Iniciante

CAMINHOS PARA REDUZIR A VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL.

  • 1

A ocupação do conjunto de favelas do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2010, significou, na época, esperança por um futuro melhor. Entretanto, bastaram alguns anos se passarem para que a realidade do fraco combate à violência retornasse. Infelizmente, essa não é uma realidade presente apenas no Rio, visto que o Brasil todo sofre com altos índices de violência. Desse modo, é possível apontar a falta de investimento em segurança pública assim como a ausência de assistência para jovens carentes como fatores causadores da problemática, e que, se reparados, podem ser caminhos para reduzir a violência nos grandes centros urbanos do país.

Em primeiro plano, existe um déficit e um mau investimento em segurança pública no Brasil. De acordo com o portal online “Brasil de Fato”, cerca de 4% do PIB nacional é destinado à segurança pública, porém o valor não se mostra suficiente, uma vez que a criminalidade continua a crescer. A princípio, tal investimento até faz sentido, já que índices apontam 29 assassinatos a cada 100 mil habitantes brasileiros, um número assustador ao comparado com a média na Europa, por exemplo, onde são 2 a cada 100 mil, mas questões como onde realmente investir fazem com que parte fundamental desse capital se perca em meio à burocracia e à corrupção, instauradas em diversas partes da sociedade. Assim sendo, nota-se que esse investimento não é proveitoso e acaba sendo um desperdício de verba, pois não cumpre com sua função, que seria potencializar o sistema de segurança pública.

Igualmente, a falta de assistência aos jovens, principalmente de comunidades carentes, é outro fato que contribui com a criminalidade. Para Paulo Freire, educador e filósofo, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é virar opressor. Logo, observa-se que, se não há apoio em torno desses jovens, seja em forma de educação, trabalho ou acolhimento, por exemplo, o caminho que eles mais facilmente encontrarão é aquele que lhes será oferecido por tais opressores, que, aliciando-os, terão uma oportunidade de conseguirem mais membros para suas quadrilhas. Dessa forma, faz-se necessário uma reestruturação das políticas de combate à violência, de modo a torná-las mais eficientes.

Portanto, urge que os líderes do país, vendo a atual situação, tomem as medidas cabíveis para a manutenção da segurança pública. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, “MJSP”, e o Ministério da Educação, “MEC”, devem criar o “Fundo de Investimento Educacional Visando a Segurança”, através do qual, por meio de editais periódicos, policiais serão contratados e equipamentos serão comprados, além de, também por meio desses editais, núcleos de acolhimento serão criados, em escolas de todo o país, onde jovens de comunidades de risco poderão ter acompanhamentos de rotina, e praticarem seus hobbies, a fim de diminuir a violência urbana e promover a segurança no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ao meu ver para melhor entendimento do assunto, mudar esses trechos:
    “…causadores da problemática, que se reparados…”
    “..mas questões onde realmente investir…”
    “…é outro fator que contribui…”
    Somente isso, de resto estão ótimas as argumentações, estrutura e resolução do problema.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.