Doutor

Caminhos para reduzir a violência urbana no Brasil- corrijo de volta

  • 1

O filme ”Uma noite de crime” retrata uma cidade em que, uma vez ao ano, todos os cidadãos são livres para descumprir as leis e serem violentos sem haver penalidades.   De maneira análoga, esse é um cenário que se compara com o Brasil, onde a violência urbana tem aumentado drasticamente..   Nesse viés, é necessário analisar as raízes do problema que ocorrem não só pela lamentável desigualdade econômica do país, mas também pela criminalidade crescente entre os jovens brasileiros.

Em primeiro plano, a péssima distribuição de renda entre os trabalhadores  e o setor publico se tornou  o principal obstáculo para reduzir a violência urbana.   De acordo com a revista ”Folha de São Paulo”, os servidores públicos recebem o salário 4 vezes maior do que de um trabalhador comum.   Em suma, enquanto muitas pessoas recebem pouco, poucos recebem muito.   Isso corrobora a situação crítica de vida dos brasileiros que, por não terem uma condição básica e se sentirem insatisfeitos com essa injustiça, infelizmente, optam por roubar e matar para garantir os direitos não fornecidos pelo governo, como alimentação, moradia e segurança.

Ademais, os jovens têm se inserido cada vez mais cedo no mundo da violência e criminalidade.    Segundo a citação de Rousseau, ” o homem é bom a sociedade o corrompe”.   Desse modo os adolescentes veem o perigo crescente das ruas e isso serve de influencia para eles que são obrigados a se adaptar aos modos de vida da atual sociedade.  Assim, a violência e os perigos urbanos continuam a aumentar terrivelmente, afetando os futuros cidadãos.

Com vista no que foi mencionado, é inaceitável que a violência urbana continuem a crescer no Brasil.   Portanto, o Ministério da Justiça , afim de encontrar caminhos para reduzir a violência no Brasil, deve criar um programa de auxilio aos moradores das cidades, por meio de verbas governamentais, em que serão distribuídos alimentos e moradia aos necessitados e projetos para que os jovens brasileiros saiam do contexto das ruas, por exemplo aulas de dança, pintura, desenho e informática que foquem a interação social.   Desse modo, será possível diferenciar se do filem ”Uma noite de crimes”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii

    A introdução ficou bem clara e específica. Atente-se a aspectos gramaticais como concordância nominal: Compara-se algo A algo.
    Quanto aos desenvolvimentos, busque equilibrar a quantidade de linhas pois quando ocorre a discrepância (ex: D1- 5 linhas D2- 10 linhas) o aluno acaba perdendo pontos pela falta de estrutura. Achei o desenvolvimento 1 bem argumentado e o desenvolvimento 2 muito curto e com muitos erros de gramática, como de vírgula e concordância. Busque responder também as causas dos jovens se inserirem nesse meio, sim, eu sei, eu sei, repetitivo. Mas se vc buscar sinônimos e outras informações o seu texto ficará completo.
    Dica: retome a palavra “caminhos” em algum momento do seu texto.
    Conclusão: “a fim” é separado e faltou a finalidade.
    Amiga, notei seu potencial e acredito que vc é capaz de escrever boas argumentações mas que nessa situação vc estava com pressa porque tinha um compromisso depois kkkkkkk. Sucesso :)

    C1- 120
    C2- 160
    C3- 140
    C4- 140
    C5- 160

    Nota: 740

    • 1
  2. Olá, Barbara, adorei os repertórios que você utilizou e sua redação é bem articulada, irei fazer apenas algumas observações.

    1° parágrafo:
    GRAMÁTICA: não encontrei nenhum erro
    GERAL: achei uma ótima introdução e com tese explícita, algo super importante.

    2° parágrafo:
    GRAMÁTICA: acento na palavra “público” na segunda linha; após matar e roubar deve haver uma vírgula.
    GERAL: parágrafo com início, meio e fim, e explicação de todas as informações.

    3° parágrafo:
    GRAMÁTICA: na frase de Rousseau faltou um “mas” (acho que foi erro de digitação mesmo, mas estou falando só para você não cometer o mesmo erro novamente, beleza??); vírgula após o desse modo; acento circunflexo em “influência e vírgula após essa palavra;
    GERAL: senti falta de você desenvolver mais as informações, poderia responder as perguntas como: “como esses jovens são influenciados?”‘ e “por que a violência e os perigos urbanos estão aumentando?”.

    4° parágrafo:
    GRAMÁTICA: o verbo deve ser articulado de acordo com o sujeito, portanto, o correto seria “violência urbana continue a cresceram”; acento na palavra auxílio; cuidado novamente com o erro de digitação na palavra filme na última linha
    GERAL: acho que ficou um período muito grande, você poderia ter colocado um ponto final depois de governamentais e iniciado um novo período com ” De forma que esses serão distribuídos…” . Acho que não tem problema nisso no Enem em si, só foi uma sugestão mesmo para a melhor compreensão.
    NOTA:
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.