Regente

Caminhos para lidar com as persistentes crises hídricas no Brasil

  • 1

No filme “Lorax”, retrata-se o modo pelo qual a má gestão dos recursos ambientais gera consequências negativas para o meio ambiente, pois a ambição de um empresária o leva a destruir o ecossistema do planeta. Outrossim, no Brasil contemporâneo, existe a tendência de gerir de forma inadequada os componentes hídricos, ocasionando as persistentes crises hídricas no país tupiniquim. Por isso, é essencial o levantamento de caminhos que solucionem as causas do problema, dentre as quais está a falta de educação para o consumo racional de água.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o gerenciamento indevido do solvente universal contribui para o impasse. Nesse ínterim, conforme o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar social. Por outro lado, no contexto hodierno, o Governo não cumpre esse papel, posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado da água. De maneira idêntica, nota-se que muitos agricultores utilizam técnicas de irrigação ultrapassadas, que gastam recursos hídricos em excesso, sem que haja a devida fiscalização por parte do Governo, o que facilita para a persistência da problemática.

Ademais, a ausência de uma ação educacional voltada a ensinar à população brasileira, em geral, o modo de se consumir a água racionalmente, colabora para a problemática. Nesse contexto, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirma que o âmbito educacional é o melhor caminho para se mudar o mundo. Em contraste, é notório que o Ministério da Educação não promove ações suficientes para orientar à sociedade brasileira quanto ao que deve ser feito para superar as crises hídricas. Por isso, é necessário compreender que, com o intuito de atenuar esse problema, é imprescindível que haja uma instrução quanto às consequências do uso indevido da água.

Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo, por meio do investimento de verbas públicas, a contratação de profissionais na gestão de recursos hídricos, com a finalidade de atenuar o uso inadequado da água. Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil serão evitadas, pois essas pessoas, capacitadas para o gerenciamento da água, poderão intervir para que o uso insustentável da água deixe de ocorrer, como nos mecanismos prejudiciais de irrigação.

Compartilhar

7 Correções

  1. Competência 1- 160. Houve erros no uso da vírgula, em concordância e palavras maiusculas.
    2- 200. Fez uma dissertação argumentativa de acordo com o tema e teve repertório socio- cultural.
    3-120 algumas coisas ficaram sem sentido e desconexas.
    4-160 se repetiu conectivos a alguns não foram usados corretamente.
    5- 120 A proposta de intervenção não foi o suficiente para o que foi dito no texto. E só se usou um agente e sem detalhamento e o que deveria fazer.

    • 0
  2. Inicialmente gostei bastante do seu texto, visto que você buscou fundamentar suas ideias utilizando-se de outros autores na parte do desenvolvimento. Na introdução o tema e ideia central foi muito bem explanado e desenvolvido ao longo da dissertação, e na conclusão você trouxe uma solução para a problemática apresentada, porém poderia ter comentado mais a respeito da solução.
    Em síntese seu texto está muito bom, uma atenção especial apenas aos parágrafos muito longos.

    • 0
  3. Introdução:
    No filme “Lorax”, retrata-se o modo pelo qual a má gestão dos recursos ambientais gera consequências negativas para o meio ambiente, pois a ambição de um empresária [1] o leva a destruir o ecossistema do planeta. Outrossim, no Brasil contemporâneo, existe a tendência de gerir de forma inadequada os componentes hídricos, ocasionando as persistentes crises hídricas no país tupiniquim. Por isso, é essencial o levantamento de caminhos que solucionem as causas do problema, dentre as quais está a falta de educação para o consumo racional de água. [2]

    Obs.:
    1 – É um “empresário ou empresária?” Se for uma mulher o correto é “uma”.
    2 – Cadê se outro argumento da tese? Tem que colocar o do D1 e D2.

    Desenvolvimento 01:
    Em primeiro lugar, vale ressaltar que o gerenciamento indevido do solvente universal contribui para o impasse. Nesse ínterim, conforme o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar social. Por outro lado, no contexto hodierno, o Governo [1] não cumpre esse papel, posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado [2] da água. De maneira idêntica, nota-se que muitos agricultores utilizam técnicas de irrigação ultrapassadas, que gastam recursos hídricos em excesso, sem que haja a devida fiscalização por parte do Governo, [3] o que facilita para a persistência da problemática.

    Obs.:
    1 – governo*.
    2 – apropriado*.
    3 – governo*.
    Sugestão: aconselho a fazer um encerramento do parágrafo, este é iniciado com um conectivo conclusivo, dessa forma, desse modo, dessa maneira, logo, assim, etc.

    Desenvolvimento 02:
    Ademais, a ausência de uma ação educacional voltada a ensinar à população brasileira, em geral, o modo de se consumir a água racionalmente, colabora para a problemática. Nesse contexto, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirma que o âmbito educacional é o melhor caminho para se mudar o mundo. Em contraste, é notório que o Ministério da Educação não promove ações suficientes para orientar à sociedade brasileira quanto ao que deve ser feito para superar as crises hídricas. Por isso, [1] é necessário compreender que, com o intuito de atenuar esse problema, é imprescindível que haja uma instrução quanto às consequências do uso indevido da água. [2]

    Obs.:
    1 – Repetição, tem isso na introdução.
    2 – Aconselho a não fazer esse tipo de encerramento, pois parece uma conclusão, com ação e finalidade.
    Sugestão: você precisa se aprondar no tema, fale quais são as consequências.

    Conclusão:
    Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo, por meio do investimento de verbas públicas, a contratação de profissionais na gestão de recursos hídricos, com a finalidade de atenuar o uso inadequado da água. Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil serão evitadas, pois essas pessoas, capacitadas para o gerenciamento da água, poderão intervir para que o uso insustentável da água deixe de ocorrer, como nos mecanismos prejudiciais de irrigação.

    Obs.:
    1- Esse final parece mais finalidade do que detalhamento, principalmente pelo uso do “para que”, aconselho deixar mais claro.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 200
    c5: 160
    Total: 840

    • 0
  4. No filme “Lorax”, retrata-se o modo pelo qual a má gestão dos recursos ambientais gera consequências negativas para o meio ambiente, pois a ambição de um empresária(1) o leva a destruir o ecossistema do planeta. Outrossim, no Brasil contemporâneo, existe a tendência de gerir de forma inadequada os componentes hídricos, ocasionando as persistentes crises hídricas no país tupiniquim. Por isso, é essencial o levantamento de caminhos que solucionem as causas do problema, dentre as quais está a falta de educação para o consumo racional de água.(3)
    1 – empresário
    3 – tese: causa I – gerenciamento indevido da água; causa II – ausência de educação para o consumo correto da água.
    Em primeiro lugar, vale ressaltar que o gerenciamento indevido do solvente universal contribui para o impasse. Nesse ínterim, conforme o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar social. Por outro lado, no contexto hodierno, o Governo não cumpre esse papel, posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado(4) da água. De maneira idêntica, nota-se que muitos agricultores utilizam técnicas de irrigação ultrapassadas, que gastam recursos hídricos em excesso, sem que haja a devida fiscalização por parte do Governo, o que facilita para a persistência da problemática.(7)
    4 – não precisa de ‘inapropriado’.
    7 – explicar melhor de que forma o Estado seria responsável pelo uso indevido da água, dando exemplos melhores, pois não fica claro o que seria essa ‘irrigação ultrapassada’.
    Ademais, a ausência de uma ação educacional voltada a ensinar à população brasileira, em geral, o modo de se consumir a água racionalmente, colabora para a problemática. Nesse contexto, o vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirma que o âmbito educacional(5) é o melhor caminho para se mudar o mundo. Em contraste, é notório que o Ministério da Educação não promove ações suficientes para orientar à sociedade brasileira quanto ao que deve ser feito para superar as crises hídricas(7). Por isso, é necessário compreender que, com o intuito de atenuar esse problema, é imprescindível que haja uma instrução quanto às consequências(6) do uso indevido da água.(8)
    5 – a educação é o melhor caminho para se mudar o mundo
    6 – quais as consequências do uso indevido da água?
    7 – o que deve ser feito para superar as crises hídricas?
    8 – evitar afirmações óbvias.
    Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo(agente), por meio(meio) do investimento de verbas públicas, a contratação de profissionais(ação) na gestão(9) de recursos hídricos, com a finalidade de atenuar(efeito) o uso inadequado da água. Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil(2) serão evitadas, pois essas pessoas, capacitadas para o gerenciamento da água, poderão intervir para que o uso insustentável da água deixe de ocorrer, como nos mecanismos prejudiciais de irrigação.(detalhamento)
    2 – , no Brasil,
    9 – não fica claro o que seria essa ‘gestão de recursos hídricos’.

    • 0
  5. Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa-nota 200
    Você tem um ótimo domínio na escrita, escreve muito bem.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação- nota160
    Ficou um pouco de sentido, você precisa pesquisar mais sobre o tema e compreender melhor sobre a mesma.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-nota 80
    Faltou a defeito do seu argumento é só se aprofundar mais.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 160
    A coesão, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência, e tem que estabelecer relações entre os períodos e as ideias que aparecem em seu texto, por meio do uso de conectivos.
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-nota 200
    Sua proposta de intervenção é muito boa, pois teve os quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?).

    • 0
  6. Olá, tudo bem ?

    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa-nota 200
    Você tem um ótimo domínio na escrita, escreve muito bem.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação- nota160
    Ficou um pouco de sentido, você precisa pesquisar mais sobre o tema e compreender melhor sobre a mesma.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-nota 80
    Faltou a defeito do seu argumento é só se aprofundar mais.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 160
    A coesão, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência, e tem que estabelecer relações entre os períodos e as ideias que aparecem em seu texto, por meio do uso de conectivos.
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-nota 200
    Sua proposta de intervenção é muito boa, pois teve os quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?).

    • 0
  7. 1º parágrafo
    “pois a ambição de um empresária o leva a destruir o ecossistema do planeta.”
    “pois a ambição de um empresário o leva a destruir o ecossistema do planeta.”

    2º parágrafo
    “posto que não gerencia adequadamente o uso inapropriado da água.”
    falar que não gerencia adequadamente o uso inapropriado, acho q não ficou legal.
    acho melhor usar um
    “posto que não gerencia adequadamente o consumo da água.”

    4º parágrafo
    “Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil serão evitadas”
    “Assim, grande parte das crises hídricas, no Brasil, serão evitadas”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.