Estudante

Caminhos para o combate do suicídio

  • 1

Na obra brasileira “Veronika decide morrer”, de Paulo Coelho, a protagonista decide cometer suicídio, apesar de todos ao seu redor acreditarem que ela tinha uma vida supostamente boa, não era o suficiente, pois a monotonia consequentemente ocasionou a depressão e, com isto, a levou a cometer o ato.

Sendo a segunda principal causa de morte mundial, o autoextermínio tem sido três vezes mais comum em homens. De acordo com um relatório realizado pela OMS, 76% dos autocídios ocorridos no Brasil são executados por indivíduos do sexo masculino, visto isso, entende-se que o conceito de “masculinidade frágil”, aplicado pela sociedade, dificulta que os homens expressem seus sentimentos.

Dentre os inúmeros motivos que levam ao suicídio, é incontestável que as redes sociais tenham um grande peso, pois, é nela que todos compartilham seus melhores momentos e o indivíduo ao se deparar com isto, nota que a sua realidade não é assim. É importante salientar que não é apenas a depressão que leva a pessoa a cometer o ato, outros transtornos como a esquizofrenia e o alcoolismo também o levam.

Em virtude do que foi mencionado, conclui que são necessárias medidas para reduzir o problema. Para isso, o MEC deve contratar proficionais especializados nas escolas para alunos e familiares, e a mídia comentar mais sobre o assunto para que se rompa este tabú social. Somando-se a isso, deve-se promover mais companhas e projetos principalmente nas mídias sociais que tem grande relevância na sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Iris!! O começo do texto foi uma citação de um livro, acho que seria melhor defender um pouco do seu assunto. O vocabulário está bem colocado e muito variado. Os argumentos usados foram excelentes em relação ao assunto. Na solução o uso de um órgão foi bem mencionado, porém deixo uma pergunta, você acha que não deveriam existir leis ou algo relativo à isso que conduza as pessoas a ajudarem mais ou que as escolas tenham uma lei que exige que estas, sejam obrigadas à terem especialistas em seu ambiente? Isso seria qual poder? O poder legislativo.

    • 1
  2. Correções:
    – … decide cometer suicídio. Apesar…
    – … é incontestável que as redes sociais tenham um grande peso, pois são nelas…
    – e o indivíduo, ao se deparar com isso,
    – Em virtude do que foi mencionado, conclui-se que…
    – profissionais
    – campanhas
    – e projetos, principalmente
    – mídias sociais que têm
    Comentários:
    Introdução muito boa, já traz um repertório sociocultural válido. Entretanto, faltou o ”fechamento do parágrafo”. Exemplo: ” Diante disso, percebe-se a importância de caminhos para o combate do suicídio.”, afinal, esse é o tema do texto.
    Já o segundo parágrafo está bastante vago. Você sustentou as suas ideias com dados comprobatórios, entretanto, não consigo ver o seu ponto de vista sobre o assunto. Poderia ter explicado como a masculinidade frágil contribui para o suicídio, em vez de ter apenas citado.
    No terceiro parágrafo, aconteceu o contrário, você desenvolveu o argumento mas não o comprovou com dados e/ou fatos. E o final ficou ainda mais vago, você apenas citou o alcoolismo e a esquizofrenia e ponto, não desenvolveu mais nada além disso.
    Quanto à proposta de intervenção: bastante incompleta. Sugiro que você a refaça. Lembre-se do que uma boa proposta deve ter: ação, agente, meio, finalidade.
    No mais, você escreve muito bem, quase não possui erros ortográficos e de concordância. Eu gostei bastante do seu texto, mas acho que você não está se planejando direito. Lembre-se sempre de que você deve expor os argumentos e comprová-los, senão eles ficam totalmente desconectados do texto. No mais, seu repertório é muito bom, sua escrita é leve e de fácil entendimento. Parabéns! Continue assim.
    Nota: 720

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.