De acordo com o empreendedor Henry Ford, “Economia frequentemente não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo”. Entretanto, o contexto do Brasil contraria-o, uma vez que o bem estar financeiro do brasileiro não é uma realidade, o que ocasiona em dificuldades relacionadas ao dinheiro na sociedade brasileira. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que persiste influenciada pela falta de educação financeira nas escolas e o baixo número de pessoas investindo.
Em primeira análise, a inexistência de educação financeira em escolas, especialmente públicas, mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. O filósofo Schopenhauer defendia que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento em relação ao mundo. Isso justifica uma causa do problema: se as pessoas não possuem acesso à informação séria sobre finanças, sua visão será cerceada, o que dificulta na erradicação do problema.
Em consequência disso, surge a questão do baixo número de investidores, que intensifica o problema. Uma pesquisa da Capital Research mostra que 70% dos 2,5 mil entrevistados querem investir, especialmente na poupança, sendo esse o investimento com menor rendimento no país, e que ainda traz um grande risco de desvalorização do capital daqueles que selecionam esse como seu principal meio de capital financeiro investido.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Economia implementem a educação financeira, na Base Nacional Comum Curricular, como uma matéria obrigatória desde o ensino básico, e não como um ensinamento abordado apenas em aulas de matemática. Além disso, cursos gratuitos de ensinamento a cerca do mercado financeiro são necessários, junto com a criação de uma plataforma online em que realiza-se simulações de investimentos, permitindo a pessoa experimentar sem gastar dinheiro real, sendo somente um capital fictício para testes. A partir dessa ações, é possível promover uma melhora no que tange à questão financeira dos brasileiros.
Fryda
OLÁ, Gabriel.
Seu texto está muito bem escrito, com bons repertórios e argumentos. Acho esse tema muito importante, todos nós deveriamos escrever e estudar a respeito.Aqui estão minhas considerações em cada competência, vamos lá!
C1- 160
“o que dificulta na erradicação do problema.” o correto seria “o que dificulta a erradicação…”
erro ao escrever a palavra acerca.
“permitindo a pessoa experimentar” esse A é craseado. quem permite, permite A alguém experimentar algo. No caso, A pessoa===artigo+ preposição.
“A partir dessa ações”=== o correto é “dessas”
C2-200
Vc atendeu à tipologia do texto dissertativo- argumentativo e relacionou bem o seu repertório à tese defendida (parabéns).
C3-160
“o que dificulta na erradicação do problema” pq? o que acontece com essas pessoas? qual o pensamento dela, como elas agem para dificultar a resolução? elas deixam-se levar pela alienação?
“surge a questão do baixo número de investidores, que intensifica o problema” Qual a vantegem de ser um investidor? A popança é o investimento do mercado financeiro com menor lucratitividade! Investir em outras areas é melhor? Quais áreas? O retorno será imediato ou irá levar tempo? O brasileiro está dispoto a ser paciente e ver resultado ou ele opta por formas mágicas de ganhar dinheiro fácil?
Tente relacionar e explicar o máximo que puder os seus argumento com a tese defendida, não é legal deixar a interpretação por parte do corretor.
C4- 160
Introduza mais elementos coesivos entre os períodos do seu paragráfo.
É necessário haver pelo menos um conectivo dentro de todos os paragráfos para se obter nota máxima nessa competência.
C5- 120
Vc apresentou o agente, a ação e a finalidade da sua proposta. Queria resaltar que vc sugere várias ações, mas não completa a proposta, deixando de citar o MEIO como a disciplina de educação financeira será abordada nas escolas, e como será ministrado o curso gratuito ou o que será tratado nele e, também não detalhou nenhum elemento da proposta.
Continue praticando, vc escreve muito bem!!
Beijos e boa sorte!!!
Isadora73827
Olá Gabriel! Então, achei uma ótima redação! Aqui vão minhas sugestões e a nota que eu lhe daria em casa competência (mas não sou nenhuma corretora oficial, ok?).
INTRODUÇÃO
*A sua segunda frase, que é a ligação da sua contextualização (que aliás gostei) com o tema e sua tese, não ficou exatamente clara, seria interessante escrever o título da redação ali mesmo, tintin por tintin;
*Sua tese ficou clara, boa técnica de citar os argumentos ali, mas você poderia ter citado em que as pessoas deveriam investir, na última linha, ficou um pouquinho vago, mas compreensível.
DESENVOLVIMENTO 1
*Ótimo tópico frasal;
*Ótimo repertório;
*No geral, sua argumentação ficou boa, deu pra entender sua tese, mas teve um tiquinho de superficialidade, retomar o nome do tema seria bom. Sua última frase parece ter sido uma mistura de conclusão com argumentação, por isso, mas nada astronômico.
DESENVOLVIMENTO 2
*A questão do investimento no tópico frasal ficou meio vaga, você poderia ter citado que tipos de investimentos existem;
*O seu repertório não foi muito produtivo, pois você mesclou a pesquisa com sua tese, em uma frase só, pode dar a entender que aquele não era seu posicionamento, apenas uma citação, entende? Busque escrever no mínimo 3 frases por parágrafo, e delimite bem o que é repertório com o que é você falando.
CONCLUSÃO
*Boa problematização em retomar o assunto, você pode até reescrever o tema da redação nesse momento;
*As suas propostas de intervenção são boas, mas não contém todos os tópicos necessários… Na primeira faltou o meio para aplicá-la, e na segunda eu não consegui identificar o agente e o meio…
*Boa retomada do tema no final.
COMPETÊNCIAS
Comp. 1: 200 (houve apenas o desvio na palavra “acerca”, que você escreveu “a cerca”.
Comp. 2: 160
Comp. 3: 120
Comp. 4: 200
Comp. 5: 80 (ou até 120, não tenho certeza)
Total: 760
Você tem muito potencial, gostei da sua escrita! Continue praticando!