O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a discriminação de pessoas com deficiência, problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve, principalmente, à lacuna escolar e à falta de empatia entre o convívio. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Sob esse viés, é notório que as escolas não abordam este tema de forma suficiente. Nesse sentido, os alunos acabam não tendo conhecimento de quais atitudes são preconceituosas e como devem agir para auxiliar aqueles que apresentam anormalidades. Nessa perspectiva, percebe-se uma violação do “contrato social”, segundo as ideias do pensador contratualista John Locke, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade perante a lei, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a ausência de compreensão entre os indivíduos como impulsionador das consequências do capacitismo. O filme “A teoria de tudo” exemplifica o que foi dito, visto que o personagem principal apresenta uma deficiência degenerativa, no seu cotidiano era muito comum encontrar pessoas fazendo piadas e comentários ofensivos devido a sua aparência e incapacidade de se locomover. Isto ocorre pois a população não se movimenta em prol da erradicação da problemática, agindo de forma incoerente e individualista perante as dificuldades de quem as presencia. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a persistir.
Portanto, observa-se a necessidade de uma intervenção diante desse panorama. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação contando com a participação de governadores, por meio de verbas destinadas à pasta, crie um programa educacional intitulado como “Somos Todos Iguais e Diferentes” que ofereça materiais e palestras aos estudantes de redes públicas e privadas, influenciando-os a praticar o bem e demonstrando como agir em situações inesperadas. Essa ação será realizada com o intuito de se estabilizar um grupo social mais justo e igualitário. Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.
EMS
Competência 1: 160 pontos – Não me sinto completamente certa sobre falar dessa competência, mas acredito que ocorreram usos inadequados da vírgula em alguns momentos ao longo do texto.
Competência 2: 160 pontos
Competência 3: 120 pontos
Competência 4: 120 pontos
Competência 5: 160 pontos
Total: 720 pontos
Gostaria de mencionar parte da sua introdução que poderia ter sido desenvolvida de uma forma melhor : Essa realidade se deve, principalmente, à falta de discussão ( ou abordagem) sobre o capacitismo e da inexistência do exercício de empatia no convívio social.
*Lembrando que estou apenas dando uma ideia para melhorar a discussão sobre o tema no seu texto, portanto sinta-se livre para aceitar ou não.
No seu 1 desenvolvimento foi usado o termo anormalidade que é um termo inadequado para se referir a quem possui algum tipo de incapacidade seja ela física ou intelectual, acredito que o mais correto seria pessoas portadoras de alguma deficiência.
No 2 desenvolvimento nesta parte : “Isto ocorre pois a população não se movimenta em prol da erradicação da problemática, agindo de forma incoerente e individualista perante as dificuldades de quem as presencia.” Acredito que você quis dizer de quem as vivencia, certo?
Estercar
Boa noite,
A sua introdução há muitos pontos finais onde caberiam virgulas e conectivos, ex: ”Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a discriminação de pessoas com deficiência, problema recorrente na sociedade brasileira, na qual se deve, principalmente, à lacuna escolar e à falta de empatia entre o convívio.” (não vi necessidade do uso da ultima frase). Identifiquei os seus argumentos como:
ARG1: lacuna escolar
ARG2: falta de empatia no convívio
O seu parágrafo argumentativo 1, há novamente o uso do ponto no lugar da virgula (tente revisar bem sua redação e ler em voz alta para notar frases que se encaixam ou não). Na sua segunda argumentação, você usou como repertório sociocultural o filme ”A Teoria de Tudo”, mas não citou o diretor/autor/studio (sempre cite isso).
A sua conclusão está completa e bem detalhada.
Portanto, C1: 160
C2; 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 880
Volder
Competência 1: 200
Ótimo domínio da norma culta.
Competência 2: 200
Ótima compreensão da proposta e do tema pedidos.
Competência 3: 120
Ausência de uma citação e de mais algum argumento consistente.
Competência 4: 140
No segundo parágrafo, há uma incoerência entre o argumento contratualista de Locke e o argumento do mal analisado estar sendo causado pelas escolas, dentro da sua perspectiva. Uso insuficiente de conectivos e presença de períodos muito longos.
Competência 5: 160
Ausência do detalhamento.
Total: 820