Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More é descrito uma sociedade perfeita, que se caracteriza pela ausência de conflitos e problemas. No entanto no que diz respeito a contemporaneidade, a realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a gestão do trabalho ainda enfrenta empecilhos para lidar com as novas tecnologias. Nesse sentido, diante de um mundo dúbio e temerário, analisar seriamente o problema se faz de imediato e necessário.
Sobretudo, é fundamental pontuar a falta de clareza de como o trabalhador do século XXI, deve se portar diante das novas formas de trabalhar. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de empenho do governo, que não garante um acesso mais abrangente ao ensino superior, que atualmente é básico para o mercado de trabalho e, por conta disso diversos brasileiros ainda não conseguiram uma ocupação formal. Desse modo, urge uma rápida mudança de postura do estado.
Ademais, é válido ressaltar que sem o conhecimento necessário os funcionários perpetuam o problema. De acordo com o Projeto Draft, que realizou uma pesquisa onde cerca de 84% dos líderes, esperam que seus subordinados sejam alfabetizados digitais. Partindo desse pressuposto, é lógico imaginar que a empresa fornecerá para o funcionário meios para se capacitar, porém é uma pequena parcela de empresas que realmente o fazem. Tudo isso retarda a resolução do problema, já que a alfabetização digital é uma realidade distante.
Desse modo, medidas exequíveis são necessárias para clarear o caminho do trabalhador e das empresas. Dessarte, com intuito de mitigar o problema, necessita-se o que Tribunal de Contas da União passe a direcionar capital, que ao chegar nas Universidades públicas, as mesmas poderão através do aumento de número de cotas, permitir a entrada de mais pessoas na graduação superior. Assim, atenuar-se-á a médio e longo prazo, o impacto do problema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Natally
Oi Pedro
Sua introdução está ótima, de verdade, sua analogia foi colocada muito bem. Porém, acho que suas teses deveriam ter sido mais claras.
No D1, você trouxe argumentos legais, mas não houve muito desenvolvimento deles. Além disso, a falta de conectivos fez com que algumas partes estejam confusas. A citação de Hobbes está boa, muito bem colocada
Seu D2 está bom, apenas com alguns probleminhas de conexão.
*Veja um pouco sobre coesão e coerência pra te ajudar a desenvolver melhor esses parágrafos*
Na conclusão você retomou a tese e fechou com a sua analogia inicial, isso é ótimo. Porém sua proposta está vaga, use as perguntas “quem? O que? Como? E para que?”, te ajudarão a desenvolver esse parágrafo.
Por fim, pratique mais e observe esses erros que tentei pontuar. Espero ter ajudado.
Boa sorte!!
madriele03
Nota 1 – 120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
Nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
Nota 4 – 180 – domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
Nota 5 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Andre_Burnier
Boa Noite
Introdução:
OBS: No entanto no que diz respeito a contemporaneidade, a realidade é o oposto do que o autor prega, (Você forçou a citação para encaixar no tema, é óbvio que a realidade não vai condizer com a obra, pois esta é uma obra de ficção)
Não consegui entender sua tese, e nem os argumentos que você abordaria no texto
Desenvolvimento 1: achei confuso e de fraca argumentação, você apontou diversas questões sem embasamento
Ex: o que seria essa falta de clareza de como o trabalhador deve se portar, falta de empenho do governo, ensino superior não é básico para o mercado de trabalho, ou se você quer convencer o leitor de que é deveria argumentar mais sobre.
Desenvolvimento 2: Obs: você foi contraditório, pois se pesquisa apontou que os líderes esperam que seus subordinados já sejam alfabetizados digitalmente, então por que seria lógico imaginar que a empresa iria fornecer meios de alfabetização para o funcionário.