo com algumas diferenças. Dessa maneira, a sociedade aprenderá desde jovens a respeitar e tratar igualmente as pessoas que possuem deficiência. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem, eu dei uma lida no seu texto e fiz algumas observações, vamos lá.

    INTRODUÇÃO:

    Entrou com uma contextualização muito boa, já entrando no assunto de preconceito e discriminação e apresentou claramente suas teses.

    Desenvolvimento 1:

    Logo no começo já deu uma afirmação: “[…]possuem a necessidade de serem exemplo de superação e mostrarem isso para todos[…]”. Poderia ter exemplificado mais e trouxe um pouco da sua opinião como se fosse você falando mesmo.

    Desenvolvimento 2:

    Você trouxe uma afirmação muito boa, depois deu exemplos como o bullying e ataques pessoais, e depois explicou o que pode acontecer com as vítimas, Porém faltou da uma conclusão mais clara pois você acrescentou uma explicação e finalizou o parágrafo.

    Conclusão: Faltou dar uma retomada nos temas, você entrou logo no começo do seu parágrafo na proposta de intervenção.

    No mais é isso, espero que tenha ajudado. Bons estudos. Continue a escrever, tem muito potencial.

    • 0
  2. Sua redação ficou bem perspicaz, porém, com pequenos erros gramaticais (que aqui não vale nada, mas no ENEM é de grande importância não errar). Se tu fizeres um modelo de redação, baseado nesse, porém com frases mais curtas e uma pequena correção de erros gramaticais, tu terás muita evolução. Continue firme e conseguirá ir cada vez mais longe, abraços.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.