Mestre

Caminhos para Garantir o Letramento Digital dos Idosos no Brasil

  • 0

O Estatuto do Idoso garante, em seu artigo 21°, a integração digital como um direito inerente a todos os idosos no Brasil. No entanto, tal premissa não se faz presente no contexto brasileiro vigente, uma vez que a terceira não possui o contato necessário com a tecnologia, o que resulta no sentimento de exclusão. Logo, faz se necessário medidas a fim de amenizar esse impasse, cujo as principais causas são a falta de empatia da população e a escassez de informações sobre o uso seguro da Internet.
Sob essa perspectiva, é vultoso salientar que a empatia e a ajuda da família são meios de suma importância para a garantia do letramento digital para esse público. Ademais, de acordo com George Orwell, escritor inglês, o homem é tão bom quanto o seu desenvolvimento tecnológico permita que ele seja. Diante disso, é necessário que os membros próximos e familiares sejam mais participativos na promoção da inclusão eletrônica, visto que são os indivíduos de confiança que possuem mais contato com os idosos. Nesse contexto, é necessário empatia, dado que, muitas vezes, os parentes não prestam a devida atenção a esse tópico em decorrência dos diversos compromissos cotidianos, excluindo, assim, a participação dos mais velhos em ferramentas que se tornaram essenciais.
Outrossim, o receio dos idosos em relação ao uso seguro da internet é um dos fatores que prejudicam a promoção da alfabetização digital. Nessa óptica, segundo pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT), notícias falsas se espalham na mídia 70% mais rápido que as verdadeiras. Sob esse viés, os idosos, após ter contato com diversos posicionamentos sensacionalistas que colocam a Internet como um mecanismo sem leis, no qual os dados e as informações pessoais podem ser roubadas, desenvolvem um exacerbado medo de utilizar os meios digitais. Destarte, é necessária a conscientização sobre o uso seguro da tecnologia que, se utilizada adequadamente, promove a aproximação da terceira idade com a sociedade.
Portanto, é mister a criação de medidas que resolvam o impasse. Para tanto, cabe ao Governo, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações, a promoção de palestras em espaços públicos, com o objetivo de incentivar e capacitar os jovens quanto ao letramento de idosos no meio digital. Somado a isso, esses eventos devem contar com a participação de profissionais da área da tecnologia para desmistificar o uso seguro da Internet, sendo essa premissa repassada posteriormente para os mais velhos através dos familiares. Tais ações serão realizadas para que o Estatuto do Idoso seja plenamente respeitado no futuro.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução muito boa.

    D1 tem uma repetição do termo “empatia” que causa cansaço. Duas vezes nele, uma no fim da introdução. Procure substituir por outro termo. Creio que excetuando isto, seu D1 está bom! D2 ótimo.
    Proposta de intervenção bem completa, com todas as 5 características necessárias.

    C1: 180 – Alguns erros gramaticais e de digitação (suponho).
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180 – Algumas frases poderiam ser menores, porém conectadas através de palavras de ligação ou mesmo reestruturadas.
    C5: 200

    Num geral, ótimo texto, parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.