Caminhos para o combate ao tabagismo na sociedade brasileira

  • 0

No filme “É Proibido Fumar”, nos é apresentada a protagonista Baby, uma professora de violão que se tornou uma fumante compulsiva desde a morte de sua mãe. O universo do filme não se difere da realidade brasileira, visto que o tabagismo é um problema recorrente entre a população. Portanto, é necessário o seu combate para a redução dos impactos da doença no país.

O vício traz inúmeras consequências aos indivíduos que fumam. Além da menor resistência física desenvolvida, o tabagismo aumenta as possibilidades de se apresentar no futuro inúmeras doenças, entre as principais está o câncer pulmonar. A situação fica ainda mais crítica se considerarmos os fumantes passivos, que correm, proporcionalmente, os mesmos riscos de desenvolvimento de doenças dos fumantes ativos e ainda efeitos colaterais imediatos, como irritação nos olhos, tosses e elevação da pressão arterial.

O uso do tabaco só passou a ser considerado fator de risco para a saúde em 1950, e, apesar de começarem a surgir movimentos antifumo por parte da sociedade médica, o governo só tomou uma atitude contra o problema em 1986, criando o Programa Nacional de Combate ao Fumo. Da década de 80 aos dias atuais, foram implementadas outras leis com o mesmo objetivo, como a lei 12.546/2011, que impede o fumo em locais fechados. Contudo, o percentual de fumantes entre os adultos é de 9,8%, mostrando que as atitudes governamentais não foram suficientemente eficazes. Logo, é fundamental a criação de condutas mais eficientes para o combate da mazela.

Em virtude dos fatos mencionados, fica evidente que atitudes governamentais são necessárias atitudes públicas para a resolução do problema. Cabe ao Ministério da Saúde em conjunto com o SUS oferecer o tratamento para a dependência de nicotina. Ademais, deve haver a realização de campanhas socioeducativas sobre os riscos do tabagismo. Desse modo, espera-se alcançar a reabilitação dos dependentes de tabaco e prevenção do uso do cigarro, para que o consumo seja reduzido e os impactos amenizados.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 5-200 contemplou todos os requisitos.
    Competência 2-200
    Competência 3-160* dica: coloque 2 causas do problema e 2 consequências, coloca essas 4 palavras-chave na segunda oração da introdução e desenvolve essas idéias uma por uma no desenvolvimento. Coloca a primeira causa e consequência no D1 e segunda causa e segunda consequências no D2, oi coloca 2 causa no mesmo parágrafo de desenvolvimento 1 e 2 consequências no D2 mesmo, vc decide, mas tem que lembrar que você vai ter que retomar essas 4 palavras-chave na conclusão e elaborar propostas pra elas. Pra falar vdd não sei se é 160 sua C3 n mas está entre 80-160.
    Competência 1- entre 160 e 200* competência 1 pra mim é difícil de corrigir de mais, mas erros aparentes não consegui enxergar na sua redação, talvez vc ganhe 200 mas coloquei 160 porque não tenho certeza, mas provavelmente é 200 msm.
    Competência 4-160* poderia colocar “primeiramente” no início do primeiro parágrafo de desenvolvimento 1 (D1) e “em segundo lugar” no início do D2. Coloque também no parágrafo da conclusão “portanto” ou “Em suma” ou “dessarte” ou destarte”… Se eu coloquei alguma coisa errada me fala pra mim consertar, assim, se algum professor vir corrigir, mas se quiser n precisa me falar nd tbm n.

    Possível nota: 880 ou 920 OBS: não confie muito no meu método de correção não mas sua nota é por aí.

    • 4
  2. Vou corrigir a sua redação no modelo ENEM, ok?!

    No 1º parágrafo “nos é apresentada” no ENEM você deve escrever em 3º pessoa, então suas opções são tirar essa parte ou mudar para algo do tipo: “No filme “É Proibido Fumar”, a protagonista Baby é uma professora de violão que se tornou fumante compulsiva desde a morte de sua mãe” dessa forma, eu retirei o “nos é apresentada e o “uma”.
    Senti falta das causas em relação à problemática.

    No 2º parágrafo “se considerarmos” escreva em 3º pessoa!

    No 4º parágrafo “fica evidente que atitudes governamentais são necessárias atitudes públicas para a resolução do problema.” essa frase ficou confusa, indico que retire “atitudes públicas”.
    Para sua proposta de intervenção ficar completa falou apenas o modo/meio.

    Em resumo, amplie o uso de conectivos (o ENEM exige 2 conectivos interparágrafos, você utilizou apenas 1 – Em virtude dos fatos mencionados -, indico que use no 3º parágrafo “Além disso” ou “Ademais”.). Atente-se aos elementos da proposta de intervenção, a fim de que ela fique completa. Retome algum repertório na conclusão, para que ele fique claramente produtivo. Em alguns momentos senti que faltou você desenvolver sua própria argumentação para defender a sua tese. Não se esqueça de apresentar as causas no primeiro parágrafo. Bjus, sucesso para você!!!

    OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:

    Competência 1= 160
    Competência 2= 160
    Competência 3= 160
    Competência 4= 160
    Competência 5= 160
    Nota final= 800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.