Segundo o filósofo Sócrates, “a arte funciona como um mecanismo para educar e nutrir o ser humano, funcionando também, como um meio pedagógico.”
Primeiramente, pode-se analisar que o capitalismo, conceitua as demonstrações culturais não somente como uma forma de enriquecimento humano, mas também, materialização da “cultura”. A influência da Indústria Cultural torna-se visível àqueles que buscam analisar ações e comportamentos padronizados, fugindo assim do senso comum; Pode-se analisar a influência das novelas brasileiras na Angola, a qual desconstrói a matriz cultural primária e molda os costumes de tal modo que, aos poucos só restam fragmentos de: costumes, crenças religiosas e até mesmo vocabulário.
Por outro lado observa-se o poder emanado da Cultura, como houvera de ser dita pelo filósofo Schopenhauer, “a arte é uma forma de superação das dores, do sofrimento humano” – um exemplo de extremo simbolismo e valor, são as práticas artísticas presentes nas comunidades, que permite desconstruir a imagem de criminalidade e descaso presente em tal contexto, fazendo com que os jovens tenham a oportunidade de crescer tanto culturalmente quanto socialmente-.
Em virtude dos aspectos abordados, conclui-se que o Estado necessita elaborar meios educacionais e culturais que contribuam significativamente para a democratização da arte em todos os meios sociais, por meio de projetos que validem os conceitos de “arte” e “acesso”, unido com o Ministério da Educação e Cultura, a fim de amenizar os impactos socioculturais ocasionados pela elite. Após tal medida de incentivo democrático, será notório o progresso de uma nação.
Joice dos SantosIniciante
O acesso à arte no Brasil
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mleticiatrrs
Olá, eu sou apenas estudante de EM e não estou aqui para te dizer o que pode ou não estar certo na tua redação, mas posso tentar te ajudar em algumas coisas através do meu conhecimento, ok?
Competência 1: apesar de um bom vocabulário, muitos erros de pontuação ocorreram ao longo do teu texto. NOTA: 120
Competência 2: o seu repertório possui boas citações, dá a sensação de ter sido criado a partir de boas ideias mas na prática essas ideias, a base dele acaba sendo um tanto confusa. NOTA: 80
Competência 3: juntamente com minha opinião da competência 2, nesse tópico a sua seleção e organização de ideias precisa de melhorias. NOTA: 40
Competência 4: seu uso de conectivos é bom, seu vocabulário é articulado. NOTA: 200
Competência 5: se no desenvolvimento do texto, sua organização e exposição de ideias tivesse sido mais coerente, talvez a proposta de intervenção tivesse ficado melhor. NOTA: 120
NOTA FINAL: 560
apaixao
Oii Joice, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei, entre parênteses e com um número dentro, o erro, na qual após o texto existe uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!!
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Segundo o filósofo Sócrates, “a arte funciona como um mecanismo para educar e nutrir o ser humano, funcionando também, como um meio pedagógico.” (1)
(3) Primeiramente, pode-se analisar que o capitalismo, (2) conceitua as demonstrações culturais não somente como uma forma de enriquecimento humano, mas também, materialização da “cultura”. A influência da Indústria Cultural torna-se visível àqueles que buscam analisar ações e comportamentos padronizados, fugindo assim do senso comum; (4) Pode-se analisar a influência das novelas brasileiras na Angola, a qual desconstrói a matriz cultural primária e molda os costumes de tal modo que, aos poucos só restam fragmentos de: costumes, crenças religiosas e até mesmo vocabulário. (5)
Por outro lado (6) observa-se o poder emanado da Cultura, como houvera de ser dita pelo filósofo Schopenhauer, “a arte é uma forma de superação das dores, do sofrimento humano” – um exemplo de extremo simbolismo e valor, são as práticas artísticas presentes nas comunidades, que permite desconstruir a imagem de criminalidade e descaso presente em tal contexto, fazendo com que os jovens tenham a oportunidade de crescer tanto culturalmente quanto socialmente- (7). (8) (9)
Em virtude dos aspectos abordados, conclui-se que o Estado necessita elaborar meios educacionais e culturais que contribuam significativamente para a democratização da arte em todos os meios sociais, por meio de projetos que validem os conceitos de “arte” e “acesso”, unido com o Ministério da Educação e Cultura, a fim de amenizar os impactos socioculturais ocasionados pela elite. Após tal medida de incentivo democrático, será notório o progresso de uma nação.
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1 – Eu fiquei meio confuso se o seu parágrafo de intrudução é composto por somente essas duas linhas, mas acredito que sim. Primeiro que duas linhas é muito pouco para um parágrafo no ENEM. Além disso, esse parágrafo conta somente com o repertório, ou seja, você não apresentou nem o tema e nem a sua tese, o que faz você perder pontos na competência 2, e o repertório sem um uso produtivo (isto é, sem fazer uma boa relação com os seus argumentos), em questão de pontuação, vale o mesmo ponto se você não tivesse colocado.
2 – Remova a vírgula (C1)
3 – Se você estiver se preparando para o enem, evite colocar esse tipo de conectivo, ao invés disso, coloque conectivo como “diante disso”
4 – Uma sugestão: retire o ponto e vírgula e coloque somente um ponto
5 – Apesar de o repertório ser bom e relevante, ele não é bastante conhecido, e além disso, você simplesmente fala sobre um fato (que não tem credibilidade e/ou reconhecimento amplo) sem citar a fonte desse dado. (C2)
6 – adicione uma vírgula (C1)
7 – remova o hifen (C1)
8 – O repertório não tem relação com a argumentação, sendo considerado seu uso improdutivo (C2 e C3)
9 – Seus três primeiros parágrafos tangenciam o tema do texto, visto que você não focou em falar da falta de acesso democrático à arte
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– Competência 1: 160
– Competência 2: 40
– Competência 3: 40
– Competência 4: 200
– Competência 5: 40
— nota final: 480 —