Na série estadunidense “13 reasons why” é retratada a história da estudante Hannah Baker, que após vários fatos culminantes, desiste da sua própria vida e comete suicídio, deixando 13 fitas, onde aponta os responsáveis pela sua morte e o que poderia ter sido feito para salvá-la. De maneira análoga, o mesmo se repete na realidade atual, na maneira como a própria sociedade corrobora para tal ato e onde há uma banalização das motivações que levam uma pessoa ao suicídio.
O suicídio, obra escrita por Emile Durkheim no século XIX , faz uma analise do suicídio não como um fato individual, mas como um fato social, que está interligado com questões que envolvem toda a sociedade. Do mesmo modo, observa-se que o suícidio, apesar de ter as motivações individuais do indivíduo, grande parte dessas motivações também estão diretamente atreladas a fatores sociais, que vão desde as expectativas sociais sobre o que esse indivíduo deve ser ou fazer, até às próprias pressões típicas de uma sociedade capitalista onde devemos sempre estar dispostos e produtivos.
Hodiernamente, também percebe-se uma constante banalização dessa questão, que apesar de estar sendo constantemente debatida em vários espaços de comunicação, ainda é tratado como um tabu. Principalmente se tratando de um jovem que esteja passando por esse problema, que, segundo a ótica de boa parte da sociedade, não tem motivos para desenvolver desejos suicidas. Segundo um estudo publicado pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes.
Em suma, nota-se a necessidade de medidas que revertam essa situação. Portanto, cabe ao Estado, através do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação o fornecimento de informações para os jovens sobre os sintomas que uma pessoa com tendências suicidas possui, incentivando-os a sempre buscar ajuda caso possuam ou conheçam alguém que demonstre esses sintomas, por meio de palestras com profissionais da saúde nas escolas e faculdades, campanhas publicitárias com foco nas mídias sociais para difundir ainda mais essas informações, além de oferecer acesso a profissionais da saúde mental gratuitamente aos estudantes de escolas públicas, a fim de promover uma maior valorização da vida da saúde mental na nossa sociedade, para que se possa de fato prevenir o suícidio entre os jovens brasileiros.
Mariane_Zimmerle
C1= 160, demonstrou bom domínio da forma de língua padrão, porém repetiu muito as mesmas palavras num mesmo parágrafo, isso empobrece o texto.
C2= 200, apresentou um bom repertório sociocultural, abordando perfeitamente o tema.
C3= 140, apresenta uma boa linha de raciocínio, porém não atingiu todos os recursos argumentativos (causas, justificativas e consequências).
C4= 180, apresenta domínio dos conectivos inter e intra parágrafos, mas para o enriquecimento do texto, faça períodos menores.
C5= 200, proposta completa e respeitando os direitos humanos.
luli
boa tarde, não sou profissional em corrigir redações pontuando as competências, mas gostaria de deixar minha opinião.
eu achei muito legal que você citou 13rw e também Emily Durkheim, porque são de épocas diferentes mas trazem o mesmo assunto á tona, porém achei um pouco desnecessário a parte falando das fitas com os motivos, achei que não agrega muito ao texto.
foi muito bom você ter citado dados sobre suicídio.
acho que você deveria usar um pouco mais de conectivos e procurar sinônimos das palavras ao invés de repeti-las
krisleinara27
C1= 140 demostrou bom domínio da norma culta da língua portuguesa.
C2 = 170 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3= 150 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4 = 150 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5 = 150 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Total: 760
Use mais conectivos, não faça parágrafos tão extensos, não repita palavras, procure sinônimos e busque escrever cada parágrafo com 3 pontos finais, é o essencial.