Caminhos para o combate à violência urbana no Brasil

  • 1

 Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito a segurança e ao bem-estar social. Conquanto, a violência urbana no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nesse sentido, analisa-se as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade. 

 A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no combate a violência urbana no Brasil. De acordo com o Atlas da Violência em 2018, o número de assassinatos cometidos no Brasil foi de 62.517, fazendo com que o país fique em uma colocação 30 vezes maior que a Europa em relação a esse crime.

Faz-se mister, ainda, salientar a falta de ação do Governo como impulsionador do problema. De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Diante de tal contexto, pode-se ver que a problemática  ocorre apenas na prática pois teoricamente há uma igualdade de direitos na sociedade.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. A instalação de câmeras de segurança em ruas, avenidas e estradas em conjunto com tropas policiais destinadas apenas para violência urbana, seria um meio viável diante da sociedade e do Governo Brasileiro. Dessa forma, o Brasil poderia sim superar à violência que vem afligindo a toda população brasileira.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiramente a estética está boa mais pode melhorar, quando vc for falar de qualquer dado de pesquisa você precisa citar a fonte que retirou esse dado foi aí que eu senti falta (em qual pesquisa vc retirou que o Brasil está na nona colocação daquele assunto citado ?). E país e com p minúsculo e novamente brasileiro é com b minúsculo mas a sua redação está muito boa !!!

    • 1
  2. Olha sua redação ficou boa porém deu pra notar a sua estrutura ficou desorganizada ficou parecendo que vc pulou uma linha para outro parágrafo. Cuidado nos erros ortográficos e a sua tese ficou boa mais acrescente conectivos em cada competência melhore na linguagem padrão. O certo e treinar mais . errando e que se aprende vc e capaz leia mais redacoes nota mil. Vc tem potencial e um tema polemico por isso vc deveria pesquisar estatistas ou dados geograficos fora isso ficou boa continue treinando

    • 1
  3. Bom dia
    Não sou a profissional da redação mas…
    D1- País é um substantivo comum, por isso no meio de frase usamos letra minúscula.
    Eu também achei um pouco perigoso usar os dados da Atla da Violência em 2018, é um dado difícil de memorização por causa do número e é muito facil de dar branco na hora da redação.
    Conclusão, apesar da estrutura do seh texto estar muito boa, achei que a conclusão ficou meio a parte, não fechou um ciclo completo com o texto. Por exemplo, no D1 você falou sobre educação, mas não comentou sobre na conclusão.
    Uma dica, senti uma pouco da falta de sua Tese, sua opinião. Foi como você tivesse escrito a redação com base de textos na internet. Por agora, ja que estamos no início do ano, tudo bem usar esse recurso pra ganhar repertório. Mas fique atenta e tente depois de um tempo se desapegar dos textos da internet e escrever usando os conhecimentos que você ja possui.
    Nota: 720

    • 1
  4. Bom dia!
    Na introdução, ”Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, não use siglas quando for a primeira vez que se é citado o órgão, não use parênteses, sua introdução tá ok, estrutura bem feita, mas uma dica, tente fazer uma tese sem ser geral, trabalhando os dois assuntos que serão abordados nos desenvolvimentos.
    No D1, ”A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País.”, não sei se foi um erro de digitação, mas PAÍS não precisa estar com letra maiúscula,
    ”Hodiernamente, ocupNDO a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente.”, evite usar MARCADOR TEMPORAL, como: hoje em dia, atualmente, hodiernamente.., de que lugar você retirou o dado de que o Brasil, ocupa a nona posição? É necessário colocar a fonte, e muito cuidado com o GERÚNDIO, não use na redação, ok? Ah, não use muitas intertextualidades em um só parágrafo, sua opinião fica em segundo plano, e é necessário que ela seja o maior destaque em um texto dissertativo – argumentativo, as intertextualidades, precisam ser explicadas sim, mas não podem ter um destaque maior que a sua opinião, elas servem para confirma-la.
    No D2, sua ideia está ok, possui conhecimento de mundo, mas dava para você trabalhar melhor sua opinião, ficou bem embasado, mas sua opinião basicamente não apareceu.
    Na conclusão, sua proposta é boa, porém melhore o modo como ela irá ocorrer, quando for usar apenas uma proposta faça ela o mais completa possível, pois será a única então ela deve estar perfeita, não há necessidade de usar GOVERNO BRASILEIRO, apenas GOVERNO já estaria bom, e brasileiro deveria ter sido usado com letra minúscula.
    PS: MUITO BOM USE DE CONECTIVOS, BOA ESTRUTURA, CUIDADO COM O GERÚNDIO E NÃO DEIXE AS INTERTEXTUALIDADES TEREM UM DESTAQUE MAIOR QUE A SUA OPINIÃO.
    NOTA: 680
    Espero ter ajudado, continue praticando!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.