Caminhos para resolver a questão do analfabetismo no Brasil

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O incentivo da leitura e a sua inserção, desde a infância, é primordial para a formação de uma geração consciente de seus direitos. É preciso compreender que é evidente o crescimento da taxa de pessoas que estão sendo alfabetizadas no Brasil, sendo assim estamos evoluindo em comparação a outras épocas. Entretanto, o analfabetismo ainda é presente, advindo da negligência governamental e da desigualdade social, afeta negativamente a população brasileira.
Em primeira análise, vale destacar que durante a década de 60, a sociedade tinha a concepção, de que a escola pública, de forma direta, seria o agente transformador que eliminaria as desigualdades sociais, pois permitiria o acesso de todos os cidadãos. Em contrapartida, o sociólogo Pierre Bourdieu, afirma que o desempenho escolar, varia de acordo com a situação social do estudante, ou seja, a origem social e familiar são pontos importantes para a preparação acadêmica do indivíduo. Hodiernamente, a desigualdade social é marcante, extinguir o analfabetismo é um propósito, mas traz outro desafio ainda maior, o da exclusão social, ligado á aspectos como o acesso a cultura, justiça, moradia e trabalho, o analfabetismo restringe o ingresso a esses elementos, a baixa escolaridade faz com que as oportunidades de emprego sejam limitadas, influenciando na qualidade de vida.
Ademais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, que o Brasil possui cerca de 11,3 milhões de pessoas analfabetas, alguns motivos como a falta de incentivo familiar, o preconceito, a evasão escolar, e a falta de políticas eficientes, contribuem para que a problemática se perpetue; em razão disso o indivíduo se sente incapaz e acomodado a sua condição. Em soma, temos os analfabetos funcionais, aqueles que compreendem números e palavras, mas não conseguem ler um simples texto. Este grupo faz o uso de redes sociais, e por não saberem interpretar e verificar a autenticidade, acreditam em notícias falsas, prejudicando a erradicação da “fake news” e o progresso do país. Estes fatores refletem na baixa qualidade da educação brasileira, e na urgência por mudanças.
Dessa forma, o debate acerca do analfabetismo é necessário para a construção de uma sociedade igualitária. O Ministério da Educação deve investir na distribuição de materiais online para os alunos de escola pública, aulas de incentivo a leitura, na inserção de aulas de alfabetização para os adultos, e cursos didáticos online para crianças. Assim teremos uma sociedade alfabetizada, e ciente de seus direitos; a educação é a percussora da mudança do país.

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1 Correção

  1. Oi Mary, vou tentar pontuar algumas coisas que observei.
    INTRODUÇÃO: sua introdução está ótima, apenas com pequenos errinhos de gramática.
    DESENVOLVIMENTO 1: a banca mudou algumas coisas esse ano, dentre elas, os conectivos. Então, n é legal usar mais “Em primeira análise”, procure sobre essas mudanças e certifique-se de mudar isso.
    Eu achei seu d1 bem confuso, tem muito informação e vc n as desenvolveu bem. Tenta organizar melhor, lembra de colocar um argumento e distrinchar ele.
    DESENVOLVIMENTO 2: segue a mesma linha do d1, muita informação. Por exemplo, vc tá falando de analfabetos funcionais e ao invés de dar mais destaque a esse argumento vc pula para fake News, que ao meu ver, não é tão relevante p esse tema.
    CONCLUSÃO:
    Agente: Ministério da Educação

    Ação: “deve investir na distribuição de materiais online para os alunos de escola pública, aulas de incentivo a leitura, na inserção de aulas de alfabetização para os adultos, e cursos didáticos online para crianças.”

    Meio/modo: ?? Não identifiquei

    Detalhamento: não identifiquei

    Finalidade: “Assim teremos uma sociedade alfabetizada, e ciente de seus direitos”

    “A educação é a percussora da mudança do país”- desnecessário.

    Por fim, tente se organizar mais, distrinche melhor seus argumentos, que inclusive, são ótimo e continue praticando.
    Espero ter ajudado, Boa sorte!!

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