Iniciante

Caminhos para reduzir a violência urbana no Brasil

  • 2

A cidade fictícia de Gotham, onde o Batman vive, é assolada pela violência urbana. Foi justamente esse fato a ter levado o bilionário Bruce Wayne a se tornar um justiceiro e a combater essa hostilidade. Análogo a isso, percebe-se que a situação do Brasil está semelhante à Gotham, e tem sido mostrado uma situação preocupante. Com efeito, como solução do entrave, há de analisar o combate à cultura da violência, bem como a falta de aplicabilidade das leis.

A respeito desse problema, a opressão é incentivada no território brasileiro, inclusive pelo próprio Estado por uma existência da cultura de violência. Um exemplo disso são os autos de resistência, documentos que o policial assina para justificar as mortes violentas cometidas por ele, instituídos em 1941, pelo então presidente Getúlio Vargas. O objetivo original dos autos de resistência era garantir a ordem pública, porém, essa finalidade foi subvertida e alguns policiais usam os autos para não serem punidos pelos assassinatos que cometem nas ruas nas quais reforçam a cultura no Brasil. Desse modo, é incoerente as autoridades responsáveis por estas atrocidades aproveitarem da população.

De outra parte, um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Brasil morrem mais de 70 mil pessoas anualmente por homicídios. Este dado explicita a total ausência de políticas eficientes no combate ao crime no país, especialmente nas comunidades ou favelas, pois é sabido que é de lá que os criminosos aliciam os jovens e adolescentes e criam as exortações e agendas para a execução da maior parte dos crimes ocorridos nas grandes cidades. Assim, enquanto houver uma flexibilização, os cidadãos serão obrigados a conviver com um dos maiores desafios do meio urbano: crescimento gradativo de supressões.

Portanto, a violência urbana no Brasil cria obstáculos na construção de uma sociedade protegida. Como solução, o Governo Federal deve criar uma articulação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça para criar mecanismos educativos por meio de aulas literárias nas favelas e exortações penais mais eficazes contra o tráfico. Assim, iria desenvolver melhor a construção mental dos jovens e adolescentes dessas localidades e inibir-se-ia o sentimento de impunidade aos criminosos. Assim, os cidadãos brasileiros poderão viver em uma sociedade livre, justa e solidária.

 

P.S: Por favor, corrigir de acordo com as competências do ENEM :) E dar uma nota final se puder!

P.S1: Minha redação escrita deu 30 linhas certinho! Então se problemas nas linhas e margens de espaço.

Compartilhar

4 Correções

  1. Você escreve muito bem! A redação está maravilhosa!! Porém, vou pontuar algumas coisas:
    1- no primeiro parágrafo, a frase ” Foi justamente esse fato a ter levado [..]” ficou um pouco confusa, talvez fosse melhor substituir por “Foi justamente esse fato que levou […]”;
    2 – eu acho que na conclusão, faltou o “como?”, de que maneira o Estado criaria essa articulação e como ela atuaria nos campos que você propôs?
    Sendo assim, C1: 200 / C2: 200 /C3: 200 /C4: 200 / C5: 160
    total: 960
    Parabéns!!

    • 3
  2. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 960+
    Obs= ficou mmt legal sua citação sobre a cidadade de Gotham e Batman

    • 2
  3. Olá, tudo bem?
    Não me sinto capacitada ainda para corrigir sua redação e atribuir nota, mas após lê-la, lhe mostrarei uns apontamentos, ok?!

    Sua introdução ficou muito legal, você mostrou repertório, contextualizou, e ainda trouxe sua tese. Seus desenvolvimentos também ficaram bem fechados, fazendo com que o leitor se envolva com seu ponto de vista e compreenda a situação como um todo. Sua intervenção também ficou interessante, entretanto, minha sugestão seria de substituir um dos “assim”, somente para não ficar repetitivo.

    Em suma, parabéns pelo seu trabalho, sua redação ficou incrível. Espero ter lhe ajudado em algo.

    • 2
  4. Oiii Rodrigo!!!
    Eu amei a sua redação, em especial mais ainda sua introdução… ficou muito criativa e troxe algo novo.
    Talvez seja um erro seu a organização dos parágrafos de argumentação, as informações poderia ser mais claras e práticas para a leitura, entende?
    Eu não vou te dar nota, pois ainda não tenho o conhecimento necessário, mas fique tranquilo, você esta indo muito bem… bjs

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.