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Caminhos para reduzir os impactos da pandemia na educação brasileira

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A difusão educacional é uma das principais metas da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, em tempos de pandemia, esse objetivo ainda é utópico para a sociedade brasileira. Dessa forma, o atraso educacional resulta, principalmente, no aumento da desigualdade e risco à saúde mental dos alunos

A priori, a utilização da educação a distância fomenta a disparidade entre os discentes. segundo a UNESCO, 8 a cada 10 alunos deixaram de estudar durante a epidemia. A evasão escolar deriva, em sua maioria, da falta de ferramentas, como computador e internet, que, por sua vez dificulta o acesso ao aprendizado. portanto, nota-se uma educação elitizada e de desigual oportunidade, indo contra o pensamento iluminista, cujo conhecimento é sinônimo de progresso social.

Outrossim, o bem-estar da classe aprendiz em meio ao isolamento social é prejudicado. conforme uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, doenças psíquicas como ansiedade e depressão aumentaram mais de 50%, enquanto a aprendizagem caiu pela metade. Desse modo, obediente à filosofia de Arthur Schopenhauer, na qual a tristeza é precedente do fracasso, alunos ficam deprimidos frente aos desafios do mundo digital e dificuldade de absorção de matérias. Sendo assim, evidencia-se que a saúde de grande parte dos estudantes é intrinsecamente ligada ao aprendizado.

Em suma, os impactos da pandemia no meio educativo são preocupantes e medidas são necessárias para atenuá-los. Para isso, cabe ao MEC, em parceria com ONG’s, a doação de ferramentas de ensino remoto, promovendo o interesse e recursos aos alunos necessitados. Além disso, o Ministério da Educação, por intermédio de psicólogos Voluntários, a disponibilização de consultas gratuitas, via internet, à classe estudantil, visando uma boa saúde emocional, e, consequentemente, um melhor desempenho. Logo, com o cumprimento dessas atividades, a meta de educação a todos da ONU deixará de ser utópica.

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3 Correções

  1. Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação.
    (Aliás, agradeço a correção que você fez no meu texto).

    A difusão educacional é uma das principais metas da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, em tempos de pandemia, esse objetivo ainda é utópico para a sociedade brasileira(1). Dessa forma, o atraso educacional resulta, principalmente, no aumento da desigualdade e risco à saúde mental dos alunos
    (1) Você poderia ter detalhado um pouco mais sobre o porque é utópico. Só um pouco, para deixar a explicação p/ os D1 e D2.

    A priori, a utilização da educação a distância fomenta a disparidade entre os discentes. segundo a UNESCO, 8 a cada 10 alunos deixaram de estudar durante a epidemia(1). A evasão escolar deriva, em sua maioria, da falta de ferramentas,(2) como computador e internet, que,(3) por sua vez dificulta o acesso ao aprendizado. portanto, nota-se uma educação elitizada e de desigual oportunidade, indo contra o pensamento iluminista,(4) cujo conhecimento é sinônimo de progresso social.
    (1) Cuidado, epidemia e pandemia são diferentes. Epidemia seria em uma região, enquanto pandemia é global. No caso, vivemos numa pandemia.
    (2) e (3) Não seria necessário a vírgula aqui. Perceba que no (3) a vírgula dificulta a compreensão.
    (4) Talvez essa citação do iluminismo tenha ficado um pouco largada no texto. Eu teria evitado ou introduzido ela no começo do parágrafo.

    Outrossim, o bem-estar da classe aprendiz em meio ao isolamento social é prejudicado. conforme uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, doenças psíquicas como ansiedade e depressão aumentaram mais de 50%, enquanto a aprendizagem caiu pela metade. Desse modo, obediente à filosofia de Arthur Schopenhauer, na qual a tristeza é precedente do fracasso, alunos ficam deprimidos frente aos desafios do mundo digital e dificuldade de absorção de matérias. Sendo assim, evidencia-se que a saúde de grande parte dos estudantes é intrinsecamente ligada ao aprendizado.
    *Senti falta de uma argumentação e opinião sua. Trouxe bastante dados, mas pecou um pouco no argumento.

    Em suma, os impactos da pandemia no meio educativo são preocupantes e medidas são necessárias para atenuá-los. Para isso, cabe ao MEC, em parceria com ONG’s, a doação de ferramentas de ensino remoto, promovendo o interesse e recursos aos alunos necessitados. Além disso, o Ministério da Educação, por intermédio de psicólogos Voluntários, a disponibilização de consultas gratuitas, via internet, à classe estudantil, visando uma boa saúde emocional, e, consequentemente, um melhor desempenho. Logo, com o cumprimento dessas atividades, a meta de educação a todos da ONU deixará de ser utópica.
    *Duas propostas de intervenção, mas consegui enxergar na segunda todos os requisitos.

    Boa redação. Mas preciso apontar dois detalhes:
    • Sua redação está até que curta, não chegando a 300 palavras. Não sei se sua letra está grande ou não ocupou as 30 linhas, porém eu recomendaria que você utilizasse todas as linhas fornecidas para que seu argumento fique bem desenvolvido.
    • Seu parágrafo de intervenção ficou um pouco maior que o de desenvolvimento. Não que isso deva tirar nota, até onde eu sei não tira, mas deve ser algo para se levar em conta. Procure criar apenas uma proposta de intervenção e desenvolver melhor os argumentos nos D1 e D2, pois deu para ver que o problema não é repertório, e sim você desenvolvê-los.

    Parabéns, e continue treinando!

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  2. detalhe
    “A evasão escolar deriva, em sua maioria, da falta de ferramentas, como computador e internet, que, por sua vez dificulta o acesso ao aprendizado”
    esse “que” ficou perdido
    A evasão escolar deriva, em sua maioria, da falta de ferramentas, como computador e internet, que, por sua vez, dificulta o acesso ao aprendizado.

    A evasão escolar deriva da falta de ferramentas que dificulta o acesso ao aprendizado.

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  3. Olá. Sua redação está muito boa, entretanto eu senti falta de mais conectivos que ligassem uma ideia a outra, você pode perder pontos por causa disso. Na sua conclusão você deu duas soluções mas só detalhou uma delas. É importante que você opte por apenas uma solução e tente detalhar ela com tudo o que se pede para não perder pontos por isso também. Vou pontuar as que estou apta para isso, porque a C1 ainda não estou preparada.

    C2- 200
    C3- 200
    C4- 180
    C5- 160

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