Estudante

Caminhos para melhorar o bem-estar financeiro do brasileiro

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Na comédia “Até que a sorte nos separe”, o personagem Tino, após ganhar na loteria, desperdiça sua fortuna com mordomias, de tal modo que, repentinamente, acaba mergulhado em dívidas. De forma análoga a ficção, muitos indivíduos não sabem gerenciar corretamente suas finanças, utilizando-as de forma inadequada, e colocando sua saúde financeira em risco. Portanto, tal problemática deve ser sanada, visando melhores condições de vida para os brasileiros.

 

De início, vale-se citar Pitágoras, “Eduquem os meninos e não será preciso castigar os homens”, pois o futuro da sociedade são os jovens. Desta forma, indivíduos que já possuem uma educação financeira são mais responsáveis, sabendo gerenciar seus recursos, evitando assim, armadilhas financeiras como a fatura do cartão de crédito e o superfaturamento das contas de água e luz. Entretanto, aqueles que não se planejam adequadamente estão suscetíveis a imprevistos e, consequentemente, á dívidas cumulativas.

 

Ademais, a cultura de ostentação acaba por ser um grande entrave na criação de hábitos financeiros saudáveis. Sob este viés, diversos indivíduos obtêm produtos pelos “status”, não sendo estes essências para si e, por consequência, desperdiçam quantias exorbitantes de dinheiro com itens desnecessários. Logo, o atual modelo social se mostra nocivo ao bem-estar financeiro dos brasileiros, visto que, terceiros tendem a influenciar negativamente a gestão das economias.

 

Devido ao exposto, é evidente a carência de ações governamentais que auxiliem a população brasileira a aproveitar melhor seus recursos. Para tal fim, os Ministérios da Educação e da Comunicação devem realizar uma campanha educacional, realizando palestras em escolas e divulgando-as na televisão. Tais campanhas terão como público alvo adultos e crianças, contando com o apoio de professores de gestão financeira, com o intuito de mitigar os problemas originários de gastos desnecessários e de hábitos nocivos, lecionando os interessados, e, evitando assim, que seja necessário  “castigar os homens”.

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4 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Na comédia “Até que a sorte nos separe”, o personagem Tino, após ganhar na loteria, desperdiça sua fortuna com mordomias, de tal modo que, repentinamente, acaba mergulhado em dívidas. De forma análoga a ficção, muitos indivíduos não sabem gerenciar corretamente suas finanças, utilizando-as de forma inadequada, e colocando sua saúde financeira em risco. Portanto, tal problemática deve ser sanada, visando melhores condições de vida para os brasileiros.

    OBS:
    》Excelente contextualização. Parabéns.
    》Tem uma crase no “a” o correto é “de forma análoga à ficção”.
    》Tire a vírgula depois de “inadequada”.
    》Não fez tese, você fez, mas deveria deixar bem claro o que você vai falar nos desenvolvimentos. Deixe bem clara na próxima.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎De início, vale-se citar Pitágoras, “Eduquem os meninos e não será preciso castigar os homens”, pois o futuro da sociedade são os jovens. Desta forma, indivíduos que já possuem uma educação financeira são mais responsáveis, sabendo gerenciar seus recursos, evitando assim, armadilhas financeiras como a fatura do cartão de crédito e o superfaturamento das contas de água e luz. Entretanto, aqueles que não se planejam adequadamente estão suscetíveis a imprevistos e, consequentemente, á dívidas cumulativas.

    OBS:
    》Tire esse “vale-se” coloque “vale” mesmo.
    》”Desta forma” coloque “Dessa forma” perceba que já foi citada a frase, por isso o “Dessa”, o “Desta” só seria válido se você não tivesse citado a frase ainda.
    》”evitando” precisa estar entre vírgulas.
    》Coloque uma vírgula depois de “armadilhas financeiras” e dois pontos depois de “como” os dois pontos são necessários porque você está fazendo uma enumeração dos fatores dessa problemática.
    》Esse período tá um pouco sem sentido: Desta forma, indivíduos que já possuem uma educação financeira são mais responsáveis, sabendo gerenciar seus recursos, evitando assim, armadilhas financeiras como a fatura do cartão de crédito e o superfaturamento das contas de água e luz. PODERIA TER FEITO ASSIM: Dessa forma, indivíduos que já possuem uma educação finaceira são mais responsáveis, pois sabem gerenciar seus recursos, assim, evitam armadilhas financeiras, como: a fatura do cartão de crédito e o superfaturamento das contas de água e luz.
    》”adequadamente” precisa estar entre vírgulas.
    》Tire a crase do “à dívidas cumulativas”.
    》Argumentou muito pouco, isso causa perda de pontos na competência 3.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Ademais, a cultura de ostentação acaba por ser um grande entrave na criação de hábitos financeiros saudáveis. Sob este viés, diversos indivíduos obtêm produtos pelos “status”, não sendo estes essências para si e, por consequência, desperdiçam quantias exorbitantes de dinheiro com itens desnecessários. Logo, o atual modelo social se mostra nocivo ao bem-estar financeiro dos brasileiros, visto que, terceiros tendem a influenciar negativamente a gestão das economias.

    OBS:
    》Tire a vírgula depois de “visto que”.
    》Argumentou muito pouco.
    》Você está repetindo muito a palavra “financiamento”, procure sinônimos. A repetição de palavras causa perda de pontos na competência 4.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Devido ao exposto, é evidente a carência de ações governamentais que auxiliem a população brasileira a aproveitar melhor seus recursos. Para tal fim, os Ministérios da Educação e da Comunicação devem realizar uma campanha educacional, realizando palestras em escolas e divulgando-as na televisão. Tais campanhas terão como público alvo adultos e crianças, contando com o apoio de professores de gestão financeira, com o intuito de mitigar os problemas originários de gastos desnecessários e de hábitos nocivos, lecionando os interessados, e, evitando assim, que seja necessário  “castigar os homens”.

    OBS:
    》Tire a vírgula depois de “campanha educacional”.
    》Tire a vírgula depois de “interessados”.
    》Coloque outra vírgula depois de “evitando”.
    》Só existe um Ministério da Educação, você citou “os Ministérios da Educação” tá errado assim.
    》O Ministério da Comunicação não trabalha só, você tem que citar todos que trabalham com ele: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Se atente a isso da próxima vez.
    》Ótima conclusão, parabéns .

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 180 (se não fosse os erros que pontuei, teria tirado 200)
    TOTAL: 840

    Parabéns, ótimo texto. Qualquer coisa estou à disposição, se quiser pode me mandar mensagens no WatsApp: (82) 981435224 e caso haja qualquer dúvida não hesite em perguntar. Estou aqui pra ajudar e ser ajudado.

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  2. Olá Teddy! Seu texto é ótimo, mas gostaria de que me fossem apresentados mais “caminhos” para o bem estar financeiro. Seus argumentos são bons, e a citação foi ótima. Foi usado um bom vocabulário. Não encontrei nenhum erro gráfico e fiquei satisfeita com a maior parte do texto. Eu daria nota 8,0. Continue praticando.

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  3. Ooi, tudo bom? Sou estudante ainda, então me desculpe se tiver algo errado!!
    Uma redação é normalmente dividida em 4 partes: Introdução- Desenvolvimento 1- Desenvolvimento 2- Conclusão.
    Na sua introdução foi possível notar um uso errado de conectivo que poderia te dificultar, nesse caso o “portanto”, pois é um conectivo de conclusão e é mais usado na parte 4 do seu texto;
    2- “Portanto, tal problemática deve ser sanada, visando melhores condições de vida para os brasileiros” é um trecho que pode parecer mais conclusivo, logo você poderia seguir essa mesma linha de dizer que é uma problemática só que de uma maneira diferente, por exemplo: Tal/tais problemas ainda se perpetuam e dificultam as condições de vida para os brasileiros. Dessa forma você não apresenta uma SOLUÇÃO na introdução e sim EVIDENCIA que aquilo é um problema!
    3- A introdução é o lugar em que você apresenta sua linha de raciocínio e principalmente suas ideias, estas que vão compor oque chamamos de tese (que normalmente é dividida em problema 1 e problema 2) e que devem estar claras no parágrafo. Notei que a sua introdução, para mim, só deixa evidente a questão da falta de um gerenciamento melhor nas economias, porém, no seu segundo desenvolvimento há uma problemática que não foi especificada: a cultura da ostentação, como foi posto.
    OBS: você colocou um repertório na introdução e isso foi muito bom, pois é nessa parte que o conhecimento de mundo também entra e deixa o texto mais rico.

    Nos desenvolvimentos e na conclusão existe o tópico frasal, que é a retomada de um dos problemas da tese só que em outras palavras, e se encontra depois do conectivo. No primeiro desenvolvimento, o repertório cultural (conhecimento utilizado para convencer o leitor e mostrar que seu entendimento está certo, podendo ser filmes, séries, músicas, livros, citações, alusões históricas) foi apresentado no lugar do tópico frasal;
    2- “(…) pois o futuro da sociedade são os jovens”, a explicação para a citação que foi posta é muito vaga, mesmo que depois você tenha acrescentando mais entendimentos: “Desta forma, indivíduos que já possuem uma educação financeira (…)”. Depois que citar um conhecimento, explique bem ele e só depois use um conectivo para acrescentar mais coisas, assim seu texto evita de parecer expositivo;
    3- Faça mais usos de conectivos. Tem duas formas de tornar a leitura desse parágrafo mais “leve” na questão do excesso de vírgulas: retira ela depois da palavra “responsáveis”, e põe a conjunção aditiva “e” depois de “recursos”, dessa forma você respeita o tempo verbal e enrique seu texto com conectivo; pode mudar a estrutura das frases para ter um melhor encaixe: “Desta forma, indivíduos que já possuem uma educação financeira e sabem gerenciar seus recursos são mais responsáveis, evitando assim,(…)”;

    O seu segundo desenvolvimento tem a ausência de um repertório que comprove aquilo que está explicando, e isso te ajudaria no enriquecimento da redação.
    OBS: você saiu do senso comum do “primeiramente” e “em segundo lugar”, e é algo ótimo.

    No início da conclusão é aconselhável o uso de uma conjunção conclusiva;
    2-“Realizar” e logo depois “realizando” parece repetitivo, aumente o jogo de palavras;
    OBS: Eu gostei da sua conclusão.

    Dicas finais: nunca deixe que sua introdução e conclusão sejam maiores que os desenvolvimentos!! Cada um tem sua função e a de explicar fica no desenvolvimento.
    Eu gostei de sua redação e perdão pelo TCC, apesar do tamanho espero que eu tenha te ajudado!!

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  4. Texto ficou ótimo, bons argumentos e uma excelente conclusão. A citação foi bem empregada e foi utilizado um bom vocabulário.
    1-Teve um pequeno exagero no uso da pontuação.
    2-Bons argumentos, porem faltou desenvolve-los melhor, foram desenvolvidos com o acréscimo de outros argumentos , dando uma estética ao texto não tão boa quando poderia.
    3-Faltou desenvolver melhor a proposta de redação em si ( 2° e 3° parágrafo).
    Tirando esses pequenos detalhes, ficou muito bom o texto.

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