Mestre

Caminhos para melhorar o bem-estar financeiro do brasileiro

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Por favor, corrijam no estilo Enem.

Obrigada desde já.

 
Segundo a Constituição Brasileira de 1988, todo indivíduo tem direito a uma boa educação. Contudo, a chamada educação financeira, que age diretamente sobre o bem-estar econômico de alguém é constantemente menosprezada. Sob esse viés, podem ser citados a despreocupação acerca da temática por parte de muitos brasileiros e a falta de uma orientação relacionada ao assunto. Fazendo-se necessária a manutenção dessa problemática, de modo a soluciona-la.

Em primeiro plano, urge sintetizar o conceito de “bem-estar financeiro”, pois, não se trata apenas de comprar aquilo que se quer a qualquer momento, mas sim estar preparado para diferentes cenários que possam surgir. Por exemplo, com a pandemia do Covid-19 em 2020, o crescimento do desemprego no Brasil afetou milhares de famílias, uma vez que muitas destas não possuíam reservas de dinheiro para necessidades inesperadas. Assim, nota-se um evidente despreparo da comunidade perante tais reviravoltas.

Em segundo plano, vale ressaltar que a insegurança monetária instala-se desde cedo no cidadão, com jovens inertes de quaisquer embasamentos sobre a questão. Logo, aumentando as chances de uma inseguridade econômica futura. Nesse sentido, falta uma iniciativa escolar que incite tais conhecimentos nos estudantes, como no filme Riquinho onde o jovem recebe aulas sobre finanças e como garantir proteção para sua carteira.

Portanto, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, criar uma lei que torne obrigatória a introdução da educação financeira na grade curricular brasileira. Assim, objetivando garantir aos jovens uma boa preparação no que diz respeito ao assunto, para que o futuro, incidentes ou tragédias como o Coronavírus nãos os peguem de surpresa.

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2 Correções

  1. Oii, vou corrigir sua redação, espero te ajudar! Vamos lá:
    INTRODUÇÃO:
    1. Iniciou com a Constituição Federal ligada ao eixo educacional
    2. Apresentou a problemática
    3. Citou os argumentos condizentes ao tema (causa/causa)
    4. Concluiu dizendo que precisa de solução (não tem necessidade, pode finalizar o argumento no terceiro período mesmo, não é errado mas economiza espaço para o resto do texto)
    D1:
    1. Sem vírgula depois do “pois”. Poderia ter citado o primeiro argumento ao iniciar o parágrafo.
    2. Utilizar a argumentação do primeiro período no segundo.
    3. Usou repertório atual como exemplo, muito bem colocado. Deixe ele para o terceiro e último período.
    4. Sem necessidade desse período, você poderia adaptá-lo para o primeiro período, que introduz o parágrafo.
    Excelente parágrafo, só indico essa reorganização das ideais.
    D2:
    1. Retomou o segundo argumento de forma correta, muito bom.
    2. Evitar gerúndio “aumentando”. Período muito curto e sem argumentação
    3. Citou um filme mas dando uma ideia de proposta de intervenção
    Na minha opinião, você tem boas ideais para esse desenvolvimento mas precisa organizar e desenvolver melhor. Citou o argumento, ok; segundo período: fala do filme e sobre suas aulas sobre finanças; terceiro período: argumenta sobre como isso não ocorre aqui, apresenta motivos ( falta de investimento nas escolas, por exemplo), para reforçar seu argumento.
    CONCLUSÃO:
    1. Comece com a retomada da tema: Portanto, é preciso que o Estado tome atitudes para aprimorar o ensino financeiro no país.
    2. Use seu primeiro período no segundo, a partir de, “cabe…” e use um conectivo, como: “Sendo assim” antes desse termo. Citou dois agentes, ação, finalidade, faltou: modo/meio e detalhamento. Explique de que forma essa proposta vai se efetivar, através da aplicação da lei em todas as escolas, por exemplo e coloque mais detalhes de como isso vai acontecer, o que vai ensinar, é preciso de detalhes. Concluiu muito bem retomando um repertório.
    COMPETÊNCIAS:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 180
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
    5. Respeito aos direitos humanos/Proposta de intervenção – 120
    Total: 740
    Você escreve muito bem, seu texto precisa de um ajustes e o treino é fundamental, você está no caminho certo, qualquer dúvida estou a disposição. Parabéns!!!

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  2. olaa!
    vou corrigir modelo Enem ok?
    vamos lá:
    introdução: introdução muito boa, tem contextualização, encaminhamento, tese, mas o tema poderia ter ficado um pouco mais claro.
    D1: está muito bom também, só ficou faltando trazer algum dado
    D2: esta bom, esse trás uma referência ao filme mas sem fonte, cuidado com isso sempre diga de onde retirou uma informação.
    Conclusão: na intervenção falta o desenvolvimento e o modo, perde ponto na C5, cuidado!!

    Nota: c1:160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:120

    Total:880

    Parabéns!!!

    • 1

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