CAMINHOS PARA REDUZIR OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Segundo as ideias do sociólogo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Visto isso, é perceptível a importância de um apto aprendizado para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, atualmente, a sociedade brasileira passa por uma crise educacional gerada, principalmente, pelos impactos da pandemia do COVID-19. Bem como, essa realidade constitui um desafio a ser resolvido, uma vez que, percebe-se a nítida desigualdade social e o baixo investimento na educação pública do país.

Primeiramente, vale ressaltar o efeito negativo que a desigualdade social tem sobre a educação brasileira em tempos de pandemia. Ademais, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2020, mais de 1,8 milhões de alunos não possuem equipamentos eletrônicos para estudar, e cerca de 6 milhões não tinham acesso à internet, cujos dados demonstram o quanto as desigualdades se aprofundaram em meio a pandemia, dificultando assim, o aprendizado de milhares de crianças e adolescentes, tornando nítida a disparidade social existente.

Por conseguinte, salienta-se quão grande é o impacto do baixo investimento na educação pública do país, afetando diretamente a vida da juventude brasileira. Ainda, a Constituição Brasileira promulgada em 1988, declara o acesso à educação como um direito de todo cidadão, no entanto, não é exatamente o que tem ocorrido, tendo em vista que inúmeros jovens não estão recebendo a educação adequada, devido à carência de recursos que se alastrou em meio a pandemia. Sendo assim, é preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que os adeptos de baixa renda tenham seu direito educacional assegurado.

Portanto, é indispensável que o Estado em conformidade com a mídia, elabore campanhas informacionais no horário nobre, oferecendo dicas para ajudar os alunos a darem continuidade a seus estudos da melhor forma possível durante a pandemia, os incentivando a não desistir. Além disso, é de suma importância que o Ministério da Educação (MEC) refaça seu planejamento socioeconômico, procurando formas efetivas e cabíveis de destinar uma maior verba para um melhor investimento na educação e, consequentemente, como afirmou Kant, desenvolver uma melhora na sociedade.

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3 Correções

  1. Excelente texto!

    Argumentos e vocabulário muito bons, porém poucos desvios gramaticais em questão de preposições e vírgulas (o que é mais comum, não se preocupe!). Indico-lhe estudar um pouco a questão da gramática, para não errar mais e alcançar a almejada nota 1000!

    Nota final: 980
    comp1=180
    com2= 200
    comp3=200
    comp4=200
    comp5=200

    Parabés!!!

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  2. C1 : Possui bom domínio sobre a norma culta da língua portuguesa, e possui um vocabulário com bastante variedade, o que é essencial. Nota : 160

    C2: Repertório excelente, porém um pouco previsível. Além de que na introdução, para mim as partes não ficaram muito conectadas Nota : 120

    C3 : Bons argumentos e souber organiza -lós e usa-los da melhor forma : Nota :160

    C4 : Articulou super bem as partes do textos, e soube usar com perfeição os conectivos. Nota : 200

    C5 : Possui todos os elementos necessários na proposta de intervenção. Nota : 200

    Total : 840

    Comentário extra : Ótima redação, mas tenta focar em uma coisa só, não jogue tantas informações, apesar de você saber organiza-las bem.

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  3. INTRODUÇÃO

    POSITIVOS
    *Ótima contextualização, deixou sua tese clara e gostei do seu encaminhamento argumentativo
    NEGATIVOS
    *Não vejo nada de negativo
    *Tente relacionar um pouco mais sua contextualização com a realidade utilizando elementos coesivos

    DESENVOLVIMENTO 1

    POSITIVOS
    *Caramba! Esse parágrafo está perfeito. Usou todos os elementos necessários para uma ótima argumentação.
    NEGATIVOS
    *Não é uma crítica, apenas uma dúvida, não entendi o pq do “sujos dados”
    DESENVOLVIMENTO 2

    POSITIVOS
    *Usou, além de dados científicos, dados históricos. Isso enriqueceu bastante seu texto
    NEGATIVOS
    *Nada a criticar

    CONCLUSÃO

    POSITIVOS
    *Perfeito! Usou os 5 elementos pedidos e propôs uma solução realista sem ferir os direitos humanos
    NEGATIVOS
    *Ao invés de “no horário nobre”, seria melhor ‘em horário nobre”

    CONSIDERAÇÕES FINAIS + NOTA (ENEM)
    *Você sabe argumentar muito bem
    *Possui um vocabulário vasto
    *Notei poucos desvios gramaticais (vírgulas e algumas preposições)

    C1: 180
    C2: 200
    C3:200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA FINAL: 980

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