Caminhos para enfrentar a violência sexual contra crianças no Brasil.

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Segundo Nelson Mandela, “Devemos promover a coragem onde há medo, promover acordo onde há conflito e inspirar esperança onde há desespero”.  Esta linha de raciocínio não pode ser comparada a realidade do cenário brasileiro, em vista que a sociedade age de maneira negligente perante a violência sexual a criança e ao adolescente. Os fatores que contribuem para o aumento desta problemática, é a falta de educação sexual nas escolas e o isolamento social.

Deve-se pontuar de início, a falta de educação sexual nas escolas de tal modo que os vulneráveis são os mais afetados. Em uma pesquisa, realizada pelo Ministério da Saúde, constatou que os casos mais comuns de violência sexual acontece geralmente com crianças 1 a 5 anos. Este panorama é mais frequente por causa, da falta de educação sexual tanto na escola como em casa. Porquanto a maior parte dos abusos são praticados por parentes das vítimas, o que acaba colaborando para que a vítima seja induzida a tal ato, pois ela não irá ter consciência de que aquela ação feita por um familiar é errado. A psicóloga Mary Neide diz que, “A educação sexual não se restringe aí ensino da biologia e da fisiologia da sexualidade, ela ensina a pensar sobre todas as questões que envolvem o corpo e o relacionamento com as pessoas”. Com esta linha de raciocínio, faz-se necessária, a reformulação desta postura estatal.

Em segundo lugar, pode-se citar o isolamento social, que intensificou o aumento de casos de estupro. Segundo dados de pesquisas realizadas pelo Estatuto da criança e do adolescente, os abusos contra a criança, cresceram até 12 vezes mais no período de pandemia do vírus da Covid- 19. Uma vez que, o agressor passa maior tempo em casa, com que faz que seja mais difícil de a vítima pedir ajuda. A violência sexual na infância pode gerar problemas futuros como, depressão, ansiedade e distanciamento interpessoal. Destarte, tudo isso retarda a resolução deste empecilho já que a pandemia contribui para a perpetuação desse cenário.

Em vista disso, percebe-se como é difícil enfrentar casos de estupro contra crianças, no qual futuramente pode se aprofundar no distanciamento interpessoal. Para combater esses empecilhos, o governo federal deve atuar por meio do Ministério da educação que, a partir das escolas, produza palestras e debates sobre a educação sexual, com a finalidade de que ocorra diminuição nos casos de estupro as menores de idade. Ademais, o Estatuto da criança e do adolescente, a partir do Conselho Tutelar, deve providenciar visitas de psicólogos e especialistas nas casas localizadas em áreas de vulnerabilidade social, com o intuito de analisar o comportamento das crianças e detectar casos daquelas que sofrem abuso sexual e consequentemente a diminuição de crimes como o estupro na própria casa. A partir disso, o pensamento de Nelson Mandela não mais representará o comportamento negligenciado da sociedade diante da violência sexual.

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7 Correções

  1. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
    coesivos. 200.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160
    Total: 880
    Adorei a redação!

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  2. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
    coesivos. 200.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160
    Total: 880

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  3. Olá, tudo bem?

    C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
    coesivos. 200.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160
    Total: 880

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  4. 1° parágrafo:

    – gostei bastante da sua introdução e como conseguiu deixar suas redes explícitas

    -2° parágrafo:

    “Em uma pesquisa, realizada pelo Ministério da Saúde, constatou (CONSTATOU-SE)que os casos mais comuns de violência sexual acontece (ACONTECEM) geralmente com crianças 1 a 5 anos. ”

    -3° parágrafo:

    “Estatuto da criança e do adolescente, os abusos contra a crianças, crescem até 12 vezes mais no período de pandemia” (QUE PANDEMIA? EXPLIQUE O FATO HISTÓRICO COMO SE O CORRETOR NÃO SOUBESSE)

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  5. oiii , primeiramente queria dizer que sua redaçao ficou muito boa , voce colocou tese em cada paragrafos e os quais tinham inicio meio e fim . Seu projeto de intervençao tbm foi muito bom e bem estruturado .
    Porem percebi que vc repete muitas palavras no mesmo paragrafo e isso na leitura pode se tornar bem repetitivo e chato , entao para evitar isso, uma dica : use palavras semelhantes , palavras que possuem o mesmo sentido entendeu ?

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  6. Oii, tudo bom?
    Sua redação apresentou repetição de palavras, e no último parágrafo (a conclusão) acabou sendo vaga. Na frase “que os casos mais comuns de violência sexual acontece“, deveria ser ACONTECEM, cuidado com a concordância, tanto nominal quanto verbal. E na frase “crescem até 12 vezes mais no período de pandemia.“, atualmente o leitor sabe que trata-se da pandemia do coronavírus, mas daqui a um tempo não terá sentido, por isso coloque de qual pandemia está falando. Consegui entender a ideia central, e em geral está de parabéns, continue treinando.

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  7. olá, tudo bem! vou corrigir sua redação hoje :)

    -1° parágrafo:

    – gostei bastante da sua introdução e como conseguiu deixar suas redes explícitas

    -2° parágrafo:

    “Em uma pesquisa, realizada pelo Ministério da Saúde, constatou (CONSTATOU-SE)que os casos mais comuns de violência sexual acontece (ACONTECEM) geralmente com crianças 1 a 5 anos. ”

    -3° parágrafo:

    “Estatuto da criança e do adolescente, os abusos contra a crianças, crescem até 12 vezes mais no período de pandemia” (QUE PANDEMIA? EXPLIQUE O FATO HISTÓRICO COMO SE O CORRETOR NÃO SOUBESSE)

    – cuidado com a repetição da palavra “crianças”

    -4° parágrafo:

    – repetição de “criança” várias vezes
    – faltou o detalhamento da proposta de intervenção

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