Caminhos para se combater o impacto negativo do lixo eletrônico no Brasil

  • 0

 
Caminhos para se combater o impacto negativo do lixo eletrônico no Brasil.

  A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada aos caminhos para se combater o impacto negativo do lixo eletrônico, já que é justamente a falta de incômodo social que a consolida como um regresso para a nação brasileira. Nesse sentido, tal situação de indiferença tem como origem a negligência governamental. Não só a insuficiência legislativa como também a falta de debates agravam a problemática.

  Nesse contexto, entende-se a insuficiência legislativa como um empecilho para a resolução do problema. Conforme a Constituição Federal de 1988, ela assegura que o meio ambiente seja atribuído como direito de todos e sua tutela um dever de todos. Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que na prática o meio ambiente vem sendo cada vez mais prejudicado devido ao descarte ilimitado de lixo eletrônico na natureza.

  Ademais, a falta de debate acerca da problemática pode ser entendida como um impasse para a resolução do problema. De acordo com o moralista francês Joseph Joubert “a meta de uma discussão ou de um debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”. Contudo, a ausência de debate acerca dos caminhos para se combater o impacto negativo do lixo eletrônico no Brasil não conscientiza e não aproxima a população do problema e suas consequências, fazendo com que os indivíduos fiquem alienados acerca desta problemática social.

  Diante disso, faz-se necessário que o Poder Legislativo exerça a previsão do texto, através da fiscalização, para que a lei possa se fazer presente na sociedade brasileira. Além disso, cabe ao Ministério da comunicação apresentar a população brasileira os problemas sociais, como impacto do lixo eletrônico na natureza, através de jornais, revistas e redes sociais para que a população se conscientize e mude seus hábitos.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. oi mari, tudo bom?
    eu vou corrigir sua redação de acordo com meus conhecimentos sobre o tema, okay? me perdoe se achar equivocada algumas pontuações que farei.
    primeiro devo parabeniza-la pela redação, foi muito bem escrita .

    introdução: “Nesse sentido, tal situação de indiferença tem como origem a negligência governamental. Não só a insuficiência legislativa como também a falta de debates agravam a problemática”.
    Nessa parte fiquei um tanto perdida, vc fala da negligência governamental, fiquei em dúvida se faria parte do seu projeto de texto, já que vc coloca a insuficiência legislativa e a falta de debates.

    desenvolvimento: já que usou insuficiência legislativa na introdução procure colocar um sinônimo para evitar repetição.
    é importante que você também coloque conectivo Inter parágrafos

    conclusão:
    agente: poder legislativo
    ação: fiscalização
    faltou meio/ modo, finalidade e o detalhamento

    agente: ministério da comunicação
    ação: apresentar os problemas sociais
    detalhamento: através de jornais, revistas e redes sociais

    ao invés de apresentar duas propostas, coloque 1 e apresente (o agente, ação, meio/modo, detalhamento, finalidade e retomada do repertório)

    C1 . Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 ( TOME CUIDADO COM AS ” VÍRGULAS” E COM O PARALELISMO SINTÁTICO)
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200 ( COMPREENDEU A PROPOSTA DO TEXTO MUITO BEM)
    C3:. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 ( TROUXE repertório legitimado)
    C4: 200
    C5: 160
    920

    • 1
  2. Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você!

    INTRODUÇÃO:

    No geral, sua introdução está bem completa só encontrei alguns desvios de concordância e alguns errinhos gramáticas. 👇

    “…A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada (essa palavra não flui muito bem, troque por “atribuída”) aos caminhos para se (tire o “se”) combater o impacto negativo do lixo eletrônico, (“os impactos negativos do lixo eletrônico”, no plural pois não é só um problema, são vários) já que é justamente a falta de incômodo (“do incômodo” o “do” deve concordar com incômodo) social que a consolida como um regresso para a nação brasileira.”

    Mais uma coisa, no final do seu parágrafo não dívida seus dois argumentos em duas frases, escreva ambos em uma frase só.

    “Nesse sentido, tal situação de indiferença tem como origem a negligência governamental além da insuficiência legislativa.”

    Não precisa desenvolva-las por agora, apenas exponha e deixe para explicar em seus desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 1:

    Primeiro erro, você citou primeiro a negligência governamental, por que seu primeiro desenvolvimento foi sobre a insuficiência legislativa? Troque de posição seus argumentos na introdução.

    Ok, você citou a Constituição Federal de forma muito breve, tente explica-la de maneira mais clara, imagine que o corretor que está lendo sua redação não tenha ideia do tema, você deve explicar de forma bem explícita. Outra coisa, logo após você citar a constituição você a relacionou com o tema (de forma bem implícita) o que é ótimo e está correto, porém, foi só isso? Cade sua marca de autoria? Acrescente uma frase explicando do seu ponto de vista o que o descarte de lixo eletrônico implica em meio a sociedade.

    DESENVOLVIMENTO 2:

    Sendo bem sincera, se eu não soubesse o tema, não saberia sobre o que você está escrevendo, na sua primeira frase: “Ademais, a falta de debate acerca da problemática pode ser entendida como um impasse para a resolução do problema.” A falta de debate é por parte de quem? De qual problemática você se refere? Quais impasse estão impedindo a resolução do problema?

    O restante do parágrafo está bom, trouxe um argumento sociocultural e o relacionou com o tema, mas, novamente, cadê a SUA opinião?

    CONCLUSÃO:

    Quando você diz que o poder legislativo deve fiscalizar as leis, de quais leis você está falando? É uma lei ja existente? Ele deve criar uma nova lei?

    Vamos lá, você citou os agentes, o que eles devem fazer, como eles devem fazer, porque eles devem fazer, mas, cade o detalhamento? Ficou muito vaga sua conclusão e o último parágrafo é o mais importante, é nele que você da a solução pros problemas, você escreveu o clichê.

    Mais uma coisa, você não fez a retomada de texto. Nao sei se você tem conhecimento sobre ele, mas ela é a chave de ouro da sua redação, porque, aparenta que você sabe o que fazer. Então no final do parágrafo, acrescente uma frase, do tipo: ” Somente assim, a afirmação do dramaturgo Oscar Wild, será verificada na prática.”

    NOTA:
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120

    Nota final: 640

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.