Desde a época da colonização o racismo tem sido algo marcante na sociedade brasileira,trazendo consigo concepções ilógicas para justificar atos discriminatórios e legitimar a escravidão. Com base nesse contexto, é perceptível o quanto a questão do racismo se faz presente atualmente e como ela serve de pilar para o surgimento de problemas sociais, como a desigualdade racial. Tal fato leva à reflexão na busca por caminhos que combatam o racismo, a começar pela desmistificação da democracia racial e aplicações de ações afirmativas.
Acerca da desmistificação da democracia racial, é importante ressaltar que ela é o primeiro passo no processo do combate ao racismo, já que o mito de que não existe distinção de raças no Brasil é o principal fator contribuinte para a camuflagem do racismo. Essa desmistificação pode acontecer com base na análise de dados, como os do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, dos quais apontam que cerca de 71% das vítimas de homicídio no Brasil são negras. Tal fato se estende aos indígenas, que constantemente sofrem ataques raciais, e provam a existência do racismo no Brasil, derrubando assim o mito da democracia racial.
Dessa forma, ao conscientizar-se sobre a existência do racismo na sociedade brasileira e a relevância de combatê-lo, o próximo passo é elaborar ações afirmativas para a aplicação de políticas de inclusão social de negros, pardos e indígenas em todas as áreas da sociedade. Essa ação é extremamente necessária, visto que na área da educação, por exemplo, a taxa de analfabetismo entre indígenas é quatro vezes maior que o índice nacional, segundo o jornal “Estadão”. Tais dados revelam a ineficácia da inclusão social desses grupos marginalizados e a importancia de mudar essa realidade.
Assim sendo, nota-se a ênfase da busca por medidas no combate ao racismo no Brasil. Cabendo, então, à Secretaria Especial de Pomoção da Igualdade Racial (Sipper) garantir a acessibilidade de negros,pardos e indígenas a serviços públicos, privados e a cargos representativos, por meio da formulação de políticas rígidas que visem também a repressão às instituições que se recusarem a adotá-las, afim de proporcionar melhor inclusão desses grupos na sociedade brasileira. Dessa forma, as raízes do racismo, formadas desde o período da colonização, perderá força cada vez mais.
@GabrielLima
Competência 1 – Uso correto do Português: 180
Competência 2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo: 200
Competência 3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos: 180
Competência 4 – Demonstrar capacidade de argumentação: 940
Competência 5 – Elaborar a Proposta de Intervenção: 200
Nota final: 760
Beatriz_Almeida
Muito boa a sua redação, fiz um redação recentemente sobre o tema e se soubesse teria copiado a sua, brincadeiras aparte, percebe-se que você tem um amplo conhecimento sobre o tema e dominio da lingua portuguesa , apesar da introdução ter ficado um pouco longa, mas soube abordar bem o tema… so queria dize PARABÉNS
AndreiaC
Sua redação ficou bem estruturada. Percebe-se que você tem um bom conhecimento de mundo.
* Sua introdução ficou bem estruturada, porem um pouco longa.
* Os desenvolvimentos ficaram bons, você conseguiu retorna o que você havia dito na introdução, trouxe boas referências.
* Houve a repetição de algumas palavras, poderia usar sinônimos .
* A sua conclusão ficou ótima, usou um bom agente para intervir e deu um bom meio para solucionar o problema em questão.