Segundo as ideias do sociólogo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Visto isso, é perceptível a importância de um apto aprendizado para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, atualmente, a sociedade brasileira passa por uma crise educacional gerada, principalmente, pelos impactos da pandemia do COVID-19. Bem como, essa realidade constitui um desafio a ser resolvido, uma vez que, percebe-se a nítida desigualdade social e o baixo investimento na educação pública do país.
Primeiramente, vale ressaltar o efeito negativo que a desigualdade social tem sobre a educação brasileira em tempos de pandemia. Ademais, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2020, mais de 1,8 milhões de alunos não possuem equipamentos eletrônicos para estudar, e cerca de 6 milhões não tinham acesso à internet, cujos dados demonstram o quanto as desigualdades se aprofundaram em meio a pandemia, dificultando assim, o aprendizado de milhares de crianças e adolescentes, tornando nítida a disparidade social existente.
Por conseguinte, salienta-se quão grande é o impacto do baixo investimento na educação pública do país, afetando diretamente a vida da juventude brasileira. Ainda, a Constituição Brasileira promulgada em 1988, declara o acesso à educação como um direito de todo cidadão, no entanto, não é exatamente o que tem ocorrido, tendo em vista que inúmeros jovens não estão recebendo a educação adequada, devido à carência de recursos que se alastrou em meio a pandemia. Sendo assim, é preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que os adeptos de baixa renda tenham seu direito educacional assegurado.
Portanto, é indispensável que o Estado em conformidade com a mídia, elabore campanhas informacionais no horário nobre, oferecendo dicas para ajudar os alunos a darem continuidade a seus estudos da melhor forma possível durante a pandemia, os incentivando a não desistir. Além disso, é de suma importância que o Ministério da Educação (MEC) refaça seu planejamento socioeconômico, procurando formas efetivas e cabíveis de destinar uma maior verba para um melhor investimento na educação e, consequentemente, como afirmou Kant, desenvolver uma melhora na sociedade.
Evilly26
Excelente texto!
Argumentos e vocabulário muito bons, porém poucos desvios gramaticais em questão de preposições e vírgulas (o que é mais comum, não se preocupe!). Indico-lhe estudar um pouco a questão da gramática, para não errar mais e alcançar a almejada nota 1000!
Nota final: 980
comp1=180
com2= 200
comp3=200
comp4=200
comp5=200
Parabés!!!
jheniffer0407
C1 : Possui bom domínio sobre a norma culta da língua portuguesa, e possui um vocabulário com bastante variedade, o que é essencial. Nota : 160
C2: Repertório excelente, porém um pouco previsível. Além de que na introdução, para mim as partes não ficaram muito conectadas Nota : 120
C3 : Bons argumentos e souber organiza -lós e usa-los da melhor forma : Nota :160
C4 : Articulou super bem as partes do textos, e soube usar com perfeição os conectivos. Nota : 200
C5 : Possui todos os elementos necessários na proposta de intervenção. Nota : 200
Total : 840
Comentário extra : Ótima redação, mas tenta focar em uma coisa só, não jogue tantas informações, apesar de você saber organiza-las bem.
dollynhoGAMER
INTRODUÇÃO
POSITIVOS
*Ótima contextualização, deixou sua tese clara e gostei do seu encaminhamento argumentativo
NEGATIVOS
*Não vejo nada de negativo
*Tente relacionar um pouco mais sua contextualização com a realidade utilizando elementos coesivos
DESENVOLVIMENTO 1
POSITIVOS
*Caramba! Esse parágrafo está perfeito. Usou todos os elementos necessários para uma ótima argumentação.
NEGATIVOS
*Não é uma crítica, apenas uma dúvida, não entendi o pq do “sujos dados”
DESENVOLVIMENTO 2
POSITIVOS
*Usou, além de dados científicos, dados históricos. Isso enriqueceu bastante seu texto
NEGATIVOS
*Nada a criticar
CONCLUSÃO
POSITIVOS
*Perfeito! Usou os 5 elementos pedidos e propôs uma solução realista sem ferir os direitos humanos
NEGATIVOS
*Ao invés de “no horário nobre”, seria melhor ‘em horário nobre”
CONSIDERAÇÕES FINAIS + NOTA (ENEM)
*Você sabe argumentar muito bem
*Possui um vocabulário vasto
*Notei poucos desvios gramaticais (vírgulas e algumas preposições)
C1: 180
C2: 200
C3:200
C4: 200
C5: 200
NOTA FINAL: 980