Caminhos para reduzir a violência urbana no Brasil.

  • 2

A violência da população brasileira é herdada de seus antepassados, na escravidão, na ditadura e adaptada para suas ”necessidades”, o roubo, o homicídio, a violência contra a mulher. Devido a isso, atualmente o Brasil lida com um dos problemas sociais mais impetuosos nas ruas de todas as regiões. As da violência

Nos dados do Atlas da violência/ IPEA, As vitimas da maior parte de homicídio é homens negros, sendo eles 7 a cada 10 assassinados. Isto remete a idealização destes homens, os vendo com alvo do crime pelo racismo das pessoas os associando com o passado cultural, estes sofrem por exclusão social e discriminação no mercado de trabalho, os direcionando para a única forma de sustento disponível, o tráfico de drogas, o roubo.

As regiões em que a brutalidade reina nas ruas são Norte e Nordeste, onde a taxa de homicídio é predominante quanto as outras regiões, as taxas variam em 47% a 50%, segundo os dados do Alas da violência/IPEA, nestas regiões o índice de desigualdade social é extrapolado, enquanto  o a media do salario mínimo é R$879,00 no sudeste o valor é o dobro, R$1720,00. Apesar dos cidadãos buscarem por sobreviver em meios a tantos obstáculos, alguns optam por narcotráfico, e para garantir sucesso lançam-se em assassinatos e praticas ilegais, os colocando na mira entre os outros adversários.

Todavia, para a melhor segurança da nação brasileira, a violência deveria começar a ser erradicada desde os primórdios, observa-se o motivo central para elimina-la. Para diminuir pessoas no narcotráfico, o incentivo para uma vida melhor na escolas, incentivando os jovens e mostrando as recompensas satisfatórias que vem do estudo. O governo deve incrementar mais empregos, como fábricas e programas que façam os habitantes terem um meio de renda, sem precisar buscar isto nas ruas.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa noite meu bem, tudo joia? espero que sim.
    Então vamos lá!
    Sua redação em si está boa, mas ainda da pra melhorar bastante se for seguir o modelo ENEM, o uso de conectivos mínimo em uma redação é 6, sendo um ao inicio de cada paragrafo e o restante separado dentro dos parágrafos, então senti a falta de conectivos ligando um paragrafo ao outro.
    Encontro também erros de ortografia e concordância, como por exemplo “As da violência”, o correto seria “Devido a isso, atualmente o Brasil lida com um dos problemas sociais mais impetuosos nas ruas de todas as regiões, a violência.” e por último, tente responder as 5 elementos de conclusão: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.

    • 1
  2. Primeiramente, quero dizer que não sou especialista em corrigir redações, estou iniciando nisso agora e as notas foram dadas do meu ponto de vista, então pode ser que eu esteja errada.
    C1: 120- observei alguns erros de pontuação e além disso os períodos estão em pouca quantidade nos parágrafos, o que faz com que eles sejam muito grandes atrapalhando a fluidez do texto.
    C2: 120- notei que em ambos os desenvolvimentos ocorre mais exposição do que argumentação, é muito necessário que isso seja trabalhado para não ir em oposição ao formato dissertativo-argumentativo.
    C3: 120- apesar de você conseguir estabelecer uma relação entre seu repertório e seu ponto de vista, ele é quase único (o mesmo nos dois desenvolvimentos, embora você cite momentos históricos na intro) e extenso, acredito que seja importante trazer outras coisas (de preferência uma informação em cada D), mesmo que não sejam dados estatísticos.
    C4: 120- acho que por seus períodos serem grandes, faltou articulação, recomendo que coloque mais pontos no parágrafo e utilize conectivos entre as diferentes frases para enriquecer sua redação.
    C5: 80- você traz quem e o que, mas não traz o meio, sua proposta de intervenção não está muito palpável, então tenta transformar isso em algo mais realizável.

    • 1
  3. Bom… Encontrei alguns erros de pontuação, paralelismo e concordância, tente revisar mais atentamente os seus textos. Falta coesão na sua redação, os períodos do texto estão soltos, faça o estudo das conjunções e coloque uma sempre antes de iniciar um período novo, sempre se atentando ao valor que essa conjunção tem. Procure um repertório sociocultural mais diversificado, pois você só usou dados estatísticos, e a sua introdução não cumpriu o papel dela de te encaminhar para o desenvolvimento. A conclusão está incompleta, explore mais os elementos que ela deve ter (o que deve ser feito? como? por quê? para quê?) e faça um detalhamento para fechar o seu texto.
    Acredito que você tiraria 600/700 nessa redação.
    Espero que minhas dicas ajudem, continue estudando, redação é um processo. Treine muito até chegar na nota esperada.

    • 1
  4. oi espero ajuda

    sua redação tem erros de escrita como “As da violência” isso esta ligado à “um dos problemas” e essa frase esta no singular, então teve um erro de concordância aqui. “o tráfico de drogas, o roubo.” em vez de vc ter colocado uma virgula entre os dois, para esta certo tinha que um E, pois virgula é pra mais de 2 coisas (isso, isso e isso.) e não do jeito que vc escreveu (isso, isso.) erro de virgula. Não é um erro, mas em redações não é bom usar aspas, porque da um duplo sentido e o corretor pode não entender o q vc ta querendo passa. Outra coisa são os conectivos que vc poderia ter colocado mais em sua redação. E a sua intervenção esta sem o MEIO E FINALIDADE

    C1- 120
    C2- 160 ( vc só trouxe o Atlas como dado e conhecimento de fora)
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 120

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.