CAMINHOS PARA GARANTIR O ACESSO AO LIVRO NO BRASIL

  • 0

 

Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos tem práticas egoístas e superficiais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil.

 

 

Nota-se que a leitura não obrigatória ainda é algo distante na sociedade, visto que existem poucos incentivos para essa prática na família, Governo e até mesmo em escolas, quando a leitura não é vista como algo satisfatório. Atualmente há uma ausência de medidas governamentais para realizar atividade tão essenciais, que contradiz a Constituição Federal de 1988, que prevê em seu artigo 6º o direito à educação a todo cidadão brasileiro.

 

Consequentemente a população subestima a importância da leitura no cotidiano, uma vez que a ausência da mesma prejudica a vivência social, intelectual e profissional dos indivíduos e assim o número de alfabetos funcionais só aumentam. Outro fator é a dificuldade do acesso da leitura para pessoas desfavorecidas dado que, a maioria dos livros não disponibilizados pela escola não são gratuitos. Assim sendo, percebe-se a gravidade dessa problemática tornando inaceitável que esse panorama continue a perdurar.

 

 

Tendo em vista os aspectos mencionados, é indubitável que o governo implemente bibliotecas públicas através do Ministério da Educação em municípios desprovidos de medidas educacionais extras, a fim de promover a diminuição de alfabetos funcionais e a disseminação da leitura no país. Assim, os desafios atrelados ao acesso a livros no Brasil serão amenizados e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    INTRODUÇÃO: Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos tem práticas egoístas e superficiais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil.
    Sua introdução não apresenta sua tese ou causas para a problemática, devemos sempre apresentar uma frase que falem que o Brasil apresenta esse problema e das causas logo na introdução:
    Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Análogo a isso, o Brasil apresenta um comportamento egocêntrico em relação ao consumo literário, visto que poucos possuem acesso. Diante dessa perspectiva, é importante ressaltar a falta de incentivo familiar (seu argumento 1) e a desigualdade social (seu argumento 2) como fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil.

    Em relação aos dois parágrafos de argumentos, sinto muito a falta de repertório sociocultural que validem seus argumentos e de fechamentos de parágrafos.

    Conclusão: Tendo em vista os aspectos mencionados (NÃO RECOMENDO ESCREVER QUE VOCÊ JÁ CITOU AO INVÉS DISSO USE FRASES COMO: Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados escassez de acesso ao livro no país – , é indubitável que o governo implemente bibliotecas públicas através do Ministério da Educação em municípios desprovidos de medidas educacionais extras, de modo a promover a diminuição de alfabetos funcionais e a disseminação da leitura no país. Assim, os desafios atrelados ao acesso a livros no Brasil serão amenizados e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.

    • 1
  2. teoria sobre a vida líquida, os seres humanos tem práticas egoístas e superficiais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil.
    Sua introdução não apresenta sua tese ou causas para a problemática, devemos sempre apresentar uma frase que falem que o Brasil apresenta esse problema e das causas logo na introdução:
    Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Análogo a isso, o Brasil apresenta um comportamento egocêntrico em relação ao consumo literário, visto que poucos possuem acesso. Diante dessa perspectiva, é importante ressaltar a falta de incentivo familiar (seu argumento 1) e a desigualdade social (seu argumento 2) como fatores que favorecem esse quadro no que diz

    • 0
  3. poderia começar por um dado estatístico, ou fato histórico.
    tmb achei sua intro muito curta e sem sustentação pra sua tese
    No caso vc deveria dizer que pode facilitar, apenas isso.
    segundo parágrafo ficou bom, mas recomendo vc pesquisar sobre “tópico frasal” irá ajudar.
    desenvolvimento ok.
    tem muito a melhorar ainda! não se acomode!

    competência 1; 160
    competência 2: 200
    competência 3: 180
    competência 4: 140
    competência 5: 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.