Para Durkheim,o suicídio é um fato social intimamente relacionado às problemáticas existentes na sociedade,podendo ser fruto do sentimento do indivíduo de não pertencer à mesma.Inegavelmente,percebe-se que o suicídio,principalmente entre os jovens,é um problema de saúde pública que permeia a sociedade brasileira,fazendo-se necessário ressaltar as responsabilidades da mídia e da escola ao abordar o tema de forma correta numa tentativa de mudar essa realidade.
Em relação à mídia temos a exemplo a série da Netflix “13 Reasons Why”,que retrata a conturbada vida da adolescente Hanna Baker,onde após tentar pedir ajuda ao diretor de sua escola,a jovem não recebe a devida atenção e acaba tirando sua própria vida.Com a popularização da série registrou-se um aumento no número de casos de suicídio de jovens,o que se deu devido ao fato da série não respeitar a cartilha da OMS,que legitima a abordagem do tema a partir da criação de uma consciência crítica sobre a posição que a escola deve ter na situação em questão.Tal fato mostra o efeito que a mídia pode causar na sociedade e a responsabilidade que ela deve ter em não romantizar um tema como esse.
Ademais,com o fato de o suicídio ser a terceira maior causa de morte no Brasil,segundo o Sistema de Informação de Mortalidade 2017,e levando em consideração o contexto fictício da série anteriormente citada,nota-se o importante papel que a escola tem na tentativa de prevenir o suicídio entre os jovens no país.Isso porque a escola faz parte do processo de formação do indivíduo,podendo assim ser utilizada como meio de discussão de problemas sociais,além do fato de servir como base de apoio para jovens emocionalmente instáveis ao proporcionar ajuda psicológica de profissionais da área.
Portanto,com todos esses aspectos,é notório a relevância do levamento de medidas para prevenir o suicídio entre os jovens no Brasil.Cabe então ao Centro de Valorização da Vida(CVV) juntamente com o Ministério da Educação a criar campanhas,semelhantes a já existente “Setembro Amarelo”,por meio de palestras com a finalidade de levar os jovens a buscar ajuda,quebrando assim os tabús e preconceitos que rodeiam o tema suicídio e dando a oportunidade desses jovens se expressarem.Dessa forma,o fato social dito por Durkheim terá sua realidade transformada.
Andin
Boa noite nathalya, gostei muito da sua redação, onde comentou sobre uma série da netflix e também na citação sobre Durkheim.
Modelo de introdução:
– Introdução: Apresentar o tema+ 2 argumentos + importância de ser discutido.
* Na 8° linha da sua introdução a seguinte frase, “… Que permeia a sociedade brasileira”, deveria ser colocado um ponto continuativo e depois prosseguir com a mesma linha de raciocínio.
OBS: Em sua introdução vc abordou sobre apenas uma tese, é obrigatório abordar sobre duas teses para ser relatado no desenvolvimento.
Modelo de desenvolvimento:
-Desenvolvimento: Tópico frasal + coerência + coesão.
Na 7° linha do desenvolvimento 1 é falado de um aumento no suicídio entre jovens brasileiros, porém é necessário uma estatística, algo que de credibilidade sobre isso, ou seja, uma fonte sobre o que foi abordado.
OBS: Teve falta de coesão na 6° linha, onde colocaria um conectivo de sequência ou continuidade.
Exemplo: “depois” com a popularização…
” em seguida”…
* A fim de trazer uma harmonia para a redação.
OBS: Teve outras frases com erros de coesão, prova disso se encontra na 8° linha na seguinte frase ” o que se deu devido”…
OBS: Foi citado sobre a saúde pública na introdução, porém não foi abordado no desenvolvimento.
Modelo de conclusão
-Conclusão: Conectivo de conclusão + escrever 2 argumentos com outras palavras reafirmando as suas causas e consequências + dar soluções.
– Quem vai resolver?
– O que vai resolver?
-Como vai resolver?
-Para que ou a fim de que vai resolver?
OBS: Conclusão perfeita não tenho do que criticar.
Kim
Boa Tarde!
Eu gostei da sua redação, no entanto você precisa prestar mais atenção em determinados pontos:
1° Toda vez que se põe uma vírgula deve-se dar um espaço;
2° Há falta de vírgulas em sua redação;
3° Utilize conectivos;
4° Você repete as palavras várias vezes, procure usar sinônimos.
É isso, até mais.
Mylena
Eu gostei muito da redação, Simples e Direta. Fez bastante citações importante para a compreensão do texto,bem estruturada, poderia ser um pouco mais culta, e foco do tema é “como prevenir” , não achei que focou tanto, mas está muito inteligente e bem formulada. nota: 650 iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii