Caminhos para o combater a gravidez precoce no Brasil

  • 0

Na novela da emissora Rede Globo, “Malhação – Viva a diferença”, a personagem Keyla, consegue enfrentar a difícil vida de uma mãe adolescente com o apoio de seu pai e suas amigas. Nada longe da ficção, diversas meninas brasileiras passam pela gravidez na adolescência, e assim como na novela precisam de suporte. Nesse contexto, é preciso criar caminhos para combater a questão da gravidez precoce no Brasil, causados pela da falta de informação e falta de recursos financeiros.

Primeiramente, vale ressaltar, que a falta de informação sobre proteção durante o sexo é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo o falecido presidente sul-africano Nelson Mandela, “A educação é a maior arma para mudar o mundo”. No entanto, o que se verifica na realidade brasileira atual, é que jovens meninas e meninos não estão aprendendo como praticarem o ato sexual com proteção nem nas escolas nem em casa.

Ademais, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de recursos financeiros de muitas famílias para o uso de anticoncepcionais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, as famílias de baixa renda são as que apresentam maior índice de gravidez durante a adolescência. Tal fato demonstra que se todos os jovens de classes sociais diferentes tivessem os mesmos métodos contraceptivos de forma acessível, o país não teria infelizes índices tão altos de gravidez precoce.

Sendo assim, para que o combate à gravidez na adolescência seja fortalecido, urge que o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, promova campanhas conscientizadoras nas escolas brasileiras por meio de palestras feitas por profissionais especializados na área da educação sexual. Para que desse modo, adolescentes como a Keyla, aproveitem esse período para estudar e amadurecer e não para criarem outras crianças.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite, Daniel!

    INTRODUÇÃO
    C1: repetição da palavra “falta”. Opte pela retirada dela, adaptando as duas causas, ou use sinônimos.
    Elogio – Boa estruturação, uso produtivo do repertório e tese clara. Parabéns!

    DESENVOLVIMENTO 1
    C4: Apesar de alguns corretores e professores de redação aceitarem, segundo o Edital do Corretor ENEM mais recente, o uso de “Em primeira análise”, “Primeiramente” é incorreto. Portanto, opte pelo uso de outros conectivos com a função semelhante.
    C1: uso indevido de vírgula após “vale ressaltar”
    C2 e C3: Gostei bastante da abordagem feita, você utilizou a citação de Nelson Mandela perfeitamente, porém, achei que faltou desenvolver um pouco mais seu argumento.

    DESENVOLVIMENTO 2
    C2 e C3: Boa utilização dos dados expostos pelo Ministério da Saúde.

    CONCLUSÃO
    C1: ausência de vírgula antes de “por meio”
    C1: uso indevido de ponto final antes de “para que desse modo” (Substitua por vírgula)
    Elogio: Parabéns – Você estruturou uma proposta de intervenção coerente ao tema.

    VISÃO GERAL
    Você estruturou sua redação muito bem, apenas acho que pecou na formulação dos desenvolvimentos, coisas poucas, como reflexões mais completas, abordar consequências das causas, por exemplo. Fique atento em relação ao “Primeiramente”, a partir de 2020, ele e outros do tipo, como o “Em primeira análise” foram considerados como erro no ENEM.

    NOTA: 920
    C1- 160; C2- 200; C3- 160; C4- 200; C5- 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.