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Caminhos para resolver a questão do analfabetismo no Brasil

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No seriado mexicano, ‘’Chaves’’, o personagem Professor Girafales vivencia em vários episódios desafios como a desmotivação dos alunos, a falta de atenção em sala e até lida com o choque de realidades sociais entre os estudantes. De maneira análoga a obra cinematográfica, o analfabetismo no Brasil é resultado de diversas situações existentes e traz vários agravantes para o indivíduo e o país. Pode-se, portanto, analisar como consequências de tal problemática o: negligencia governamental e fatores históricos.

Em primeira análise, evidencia-se, que a situação socioeconômica é um dos grandes entraves no combate ao analfabetismo. A falta de creches para atender toda a demanda da população, além da pouca ou inexistente capacitação dos docentes para garantir a preparação eficaz do aluno e evitar a evasão escolar são realidade encontradas em diversas regiões do Brasil e, normalmente, invisíveis para o Poder Público. Ademais, para ter um ensino de qualidade é preciso ter a educação como prioridade, isto é, é necessário ampliar o investimento de forma contínua e a longo prazo.

Em segunda análise, é imperativo pontuar que o Brasil foi historicamente uma colônia de exploração, onde a elite branca era privilegiada enquanto os negros viviam as margens da pobreza e sem acesso a escolaridade. Essa realidade permanece enraizada na população pobre, no qual não possuem condições de frequentar um ensino de qualidade ou em outros casos, precisam escolher entre trabalhar para ajudar a família ou estudar. Logo, fica nítido o descaso do governo com relação a essa classe, e é leviano negar que é preciso um maior investimento em educação para que todos tenham acesso a ela.

Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam serem tomadas para diminuir tamanha problemática. Posto isso, ao Ministério da educação criar novas creches e incrementar a capacitação dos docentes, por intermédio de cursos profissionalizantes que ofereçam benefícios ao plano de carreira do professor. Além disso, o Governo Federal – Esfera dos Três Poderes –  deve ampliar os programas de redução da desigualdade social – como o Bolsa Familia – , além de criar escolas especializadas para a população que não foi alfabetizada na infância, visando garantir a igualdade de oportunidades. Logo, o analfabetismo no Brasil deixará de ser uma realidade.

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1 Correção

  1. Bom dia, Ranielly! Vou fazer essa correção marcando erros e dicas diversas de acordo com a progressão do texto, okay? Espero ajudar.

    *Introdução*
    1. A estrutura está perfeita.
    2. “De maneira análoga a obra cinematográfica” o “a”, neste caso, tem crase. Crase é complicado, minha dica para que você aprenda a colocar é: pense na mesma frase, só que com o objeto no masculino, por exemplo, ao invés de “obra”, pense em “relato”, nesse caso, escreveríamos “de maneira análoga AO relato”, e sempre que tivermos “AO” vai crase. Eu substituiria “obra” por “obro” logo, pra fazer a linha de raciocínio mais rápido. ;)
    3. “de tal problemática o:” retire “o”, porque é desnecessário, mas caso deseje mantê-lo, coloque-o no feminino, para manter a concordância gramatical.

    *Desenvolvimento 1*
    1. Boa argumentação, mas acredito que falta autoridade. O corretor pode considerar achismo, e aí lá se vai um parágrafo todo se tornar inútil.
    2. Não há vírgula após “evidencia-se”. Lembre-se de NUNCA cortar uma frase ao meio com uma vírgula, a menos que vá inserir um aposto (frase que explica um termo anterior), mas se vc tem dificuldade com vírgula, cuidado com os apostos no meio de frases, bele?
    3. “são realidadeS” ponha um “s” para manter a concordância. Esse é o terceiro erro de gramática, então, de acordo com o manual do corretor, publicado pelo Inep, a redação já não teria mais 200 pontos na competência 1. Seriam 160, a partir daqui.
    4. Boa conclusão de desenvolvimento, mas eu retiraria o “ademais” e colocaria um “logo” ou qualquer conectivo de conclusão, pois o parágrafo ficaria mais progressivo, mais produtivo.

    *Desenvolvimento 2*
    1. A estrutura do parágrafo melhorou e evocar conhecimentos históricos denota autoridade, mas parece fraco. Aconselho que você cate filósofos de uso genérico, como Thomas Hobbes e John Locke sobre o contrato social, e aplique sempre que não tiver mais opções. É melhor que nada.
    2. “na população pobre, >no qual< não possuem condições de frequentar um ensino de qualidade" erro de concordância, se escreve "a qual" pois está se referindo à população.
    "No qual" é mais (mas não somente) para lugar, beleza?
    3. " com relação a essa classe" erro: "à" com crase (relação ao classo, relação ao consenso)
    4. "tenham acesso a ela" erro: "à" com crase. (acesso ao elo, acesso ao homem).

    *Conclusão*
    1. "medidas precisam serem tomadas para diminuir tamanha problemática." erro: medidas precisam SER tomadas.
    2. AMADO:
    Agente: vc colocou.
    Meio: vc tbm colocou.
    Ação: colocou tbm.
    Detalhamento: check!
    Objetivo: perfeitamente.
    3. Obs: é sempre bom fazer duas propostas, como você fez. Notei que muitas redações nota mil fazem.

    É isso. Você foi muito bem. Se usou modelo pronto, ele ajudou a nortear teu texto e dar uma boa estrutura. Mas fique esperta com os argumentos, okay? Até amanhã dá tempo de aprender uns chaves. Você vai bem! <3

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