Iniciante

Capacitação da educação inclusiva (docente)

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PS: Favor, corrijam a redação padrão ENEM, com as respectivas notas das competências.

 

 

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a capacitação da educação inclusiva no Brasil. Tais fatores são resultado da falta de acessibilidade, além do atual modelo de ensino.

Em uma primeira análise, cabe ressaltar os poucos recursos que a nação obtém ao se tratar de um assunto tão delicado e importante que é a educação inclusiva. A série de televisão produzida pela Netflix, “Atypical”, aborda um garoto autista chamado Sam, que está à procura de um romance. Entretanto, ele é um tanto quanto antissocial, além de desenvolver alguns surtos no decorrer dos episódios. Apesar do programa não apresentar diretamente a educação de alunos especiais, pode-se notar como há pouco preparo docente para trabalhar com estudantes desse âmbito, algo que precisa ser revisto com certa urgência.

Ademais, o modelo educacional é outro item a ser analisado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a contemporaneidade atual. As escolas acabam por rejeitar essas crianças com necessidades especiais, tal quais as superdotadas e portadoras de déficit de atenção, quando promulgam a ideia de que se necessita de uma instituição específica para educar os alunos ditos “fora do padrão”, cultivando a exclusão destes. Essa situação deve ser examinada e reestabelecida para que não haja mais sofrimento entre os alunos.

Urge, portanto, a necessidade de combater essas problemáticas. Para tal, cabe ao Ministério da Educação promover uma forma viável de educar para incluir, por intermédio da contratação de profissionais qualificados que saibam lidar de forma correta e consciente com os alunos, a fim de estabelecer um ambiente educacional mais burocrático e inclusivo, além de adaptar o espaço escolar. Com tais ações, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º.

 

 

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3 Correções

  1. HELLO tudo bem? Espero que sim ! ^_^

    – Parabéns pela redação. VAMOS LÁ PARA A CORREÇÃO !

    # Ordem da introdução:
    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA + TESE .

    # Ordem dos dois desenvolvimentos:
    CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.

    # Ordem da conclusão:
    RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
    ( AGENTE+ AÇÃO+ MEIO+ DETALHAMENTO/ FINALIDADE + RESULTADO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical e de convenções da escrita.

    Nota 2 – 200– desenvolve bem o tema proposto. SEM HAVER FUGA NO TEMA.

    Nota 3 _200– A argumentação é explícita e revela um bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

    Nota 4 : 200– observa-se um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos (RECURSOS COESIVOS.

    Nota 5 : 160– elabora uma boa proposta de intervenção.

    CORREÇÃO: Cuidado nessa competência, pois os problemas que você citou no D1 e D2 devem ser resolvidos aqui, de uma forma clara a completa.

    NOTA FINAL: 940

    > CONTINUE PRATICANDO…
    ABRAÇOS ʕっ•ᴥ•ʔっ

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  2. Oi vou corrigir sua redação.
    Introdução, bons argumentos entre as frases.
    Desenvolvimento, falta de conectivos entre um paragrafo e outro. você compreendendo a proposta de redação.
    Desenvolvimento, bons conectivos e um bom conhecimento vocabulário.
    proposta de intervenção, Conclusão ,ação, meio, conclusão. você podia ter juntado as frases. Com tais ações, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º. fecharia melhor a conclusão. Total, 800

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  3. Oi!

    Excelente redação!

    C I – 200 (apenas um erro encontrado, mas excelente escrita)
    C II – 200 (ótimo repertório)
    C III – 200 (ótimo conhecimento sobre a estrutura textual dissertativo-argumentativo)
    C IV – 200 (ótimo conhecimento sobre os mecanismos de escrita)
    C V – 160 (por que contratar mais funcionários ao invés de promover a especialização dos já existentes? Você citou a mudança do modelo educacional, no desenvolvimento II, e não propôs algo para resolução dessa problemática.)

    Total = 960

    Espero ter te ajudado, bons estudos!

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